Buscar

AULA 2 - ANTROPOLOGIA CULTURAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANTROPOLOGIA
Profª Sissiliana Vilchez
1.1. ANTROPOLOGIA : CONCEITO
Etimologia: ANTHROPOS (palavra grega) = HOMEM
 LOGIA (palavra grega) = ESTUDO/CIÊNCIA
 
 A Antropologia é a ciência do homem
É a ciência que estuda o homem e seus trabalhos 
 O Homem e suas diversas realidades. Leva em conta todos os aspectos da existência humana (geral), biológica e cultural, passado e presente, -atos e artefatos e ao mesmo tempo o que é propriamente particular dos grupos humanos.
	É uma disciplina científica, especializada, que estuda o homem como um todo (objeto formal), numa abordagem integrada, considerando a vida como uma corrente contínua. É interdisciplinar porque dialoga com outras ciências.
A Antropologia é o conhecimento do homem pelo homem e da sociedade humana em suas várias formas de relacionamento interno e externo. (DaMatta,1987)
A Antropologia tem como tarefa redescobrir a tolerância, a humildade, a esperança e a generosidade de um viver em escala planetária, mantendo o delicado e essencial equilíbrio entre o universal e o específico, o cósmico e o local, o sentido do planeta e a identidade comunitária. Registrando a contribuição singular da sociedade à totalidade da espécie humana. (DaMatta,1987)
A Antropologia tem como objetivo enxergar nossa Humanidade no “outro”; e o “outro” dentro de nós mesmos. (Alteridade)
Fazer antropologia é realizar essa transformação do familiar em exótico e do exótico em familiar. Assim, quando estudamos os chamados “índios” não o fazemos só porque eles estão desaparecendo, ou só para denunciarmos as injustiças que sofrem, mas para realmente apreender com eles lições que não sabemos como ainda estão implícitas na nossa sociedade. (DaMatta,1987)
Outros Conceitos
Como ciência da humanidade tem um tríplice aspecto:
Ciência Social - busca conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados.
Ciência Humana – preocupa-se pelo ser humano como um todo. 
Ciência Natural - busca conhecer o aspecto psicossomático do homem e sua evolução.
OBJETO DE ESTUDO: 
O homem e suas obras
OBJETIVO DA ANTROPOLOGIA:
O estudo da humanidade como um todo, para chegar à compreensão da existência humana.
5
1.2. A HISTÓRIA DA ANTROPOLOGIA
 (Texto de Luis Gonzaga de Mello. Antropologia Cultural. 2002) 
6
Tratar-se-á da ANTROPOLOGIA como fato histórico, isto é, como atividade humana localizada no tempo e no espaço e com um mínimo de sistematização.
Por isso, a necessidade da adoção de uma divisão que permita a sistematização e que facilite a localização das abordagens teóricas e dos pesquisadores.
O esquema adotado para relatar a história da antropologia será o de Penniman que a divide em períodos: 
	 1º. Formação 2º. Convergência
	 3º. Construção 4º. Crítica 
 
7
Devemos salientar que a antropologia como ciência 
 não tem data exata de nascimento.
 
A ciência não nasce de um dia para outro. Trata-se de um processo lento que implica em criação, acumulação e reformulação de conhecimentos.
Devemos compreender, por exemplo, o significado da filosofia, que para os gregos, englobava todos os estudos, todos os tratamentos teóricos e metodológicos. Ela tratou da arte, da antropologia, da física, da lógica, da história, etc. 
Portanto, podemos considerar algumas personalidades gregas como pais das ciências modernas. 
Para alguns autores, o pai da Antropologia foi Heródoto (480 ou 425-499 a. C.) para outros seria o inglês Edward B. Tylor (1832 – 1917) e para a moderna antropologia Franz Boas. 
8
PERÍODO DE FORMAÇÃO
(..... – 1835 )
Período que começa com a própria CULTURA da humanidade, isto é, com a produção do pensamento da humanidade voltada para a explicação e compreensão da existência do homem no universo.
	
Nesse sentido, todas as manifestações culturais do homem através dos tempos, as mais longínquas que sejam, apresentam-se como contribuições à constituição da antropologia, tais como: gravuras, esculturas, desenhos, ferramentas, formas de organização social, formas de vida, mesmo quando surgidos na pré-história. 
 Consideraremos a contribuição greco-romana como catalisadora das contribuições anteriores dos assírios, babilônios, egípcios, fenícios, hindus, sumérios, etc. 
9
	PERÍODO DE CONVERGÊNCIA
(1835 - 1869)
As várias formulações sobre a sociedade e a cultura surgidas na Europa, nos séculos XVIII e XIX, convergem para três objetivos evolucionistas: origem, idade e mudança.
Dará à antropologia o seu primeiro impulso e ao período que se estende até quase o final do século conseguindo a sua unidade.
Houve uma preocupação, de proteger os povos primitivos da sanha imperialista de que até então tinham sido vítimas.
Preocupação que não era tanto pelos direitos dos nativos, mas refletia o medo da extinção daqueles povos ameaçar a própria antropologia. Afinal, ali estava o homem como vivera nos estágios inferiores da sua evolução.
Charles Darwin, a “Origem das Espécies” (1859)
A antropologia sistematiza-se como ciência após Darwin ter trazido à luz a teoria evolucionista – impulso à antropologia física.
10
PERÍODO DE CONSTRUÇÃO
(1869 - 1900)
Nesse período é que o evolucionismo alcança o seu apogeu como teoria. É aí onde nasce a moderna antropologia. Data que coincide com a publicação da obra de seu fundador.
Seu fundador, o inglês Sir Edward Tylor ( 1832-1917).Publicou seu livro “Primitive Culture”, onde procurou, com a utilização do método comparativo, mostrar a evolução pela qual passou a religião através dos tempos e distinguir cultura de raça.
Propõe o evolucionismo cultural. Tratou o fenômeno da cultura como fenômeno humano próprio da espécie humana. Relevância à natureza , ao equipamento biopsíquico do homem em oposição à ação histórica.
 
Apresentou a cultura como objeto da antropologia dando-lhe uma sistematização tanto no seu objeto como no seu método. Deu-se realce à arqueologia e a paleontologia. 
11
PERÍODO DE CRÍTICA
(1900 …….)
Os cânones iniciais da antropologia foram criticados.
Novas abordagens foram propostas.
Houve um avanço nas outras ciências e nos meios de comunicação. permitindo a divulgação das idéias e estudos antropológicos.
Antropologia passou a ser disciplina obrigatória nas universidades.
Reformulação de suas idéias já que seu objeto de estudo até então eram os povos primitivos. Perigo de extinção. 
A realidade sócio-cultural é analisada pelas diversas ciências.
Antropologia envolve-se com os movimentos nacionalistas da África, latino-américa e outros.
Descobre a ETNOGRAFIA como seu eixo impulsionador. Escola Americana ou Difusionismo. Método histórico-cultural. Franz Boas.
A pesquisa de campo (Malinowsky) foi o coroamento da formação do antropólogo.
Escola Funcionalista de Malinowsky.
Escola Estruturalista de Lévi-Strauss.
Novos estudos: culturas do terceiro mundo, aculturação, difusão e meios de comunicação sofisticados, estudos de antropologia urbana, folclore, etc.
Para refletir
O QUE É ANTROPOLOGIA?
http://www.youtube.com/watch?v=Hbm4dHs8FPM

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais