Buscar

Resumo da matéria - Adm_BD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo da matéria: Administração de Banco de Dados
Definição de Banco de Dados: é um conjunto de dados relacionados; representa um aspecto de mundo real; fatos conhecidos que podem ser registrados e possuem significado implícito; coleção logicamente coerente de dados com algum significado inerente; construído para uma finalidade específica.
Aplicações
Big data: junção de dados estruturados e não estruturados.
Sistemas de Data Warehouse e de Data Mining: extrai e analisar informações comerciais úteis de bancos de dados muito grandes; ajuda na tomada de decisões.
A função do Administrador de Dados é muitas das vezes confundida com o Administrador de Base de Dados em que o foco das duas está ligado nos dados e nas informações das organizações, no qual como veremos suas funções são bem diferentes uma da outra.
Função do Administrador de Base de Dados
Está ligada na instalação, manutenção e utilização dos SGBD’s. Em que sua responsabilidade está no desenvolver soluções de implantação, acesso e segurança física para os dados.
Função de Administração Dados
Tem como missão manter atualizado os modelos de dados corporativos. Cabe ainda ao administrador, garantir a qualidade da informação, bem como ele participa de reuniões de negócios justamente porque interfere na produção e utilização da informação. Seu principal objetivo é a estratégia de negócios.
Resumindo: administração de base de dados é um suporte da administração de dados, que é orientada para os aspectos técnicos e físicos da gestão de dados, enquanto a administração de dados atua como suporte à área de negócio focando seus objetivos nos aspectos lógicos da gestão de dados.
Data Warehouse (armazém de dados)
É um deposito de dados orientado por assunto, integrado, não volátil, variável com o tempo, para apoiar as decisões gerenciais. A Data Warehouse usa dados de toda a corporação, os chamados datas marts têm objetivo idêntico, mas em geral tratam apenas um assunto ou processo de negócio.
Orientados por Assunto
Refere-se aos sistemas transacionais organizados em uma determinada aplicação de uma empresa. A orientação por assunto é uma característica importante, pois toda a modelagem do DW é orientada a partir dos principais assuntos da empresa.
Integrado
Essa é a característica mais importante do DW, pois trata da integração, que é feita do
ambiente operacional para as aplicações do DW. A integração é realizada visando padronizar os dados dos diversos sistemas em uma única representação, para serem transferidos para a base de dados única do DW.
Não Volátil
Nos sistemas transacionais os dados sofrem diversas alterações como, por exemplo, a inclusão, alteração e exclusão de dados. No ambiente do Data Warehouse os dados, antes de serem carregados, são filtrados e limpos “gerando informação”. Após esta etapa esses dados sofrem somente operações de consulta e exclusão, sem que possam ser alterados, e esta característica representa a não volatilidade.
Variável com o Tempo
A variação em relação ao tempo consiste na manutenção de um histórico de dados em relação ao período de tempo maior que dos sistemas comuns, isto significa que as técnicas de mineração de dados não são aplicadas em tempo real, de forma a não comprometer o desempenho dos bancos transacionais OLTP. Ao analisarmos um dado de um DW, o mesmo sempre estará relacionado a um período determinado de tempo, pois terá uma chave de tempo que irá indicar o dia no qual esses dados foram extraídos.
Business Intelligence
BI (Business Intelligence) é a utilização de variadas fontes de informação para definir estratégias de competitividade nos negócios da empresa.
O conceito de BI está relacionado ao apoio e subsídio aos processos de tomada de decisão baseados em dados trabalhados especificamente para a busca de vantagens competitivas. Os dados presentes nos tradicionais sistemas legados, normalmente implementados nos ERP (Enterprise Resource Planning) constituem a base dos processos de negócios das empresas. Estes dados estão formatados e estruturados da forma transacional, o que dificulta o seu tratamento informacional.
Assim, o conceito de BI deve ser entendido como o processo de desenvolvimento que objetiva a implementação de estruturas especiais de armazenamento de informações como Warehouse (DW), Data Marts (DM) e ODS (Operational Data Store), com o objetivo de montar uma base de recursos informacionais capaz de sustentar a camada de inteligência da empresa e possível de ser aplicada aos negócios, como elementos diferenciais e competitivos.
Indexação
Índices: é uma referência associada a uma chave, que é utilizada para fins de otimização, permitindo uma localização mais rápida de um registro quando efetuada uma consulta.
Um índice é uma estrutura (ou arquivo) auxiliar associado a uma tabela (ou coleção de dados). Sua função é acelerar o tempo de acesso às linhas de uma tabela, criando ponteiros para os dados armazenados em colunas específicas.
Uso de índices no Banco de Dados
O tipo mais comum de índice é uma lista ordenada dos valores de uma coluna de uma tabela, contendo ponteiros para as linhas associadas a cada valor. Um índice permite que o conjunto das linhas de uma tabela que satisfazem determinado critério seja localizado rapidamente.
Quanto maior a tabela, maior será o custo. Se a tabela possui um índice para as colunas em questão, o MySQL pode rapidamente obter uma posição para procurar no meio do arquivo de dados sem ter que varrer todos os registros.
As chaves-primárias podem ser entendidas como índices, permitindo buscas rápidas e eficientes baseadas num valor que nunca se repete. Caso desejado pode-se expandir esse conceito para colunas que não sejam chaves, aumentando o desempenho de buscas usando também aquela coluna.
Deve-se pesar muito bem o uso ou não de índices, pois quando uma tabela possui muitos índices e ao mesmo tempo ela sofre muitas modificações (alterações, remoções, inserções) todos os vários índices também devem ser atualizados para o novo estado. Para tabelas com uma quantidade muito grande de registros, isso fica ainda mais crítico.
*Os índices são utilizados para encontrar registros.
Pode ser utilizado o seguinte comando para criar um índice na coluna id: 
índice na coluna id: CREATE INDEX idx_teste1_id ON teste1 (id);
Para remover um índice é utilizado o comando DROP INDEX. Os índices podem ser adicionados ou removidos das tabelas a qualquer instante.
Quando um índice é criado, o sistema precisa mantê-lo sincronizado com a tabela. Isto adiciona um trabalho extra para as operações de manipulação de dados. Portanto, os índices não essenciais ou não utilizados devem ser removidos. Deve ser observado que uma consulta ou um comando de manipulação de dados pode utilizar, no máximo, um índice por tabela.
Principais tipos de índices 
Índices compostos x Índices simples
Índices Compostos: fazem referência a mais de uma coluna.
Índices Simples: fazem referência a uma única coluna.
Índices internos x Índices externos
Índices internos: a chave está contida dentro da tabela.
Índices externos: quando existe uma tabela de chaves separada que
associa ponteiros a registros de uma tabela.
Índices primários x Chaves primárias
Índice Primário: associado a uma chave primária (Primary Key) de um
arquivo.
Chave Primária: identificador único de um tabela, utilizado para distinguir
um registro de outro.

Outros materiais