Buscar

ED - Otorrinolaringologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Quais são os limites da Supra glote, glote e sub glote?
 R = * Supra Glote: Entre as pregas ariepiglóticas e ligamentos vocais.
Glote – (Ventrículo) – Entre ligamentos vestibulares e vocais
SubGlote – abaixo das PPVV até o limite inferior da cricóide.
2 – Fale sobre as principais características dos?
- Nódulos: Lesões protuberantes bilaterais, encontradas na borda livre, na junção dos terços anteriores e média. Geralmente simétricos e variam em relação ao tamanho, formato e coloração.
- Pólipos: Massa unilateral na borda livre da PV membranosa, maior na base. É um processo inflamatório e uma das doenças benignas que mais acomete as pregas vocais. São esbranquiçadas ou hiperemiadas, discretos ou proeminentes, globosos ou alongados, com implantação séssil ou pediculada.
- Edema de Reinke: Edema inflamatório crônico uni ou bilateral, muito móvel durante a fonação, tem aparência translucida, acomete ambas as pregas vocais, mas de forma assimétrica. É mais frequente no sexo feminino e tem forte associação com o tabagismo.
- Sulco de Prega Vocal: Lesão em forma de fenda ou depressão longitudinal na prega vocal, dispõe paralelamente a sua borda livre, localiza-se na camada superficial da lâmina própria. Geralmente é bilateral e assimétrico, revestido de epitélio estratificado. Tem origem congênita x adquirida.
- Ponte Mucosa: Eixo de tecido conjuntivo frouxo, revestido por tecido epitelial estratificado.
- Cisto de Prega Vocal: Formação nodular, branco – amarelada no interior da prega vocal, fazendo ou não saliência na luz laríngea. Possui em seu interior produto de descamação epitelial, esfera de coloração amarelo-esbranquiçado, no plano submucoso.
- Microdiafragma de comissura anterior: Pequena membrana de 1 a 2mm de extensão. É localizada na comissura anterior, na borda glótica ou subglótica das pregas vocais. Une duas porções anteriores das pregas vocais, tem diminuição da proporção glótica. Geralmente não causa alterações diretas na qualidade da voz.
- Vasculodisgenesia (Ectasia Capilar): Pequenos vasos dilatados, encontrados sobre a superfície superior das pregas vocais. Em geral é acompanhada de outras lesões, sendo sinal de desarranjo na estrutura da lamina própria. Normalmente não afeta a voz, devido sua localização na face vestibular.
3 – Comente quais são as principais características do Papiloma Juvenil ( Localização, causas, diagnóstico e tratamento)
R= Papiloma juvenil ou papilomastose laríngea é o tumor benigno da laringe, mais comum em crianças. É uma doença de origem viral, causado pelo papilomavírus humano (HPV). Pode ser encontrada em todo aparelho aerodigestivo. Histologicamente, a papilomastose laríngea apresenta-se como massas pendiculadas com projeções de epitélio não-queratinizado erstratificado, apoiadas em um astroma de tecido conectivo altamente vascularizado. A principal forma de tratamento é cirúrgico, onde visa a remoção das lesões com a máxima proteção da via aérea.
4 – Quais são as principais causas do Estridor na infância?
R= A principal causa em crianças está relacionado a problemas na estrutura anatômica das vias aéreas, isto porque as vias aéreas superiores das crianças são mais curtas e estreitas, portanto mais suscetíveis a problemas de obstrução. 
Laringomalácia , Estenose Subglótica, Hemangione Subglotico e anéis vasculares.
5 – O que é estridor? E quais as características do estridor na glote, supra glote e sub glote?
R= Estridor é um som agudo, chiado, que ocorre geralmente quando a pessoa inspira. Ocorre devido a uma obstrução parcial da faringe, laringe ou traquia.
# Glote – voz rouca, estridor inspiratório que pode ser tornar bifásico em casos graves. Geralmente não a tosse e a alimentação é normal.
# Supra Glote – estridor inspiratório, com voz abafada e problemas relacionados a deglutição, geralmente não causam tosse nem triagem.
# Sub Glote – voz rouca com Loudness (intensidade) diminuído, choro débil e estridor bifásico, se a obstrução for completa nenhum som é audível durante o exame, a deglutição geralmente e normal.
6 – Cite as principais causas da disfonia na infância.
R= Congênitas, Funcional, Fonotraumaticas, Inflamatórias e ou infecciosas, traumáticas e tumoral.
7 – Quais são as principais características e sintomas da paralisia de prega vocal, unilateral, bilateral em adução e abdução?
R= Paralisia Unilateral: Paralisia do nervo laríngeo superior, rara (trajeto curto), neurites (lesão inflamatória), pouco sintoma ou ausência de sintoma e demanda vocal. 
Externo: Fadiga vocal, rebaixamento do pitch, perda da projeção lingual. Mais frequente à 
Interno: Perda de sensibilidade, voz fraca e soprosa, engasgos. Esquerda.
Paralisia Bilateral: Paralisia do nervo laríngeo superior, raras, voz crepitante, frequência fundamental grave sem modulação, engasgos constante, arqueamento bilateral de PPVV, fenda glótica e aspiração.
NOTA: Adução = Insuficiência respiratória.
 Abdução = Disfonia e aspiração.
8 – Qual é a função dos músculos CAP, CAL, CT e TA?
#CAP: Abduz as aritenóides -> Abre a glote e eleva as PPVV -> único músculo abdutor.
#CAL: Aduz as aritenóides -> Fecha a glote membranosa e rebaixa as PPVV.
#CT: reduz o espaço entre a cricóide e a tireóide (bascula): eleva o comprimento e tensão das PPVV -> som agudo.
#TA: Estreita o diâmetro do vestíbulo laríngeo.
9 – Qual o músculo é inervado pelo Ramo Externo do Nervo Laríngeo?
R= Músculo Cricotireóideo.
10 – Quais os principais sintomas de uma Laringite Aguda?
R= O principal sintoma é alteração da voz, o tom pode se tornar mais rouco, podendo perder totalmente a voz. A tosse seca também é comum, formigamento, dor na garganta e problemas para deglutir.
11 – Quais as principais orientações para pacientes que estão em tratamento fonoterápico:
R= Descansar a voz, falar baixo, não sussurrar, não pigarrear, manter o ambiente úmido, beber muito líquido, não fumar. ETC.

Outros materiais