Buscar

Estudo dirigido - Eleonora - Ciencias politicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ESTUDO DIRIGIDO DE CIÊNCIA POLÍTICA E DE TGE – 2014
PROFESSORA: ELEONORA FREIRE BOURDETTE FERREIRA
. A Vida Política – Paradoxos da política – Marilena Chauí
1. A política é uma atividade concernente a certas pessoas ou mais especificamente aos políticos? Justifique.
A política concerne a todos, ambos são cidadãos; governantes e governados; os governantes são os conjuntos de órgãos públicos que integram o legislativo, o executivo e o judiciário, ministério público, que podem chegar ao poder através das eleições e através de concursos público.
2. Dentre os diferentes significados da política, destaque os que melhor se adequam ao estudo da Ciência política e da teoria geral do Estado.
Através das políticas dos governados e dos governantes. Cabe a ambas as partes decidirem concordando e contrariando através dos partidos políticos, aos movimentos sociais, manifestações dos políticos, através da coletividade.
3. Qual é o significado da política mais presente no senso comum? Devemos reproduzi-lo? Por quê?
O significa do senso comum fala que todo político é duvidoso, fala que todo político é duvidoso, com pouca confiabilidade. Não devemos reproduzi-lo pois podemos contribuir para a melhorar esses governantes mais a força da população, porque temos como arma a democracia, podemos nos manifestar através de vários jeitos: nas urnas através das eleições, através de movimentos, manifestações etc.
4. Devemos sustentar a ideia de que governo e Estado são idênticos. Por quê?
Não. O governo inteora o Estado, que é constituído pelo humano -> povo; pela organização política, que é o conjunto de instituições públicas que formam as entidades do legislativo, do executivo, do judiciário e do ministério público; físico-geográfico -> território; fins coletivos e finalmente o governo que é o que temos menos estabilidade de todo nosso estado.
5. É correta a afirmação de que o Poder Judiciário e a sua função jurisdicional ou de julgar os diferentes conflitos através de normas jurídicas estão separados da atividade política? Explique.
Não, ele representa um dos 3 pilares que formam a república brasileira. Ele através dos conflitos fazem valer as normas jurídicas e para serem aplicadas por esse poder e assim fazer a política entre os cidadãos.
6. O que motivou os seres humanos a inventarem a atividade política?
Para terem um representante que pudesse lutar e defenderem nossas ideias e de toda coletividade, respeitando o direito de todos.
7. Os gregos e os romanos inventaram antes de Cristo a Pólis e a Civitas ou a Res pública, ao lado de outras instituições como a família e a tribo. O que as caracterizava? Elas correspondem a alguma instituição atual?
Pólis: comunidade organizada politicamente ou sociedade política. Ela é caracterizada por política, que as leis através da maioria (debate político), onde os titulares são todos os cidadãos, eles organizam a defesa. Erário público (arrecadação tributária). Orçamento público. 
8. Está correta a afirmação de que antes desta invenção não existiram o poder e a autoridade? Justifique.
Não, só existia poder e autoridade, que era uma minoria comandando uma maioria. 
9. Podemos afirmar que os gregos inventaram a democracia e os romanos a oligarquia. Por quê?
Sim, porque os Gregos possuíam direitos independentes de sua condição financeira e os Romanos tinham 2 tipos: os plebeus e os patrícios. Governo de uma minoria rica para os pobres.
10. que mudanças os gregos e os romanos promoveram ao inventarem o denominado poder político?
Quando identificaram o poder com a pessoa, não sendo ela detentora do poder, mas detentora do cargo que lhe concede o poder. Nesse momento houve a separação da autoridade militar do poder civil.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes