Buscar

A CONTRIBUIÇÃO DE MARX, DURKHEIM E MAX WEBER À SOCIOLOGIA - Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA – UNEB
	DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
	CURSO DE FILOSOFIA 
	DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA 
	PROFESSOR: NELSON SANTANA DO AMARAL
SEMINÁRIO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DE MARX, DURKHEIM E MAX WEBER À SOCIOLOGIA
TEMA 1: A CONTRIBUIÇÃO DE MARX AO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A DESENVOLVER
Identificar os fundamentos filosóficos e sociológicos do pensamento marxista como instrumento de interpretação da realidade social. Sintetizar os conceitos chaves da doutrina marxista: dialética e materialismo; forças produtivas e relações de produção; estrutura e superestrutura; classes sociais e estrutura social; luta de classes, entre outros. Sintetizar a visão de Marx sobre a economia e a sociedade capitalista. 
NÚCLEO DE COMPREENSÃO: CONTEÚDOS TEMÁTICOS 
Introdução ao pensamento marxista. Necessidades: produção e reprodução. Dialética e materialismo histórico. Forças produtivas e relações sociais de produção. Estrutura e superestrutura. Classes sociais e estrutura social. Lutas de classes. A economia capitalista. A transitoriedade do modo de produção capitalista. Trabalho alienação e sociedade capitalista. Revolução. Comunismo. Conclusões.
ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO: ENSINO X APRENDIZAGEM
Estudo dirigido que objetiva fornecer ao aluno o tema sobre o marxismo para estudo, análise, reflexão e para construção do raciocínio científico, através do estudo um dos pensadores mais importantes na constituição do pensamento sociológico, habilitando-se para os debates no seminário acima mencionado.
TEMA2: A CONTRIBUIÇÃO DE DURKHEIM À SOCIOLOGIA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A DESENVOLVER
Identificar e explicar os conceitos básicos elaborados por Durkheim para a compreensão da Sociologia e da sociedade. Destacar a importância do método de estudo da Sociologia proposto por Durkheim. Estabelecer uma relação entre Religião e Moral, moral e vida social e destacar a importância da religião na vida moderna. Fazer conclusões sobre a obra durkheimiana como contribuição ao pensamento sociológico e ao estudo das ciências sociais, tomando por base o texto acima indicado, todavia, outros autores devem ser consultados para melhor conhecimento do tema.
NÚCLEO DE COMPREENSÃO: CONTEÚDOS TEMÁTICOS 
O objeto da Sociologia. Características dos fatos sociais. Representações coletivas, socialização e educação. O método de estudo da sociologia, segundo Durkheim. Coesão e solidariedade social. Os indicadores dos tipos de solidariedade social. A divisão do trabalho social. O crime e as formas de suicídio: o normal e o patológico. Religião, moral, moralidade e vida social.
ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO: ENSINO X APRENDIZAGEM
Estudo dirigido que objetiva fornecer ao aluno um tema para reflexão e construção do raciocínio científico através do estudo da obra de um dos pensadores mais importantes na constituição do pensamento sociológico, habilitando-se para um painel a ser exposto pela equipe e para os debates com a classe.
TEMA 3: A CONTRIBUIÇÃO DE MARX WEBER À SOCIOLOGIA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A DESENVOLVER
Identificar e explicar os conceitos fundamentais elaborados por Max Weber para a compreensão da Sociologia e da sociedade. Destacar a importância do método de estudo da Sociologia proposto por Max Weber. Identificar as relações estabelecidas por Weber sobre classes, estamentos e partidos. Analisar os fenômenos da religião, da burocracia, da racionalização e do capitalismo na ótica weberiana. Fazer considerações finais sobre obra weberiana, como conclusão do estudo.
NÚCLEO DE COMPREENSÃO: CONTEÚDOS TEMÁTICOS 
O objetividade do conhecimento. Os conceitos sociológicos fundamentais da sociologia weberiana. Classes, estamentos partidos políticos, dominação e carisma na sociologia weberiana. A Visão da religião em Weber. Burocracia, capitalismo e racionalização. 
ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO: ENSINO X APRENDIZAGEM
Estudo dirigido que objetiva fornecer ao aluno um tema para reflexão e construção do raciocínio científico através do estudo da obra de um dos pensadores mais importantes na constituição
 1ª PARTE - ESTRATÉGIAS
Formam-se equipes com seis membros, no máximo.
Cada equipe deve escolher um dos membros para redator do trabalho
Fazer uma leitura integral do tema para tomar conhecimento
Fazer uma segunda leitura, refletida, fazendo anotações, grifando frases ou expressões significativas.
Fazer uma terceira leitura, se possível, discutindo cada tópico ou parágrafo(s) e estabelecendo conclusões, as quais devem ser anotadas.
Cada equipe deverá entregar uma síntese do texto indicado, no dia do seminário, para a devida avaliação.
No dia da apresentação, a equipe fará a exposição do tema, dividindo-o entre os seus membros o tema e o tempo dado. Todos devem participar em igualdade de condições.
A ausência no seminário implicará na redução da nota do trabalho escrito à metade, uma vez que o aluno será também avaliado pela sua participação individual no painel de exposição e debates.
2º PARTE – PAINEL DE EXPOSIÇÃO E DEBATES OU SEMINÁRIO
TEMPO DE APRESENTAÇÃO: 40 a 50 minutos – DEBATES: 40 a 50 minutos. 
 3ª PARTE – AVALIAÇÃO
 O aluno será avaliado na parte escrita do trabalho e individualmente, através da participação nos debates, considerando-se nesta parte que o aluno deve demonstrar conhecimento e domínio do tema, uso de raciocínio lógico, objetividade e interpretação do tema, além do uso de linguagem técnica adequada. 
 O valor do trabalho ( parte escrita/parte oral ) é de dez pontos.
BIBLIOGRAFIA INDICADA: 
QUINTANEIRO, Tânia. DURKHEIM In: QUINTANEIRO, Tânia et al. Um toque de clássicos. Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2007.
ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. 5ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
DATAS DA APRESENTAÇÃO: MARX ( 08/05 ); DURKHEIM ( 15/05); MAX WEBER ( 22/05).

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes