Buscar

Poluição do ar

Prévia do material em texto

Poluição do ar
A poluição do ar está diretamente relacionada com vários problemas de saúde, principalmente respiratórios e cardiovasculares.
O desenvolvimento dos grandes centros urbanos e o consumo cada vez mais exagerado dos humanos são os grandes responsáveis por tornar o mundo cada dia mais poluído. A poluição é um problema real que atinge o ar, a água e o solo, tornando-se cada vez mais acentuada graças às nossas atitudes.
A poluição do ar pode ser definida como a presença de substâncias provenientes de atividades humanas ou da própria natureza que podem colocar em risco a qualidade de vida dos seres vivos. O ar poluído pode causar sérios problemas ao homem e a outros seres, portanto, ele é impróprio e nocivo.
A poluição do ar tem se intensificado desde a primeira metade do século XX com o aumento crescente de indústrias e carros, que lançam diversos poluentes na atmosfera. Vale destacar, no entanto, que também existem fontes naturais de poluição atmosférica, tais como a poeira da terra e vulcões.
Os poluentes atmosféricos podem ser divididos em dois grandes grupos: os poluentes primários e os poluentes secundários. Os poluentes primários são aqueles emitidos diretamente por uma fonte de poluição, como um carro. Já os poluentes secundários são aqueles que sofrem reações químicas na atmosfera, ou seja, são formados a partir da interação do meio com o poluente primário.
Dentre os principais poluentes do ar, podemos citar a fumaça, partículas inaláveis, dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono. Essas substâncias podem causar sérios danos à saúde de homem. O monóxido de carbono, por exemplo, diminui a capacidade do sangue de transportar oxigênio pelo corpo, podendo causar hipóxia tecidual. Já o ozônio possui papel oxidante e citotóxico, podendo causar irritação nos olhos e diminuição da capacidade pulmonar, por exemplo. O dióxido de enxofre relaciona-se com irritações nas vias aéreas superiores, assim como o dióxido de nitrogênio. Esse último também pode provocar danos graves aos pulmões.
Além desses problemas, a poluição do ar desencadeia diversas outras consequências para nosso corpo. Ela está relacionada com a diminuição da eficácia do sistema mucociliar das nossas narinas, aumento dos sintomas da asma, infecções das vias aéreas superiores e incidência de câncer de pulmão e doenças cardiovasculares. É importante frisar que crianças e idosos são os mais vulneráveis, sendo frequentemente internados, principalmente com doenças respiratórias.
A qualidade do ar pode melhorar ou piorar de acordo com as condições do tempo de uma cidade. Quando há períodos com baixa umidade e pouco vento, é comum vermos cidades com maior concentração de poluentes. Isso se deve ao fato de que a dispersão dessas substâncias ocorre lentamente. Sendo assim, é fundamental atenção redobrada nessas épocas do ano.
Poluição do ar e a saúde humana
A poluição do ar causa problemas graves à saúde humana. Estima-se que aproximadamente sete milhões de pessoas morreram, em 2012, em decorrência da poluição.
 
Muito se fala a respeito da poluição do ar e seus riscos à saúde humana, entretanto, muitas pessoas não se dão conta do quanto o problema está se agravando. Muitas vezes, ficamos expostos a uma grande quantidade de fumaça e não percebemos que diversas doenças, tais como o câncer, estão relacionadas com essa exposição excessiva.
Segundo um estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde, no dia 25 de março de 2014, apoluição atmosférica levou quase sete milhões de pessoas a óbito em 2012. Segundo a OMS, mais da metade de todas as mortes ocorreram em decorrência da chamada poluição interior ou doméstica, que se caracteriza pelo uso de materiais como madeira e carvão para cozinhar. Esse hábito, apesar de parecer longe da realidade de muitas pessoas, ainda é bastante comum em áreas pobres.
Podemos perceber também que, em relação à poluição do ar interior, os grupos mais prejudicados são as mulheres e crianças, uma vez que elas ficam um período de tempo maior em casa e, consequentemente, apresentam um maior tempo de exposição. Sendo assim, é fundamental que todas as pessoas que fazem uso de madeira e carvão para cozinhar, por exemplo, sejam informadas a respeito dos riscos à saúde e de maneiras alternativas de se resolver o problema.
Outra parte das mortes analisadas pela OMS foi causada pela poluição exterior, que é a que vemos nas grandes cidades. Nesse caso, os maiores responsáveis são os meios de transportes, como carros e ônibus, as fábricas e usinas. A ocorrência de problemas relacionadas com esse tipo de poluição é maior em países que se encontram em desenvolvimento.
Dentre as principais causas das mortes em decorrência da poluição atmosférica, podemos destacar os acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e doenças respiratórias. Além disso, os dados publicados mostram uma íntima relação entre a poluição do ar e as mortes em consequência do câncer de pulmão.
Outros problemas podem ser desencadeados a curto prazo pela poluição do ar, entre eles, a irritação das mucosas, da garganta e bronquite. Apesar de não serem alvo do estudo, merecem destaque por causarem desconforto em pessoas submetidas à alta concentração de poluentes.
Sendo assim, é importante frisar a necessidade de programas urgentes para diminuir a poluição do ar, bem como medidas que informem a população dos perigos do uso de certos combustíveis em suas casas. A poluição do ar deve ser vista como um problema grave de saúde que necessita de ações urgentes para que os índices de poluentes sejam diminuídos.
A poluição do ar sempre existiu de forma simbólica, mas teve um crescimento significativo com o início da Revolução Industrial, que usava o carvão mineral para gerar energia para as máquinas, cujo resultado da queima era de toneladas de poluentes lançados ao ar atmosférico. Desde então, passamos a conviver diretamente com a poluição como se fosse algo comum, consequência do “progresso” tecnológico.
Causas
A poluição atualmente está presente em quase todas as grandes cidades do mundo, e algumas do Brasil, como São Paulo e Belo Horizonte, estão entre as mais poluídas do mundo. Essa poluição é resultado, principalmente, da queima de combustíveis como carvão mineral e derivados do petróleo, como a gasolina e o diesel, cuja queima lança ao ambiente um alto nível de monóxido e dióxido de carbono. Responsáveis pela geração de energia dos setores industrial, elétrico e de transporte de todo o mundo, esses dois combustíveis são praticamente indispensáveis e realmente difíceis de serem deixados de lado.
Problemas gerados
A poluição ocasiona problemas de saúde, principalmente doenças respiratórias como a bronquite, rinite e asma, que acabam fazendo com que muitos adultos e crianças tenham que fazer tratamentos médicos anualmente. Além disso, a poluição também gera danos diretos aos ecossistemas: a chuva ácida é responsável pela morte de plantas e animais, além de causar danos aos patrimônios históricos e culturais, pois corrói com o passar do tempo até mesmo prédios e monumentos.
Outro problema gerado pelo aumento da poluição, é a alteração no clima. O efeito estufa, causado pelo acúmulo de gases poluentes que formam uma camada na atmosfera impedindo a dissipação do calor, aumenta a temperatura dos ambientes, mantendo o calor concentrado em camadas baixas da atmosfera. Alguns especialistas afirmam ainda, que já está acontecendo também a elevação do nível de água em oceanos, causando o alagamento de cidades litorâneas e ilhas. Isso pode ocasionar ainda tufões e maremotos mais frequentes e intensos, além da extinção de diversas espécies de animais.
O que fazer?
Com as notícias frequentes dos impactos negativos da poluição e do “avanço” tecnológico, cientistas tem tentado encontrar medidas que possam solucionar ou amenizar esses problemas ambientais. O desenvolvimento de automóveis que emitem menores quantidades de gás carbônico, por exemplo, tem sido eficaz na redução. Milhares de carros atualmente são movidosà álcool, combustível que polui pouco. Além disso, a tecnologia tem gerado equipamentos para as indústrias, também, que são menos poluentes e menos prejudiciais ao meio ambiente.

Outros materiais