Buscar

AULA 5 - Antropologia Cultural

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANTROPOLOGIA
Profª. Sissiliana Vilchez
UNIDADE II 
O OBJETO DA ANTROPOLOGIA : CULTURA
3
2.1. CULTURA : definições
Etimologia : (termo latino) colere = cultivar.
	 
Indica o aperfeiçoamento do saber e do poder humano 
	
A cultura se realiza toda a vez que o ser humano dá uma marca da sua pessoa e da sua presença e da sua ação, num bem da natureza. Exemplo: uma pedra na montanha,é um bem da natureza, mas no calçamento de uma rua, ou na parede de uma casa, passa a ser um bem da cultura.
Os bens culturais são todos aqueles que trazem a marca do homem, que o homem produz, que o homem realiza.
O homem, é assim, um criador de cultura e como tal, pode aperfeiçoá-la. Pois a finalidade da cultura (colere) é o aperfeiçoamento do homem.
5
A cultura é todo o conjunto das obras humanas e existe para o homem, ao mesmo tempo ela é uma tarefa social e não individual; ela é o conjunto de experiências vividas pelo homem através de um milhão de anos de existência.
A cultura são os explícitos e implícitos padrões de comportamento adquiridos e transmitidos de geração para geração por símbolos e que constitui o efetivo progresso dos grupos humanos, incluindo suas projeções na parte material. Valores, comportamentos e artes características da população.
Valores culturais são os traços particulares, apreciados e significativos das culturas. É uma crença da qual muitos participam, ou um sentimento, ou metas, etc.
Edward Tylor: é todo complexo de conhecimentos, crenças, arte,leis,moral, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelos indivíduos
Malinowski: são sistemas funcionais para dar conta das necessidades básicas dos seres humanos.
Clifford Geertz : conjunto de mecanismos de controle, planos, receitas,regras, instruções para governar o comportamento humano
Roberto DaMatta : é um mapa, um receituário, um código através do qual as pessoas de um dado grupo pensam, classificam e modificam o mundo e a si mesmas.
Outras Definições
2.2 As origens da cultura
A importância da cultura para a sobrevivência humana. Sem cultura não haveria sistemas sociais da espécie humana e, portanto, o homem seria impossibilitado de criar a sociedade. 
 kits culturais de sobrevivência:
Abstração - a capacidade de criar ideias gerais ou formas de pensamento que não são relativos a exemplos particulares, os símbolos, por exemplo. Linguagens, notações matemáticas e signos são tipos de símbolos.
Ver Laraia, pg.56-57
Cooperação- refere-se à capacidade de criarmos uma vida social complexa por meio do estabelecimento de normas, ou maneiras geralmente aceitas de se fazer as coisas. Educação, religião, direito são tipos de instituições que criam normas.
Produção –envolve o fazer e utilizar ferramentas e técnicas que melhoram nossa habilidade em extrair o que queremos da natureza. Tais ferramentas e técnicas são conhecidas como cultura material
Os elementos básicos da cultura
 Capacidades Humanas
 Abstração Cooperação Produção
 Idéias Normas Cultura Material 
 Medicina Teorias Experimentos Medicamentos 
 
 Direito Valores Leis Tribunais – Prisão
 Religião Crenças Cultos Igrejas
 
 Recompensas e punições (sanções culturais) por seguir ou não as normas : sistema de controle social. Os tabus estão entre as normas mais estritas . Normas mais centrais : mores. Normas menos importantes : folkways ( William Sumner)
 2.3. A cultura condiciona a visão de mundo do homem
Ruth Benedict : “a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo.”
O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são produto de uma herança cultural.
Ex.o rir, o comer, etc. 
Ver Laraia, pg.70.
Todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico, mas a utilização do mesmo, ao invés de ser determinada geneticamente depende de um aprendizado e este consiste na cópia de padrões que fazem parte da herança cultural do grupo. 
11
Advertência do uso popular do termo cultura
Será certo dizer: ”fulano tem uma cultura fabulosa” 
 “sicrano é mais culto que beltrano”
Neste caso refere-se a uma pessoa culta, que é bem instruída e educada com boas maneiras.
Já nas acepções técnicas do termo, jamais o antropólogo poderá dizer que uma cultura é superior a outra.
Pode-se dizer que “a cultura Y dispõe de uma tecnologia avançada” 
 “a instituição X sofisticada é desenvolvida”
Isto porque cada cultura é o maior legado deixado pelas gerações anteriores.
O antropólogo jamais se escandalizará com os costumes dos povos, por mais extravagantes que possam parecer.
Devemos respeitar a unidade, interculturalidade e a diversidade.
12
PRINCIPAIS ACEPÇÕES DO TERMO “CULTURA”
SUBJETIVA = conjunto de valores, conhecimentos, crenças, aptidões, qualidades, de experiências presentes em cada indivíduo.
 
OBJETIVA = cultura quando exteriorizada. Hábitos, aptidões, idéias, comportamentos, artefatos, objetos de arte, em suma , todo o conjunto da obra humana de todos os tempos e de todo o planeta.
MATERIAL = é a soma de artefatos que resultam de uma tecnologia, da habilidade de manipular e construir. É o resultado ou produto da cultura.
NÃO-MATERIAL = são as ações, hábitos, aptidões, significados, crenças, conhecimentos etc. Conhecemos as coisas através da percepção.
13
REAL = cultura real é aquilo que concretamente fazem as pessoas na sua vida cotidiana e social.
 
IDEAL = cultura ideal é o conjunto de comportamentos que as pessoas dizem e acreditam que deveriam ter.
A cultura organizacional é representada por símbolos, crenças, valores, imagens, e metáforas, esses elementos são mais abstratos e difíceis de serem observados e mensurados diretamente, mais também é constituída por ritos, rituais, cerimônias, histórias, mitos, tabus, heróis, normas e comunicação.
Para se compreender como ocorre a criação da cultura organizacional basta olhar seus primórdios, sua história, seus fundadores. Deve-se compreender o seu estilo e seu modus operandi, pois aqueles que montam a organização inicialmente, tem muito a dizer a respeito dos valores que guiam o desenvolvimento e crescimento da organização. 
Daí, que para criar e manter a cultura, a rede de concepções, normas e valores devem ser afirmados e comunicados aos membros da organização de uma forma tangível que são as formas culturais, ou seja, os ritos, rituais, mitos, histórias, gestos e artefatos. 
O rito se configura como uma categoria analítica privilegiada para desvendar a cultura das organizações. Ao desempenhar um rito, as pessoas se expressam através de diversos símbolos: certos gestos, linguagem, comportamentos ritualizados, artefatos para salientar uma visão consensual apropriada à ocasião.
Cultura Organizacional
A) a cultura é simbólica
B) a cultura é social
C) a cultura é dinâmica e estável
D) a cultura é seletiva
E) a cultura é universal e regional
F) a cultura é determinante e determinada
 2.4. Principais Características da cultura
 Leitura do texto: MELLO, Luiz Gonzaga. Antropologia Cultural: iniciação, teoria e temas. 9a. ed. Petrópolis: Vozes, 2002 – Págs. 47 - 61
LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2000
MARCONI, Marina de Andrade e PRESSOTO, Zélia Maria Neves. Antropologia: uma tradução. 2a. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
BIANCO, Bela Feldman (org.). Antropologia das sociedades contemporâneas. São Paulo:Global, 2000.
DA MATTA, Roberto. Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro:Rocco, 1994.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. (11ª edição). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
BIBLIOGRAFIA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais