Buscar

Didática - AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0304_AV2_ » DIDÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	 1a Questão (Cód.: 59293)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Fundamentado na perspectiva liberal tradicional, conceitue didática.
		
	
Resposta: didatica seria uma forma de reprodução do conteudo passado pelo professor de forma que o aluno menorize aquele conteudo sem questionar, o professor esta no centro do ensino ele detem o saber, o aluno e ser passivo e alienado.
	
Gabarito: É um conjunto de técnicas, de procedimentos de ensino específicos para orientar os alunos na aprendizagem das matérias programadas, do saber, da cultura erudita elaborada por gerações anteriores, tendo em vista os objetivos educacionais previamente determinados; é um processo de transmissão e assimilação do conteúdo; um conjunto de normas que orientam a atuação do professor no sentido de que o aluno adquira conhecimentos e habilidades intelectuais através da recepção da informação.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 68695)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Pedagogia Crítica surge nos fins da década de 1950, em contraposição à escola que reproduz o sistema e as desigualdades sociais. Propõe uma educação como instrumento de libertação do homem e transformação da realidade/sociedade. A partir do enunciado, qual o papel do professor nesta perspectiva educacional?
		
	
Resposta: O papel do professor e forma um aluno critico que não reproduza o saber passado pelo professor mais que junto aluno e professor contrua novos saberes,para que esse aluna possa desenvolver dentro da sociedade suas funções de forma critica e não alienada,para que ele seja um sujeto autonomo e construa sua propria historia.
	
Gabarito: Instigar o pensamento crítico, formar para cidadania crítica, constatar fenômenos e intervir, inquietar seus educandos diante dos fatos e do mundo, despertando neles o desejo de intervenção social, exercitar a práxis, ser um pesquisador assíduo, romper com o status quo e propor uma nova ordem social, lançar mão de sua condição de sujeito autônomo.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 30869)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O método traz dentro de si a ideia de uma direção com a finalidade de alcançar um propósito, não se tratando, porém, de uma direção qualquer, mas, daquela que leva de forma mais segura à consecução de um propósito estabelecido. Esse pensamento está de acordo com uma prática:
		
	
	alienante.
	 
	reflexiva.
	
	acrítica.
	
	intuitiva.
	
	empírica.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 30781)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os temas pluralidade cultural e ética devem ser abordados transversalmente em todo o currículo escolar. Abaixo, assinale a opção que mostra um professor comprometido com a ética e com o respeito aos diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro e mundial.
		
	
	defende que a desigualdade no acesso aos meios para organizar a própria vida faz parte da pluralidade cultural e deve ser preservada.
	
	proíbe debates temáticos sobre preconceito, racismo, imigração e as diversas religiões, por exemplo, para suas aulas.
	 
	conscientiza de que pluralidade cultural é o acúmulo de experiências humanas e é patrimônio de todos nós, pois enriquece nossa vida ao nos ensinar diferentes maneiras de existir socialmente e de criar o futuro.
	
	evita tratar de questões como manifestações artísticas e religiosas, mitologias e valores morais, para evitar debates desnecessários sobre assuntos polêmicos.
	
	explica que as diferenças regionais devem ser extintas a fim de se preservar a identidade nacional brasileira.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 30780)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo os PCNs, "a interdisciplinaridade tem uma função instrumental. Trata-se de recorrer a um saber útil e utilizável para responder às questões e aos problemas sociais contemporâneos" (BRASIL, 2002, p. 34-36, grifo nosso). Acerca deste conceito, o PCN estabelece ainda que a interdisciplinaridade, na perspectiva escolar:
		
	
	tem a pretensão de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para desenvolver uma aula mais tradicional.
	
	Nenhuma das alternativas mencionadas
	
	não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes, mas de resolver um problema concreto ou compreender um fenômeno sob o olhar de um único ponto de vista.
	
	não tem a pretensão de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas, mas pretende criar um novo modelo de ensino a partir de novas disciplinas.
	 
	não tem a pretensão de criar novas disciplinas, mas de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um fenômeno sob diferentes pontos de vista.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 54573)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	(TJPE, 2009). Em seu livro Educação e Mudança, FREIRE (1979) afirma que "O homem pode refletir sobre si mesmo e colocar-se num determinado momento, numa certa realidade: é um ser na busca constante de ser mais e, como pode fazer esta autorreflexão, pode descobrir-se como um ser inacabado, que está em constante busca". Neste sentido, FREIRE (op. cit.) afirma que esta é a raiz da educação. Em relação à prática pedagógica, segundo Freire NÃO se poderá afirmar que ensinar exige:
		
	 
	Domínio de conteúdo e transferência de saber.
	
	Risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.
	
	Aprendizagem constante.
	 
	O reconhecimento e a assunção da identidade cultural.
	
	Reflexão crítica sobre a prática.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 30868)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A questão primordial que, hoje, se coloca para a metodologia do ensino é a da superação do apriorismo e do dogmatismo metódico reinante na prática pedagógica ______________________ .
		
	
	dialógica.
	 
	tradicional liberal.
	
	dialética.
	
	progressista.
	
	sociointeracionista.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 39672)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando se buscam princípios que sustentem um caminho concreto da didática, a metodologia do ensino, por paradoxal que possa parecer, necessita evitar o uso de métodos que façam da ação didática uma rotina pedagógica. Para tanto, é imprescindível que a ação didática seja:
 I - guiada pela perspectiva histórica;
II - guiada pela dialética dos fatos e fenômenos socioeducativos;
III - rotineira e centrada nos conteúdos propostos pelo currículo escolar;
IV - guiada pela assimilação crítica da ciência.
Está correta a opção:
		
	
	I, III e IV
	
	I, II e III
	
	I, II, III e IV
	 
	I, II e IV
	
	II, III e IV
	
	
	 9a Questão (Cód.: 39697)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	São etapas imprescindíveis na elaboração do conjunto de planos de uma instituição que servirão à organização e à consolidação de um processo de planejamento. Entre as etapas de um plano de ensino destacam-se
		
	 
	Objetivos, conteúdos e avaliação
	
	Conteúdos, cronograma e atitudes
	 
	Objetivos, instrumentos e atitudes
	
	Programação, objetivos e avaliação
	
	Avaliação, estratégias e atitudes
	
	
	 10a Questão (Cód.: 48057)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Compreendemos por currículo oculto:
		
	
	Os conhecimentos trabalhados a partir de temas geradores propostos intencionalmente pelo professor ao envolver os saberes e interesses dos alunos
	
	Os saberes vivenciados e as atividades experimentadas pela classe a partir do planejamento do professor
	
	O conteúdo contido no livro didático e enciclopédias, onde são criadas as verdades da ciência
	
	O conjunto de saberes organizados em torno dos conteúdos acadêmicos que transgridem a hierarquia de saberes estabelecida pela universidade
	 
	As experiências vivenciadas na escola que, embora não guardassem nenhuma intenção educativa, acabaram por provocar algum tipo de aprendizagem

Outros materiais