Buscar

PRÁTICAS DE RH AULA 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PRÁTICAS DE RH – AULA 10
	
		1.
		Segundo Sayles e Strauss, apud Stoner (1985, p.342-343), algumas técnicas são importantes para melhorar a comunicação entre as pessoas, principalmente no ambiente de trabalho onde passamos a maior parte do tempo. Assinale a alternativa que não se enquadra nestas técnicas:
	
	
	
	
	
	saber os significados simbólicos
	
	
	usar de comunicação direta
	
	
	usar de feedback
	
	
	ter sensibilidade para o mundo receptor
	
	 
	usar linguagem direta e maIs rebuscada
	
	
		2.
		Os conflitos surgem de várias maneiras, há sempre alguma razão para a pessoa, ou duas pessoas ou mais tenham algum tipo de conflito, quer consigo mesmo ou com outros. Abaixo citamos nas alternativas, pontos pelos quais os conflitos surgem, exceto uma, assinale-a:
	
	
	
	
	
	as discordâncias de opiniões individuais pois cada pessoa tem sua própria opinião.
	
	
	a tensão que se cria a volta de uma discussão, pois pode-se criar um estado de tensão grande.
	
	 
	acalmar os ânimos para tentar chegar a uma solução sem confronto
	
	
	não pensar sobre quem está sendo afetado pelos ânimos
	
	
	as diferenças individuais, as formas de agir e a forma de pensar de cada pessoa.
	
	
	
		3.
		Os conflitos existentes nas organizações nem sempre são negativos, podemos também ver vantagens nestas condições. Assinale abaixo a alternativa que contém uma vantagem do conflito:
	
	
	
	
	
	transmite uma imagem deficiente
	
	
	aumenta o stress
	
	 
	revela os problemas existentes e oportunidade para resolve-los
	
	
	contribui para a insatisfação no trabalho
	
	
	gera ressentimentos entre os envolvidos
	
	
	
		4.
		Sobre a comunicação nas organizações, há fatores que podem influenciar, fortemente, a comunicação em ambientes organizacionais. Segundo Raymond V. Lesikar, apud Stoner (1985, p.344-345), são quatro os fatores, assinale aquela alternativa que não corresponde ao tema abordado:
	
	
	
	
	
	a estrutura de autoridade da organização
	
	 
	as propagandas da concorrência
	
	
	a especialização do trabalho
	
	
	os canais formais de comunicação
	
	
	a propriedade da informação
	
	
		5.
		Muitos problemas de comunicação em negociação podem ser atribuídos à falta de treinamento específico para se ouvir bem. Para ouvir bem, você tem que ser objetivo. Isso quer dizer que você tem que entender as intenções do seu oponente, o que ficou nas entrelinhas, e não somente aquilo que você quer ouvir. A cada nova frase dele, você deve se perguntar: Por que ele me disse aquilo? Como ele pensou que seria minha reação? Ele estava sendo honesto?, e daí por diante. Os melhores negociadores invariavelmente são os melhores ouvintes. Por que existe essa correlação? Quando eles estão negociando, prestam muita atenção na entonação, ritmo, altura e demais detalhes da voz. Negociadores experientes também observam atentamente os sinais não verbais e analisam se são condizentes com o que está sendo falado. Essa postura do negociador faz com que ele construa relacionamentos duradouros entre as partes, o que facilita alcançar objetivos que beneficiem a todos os envolvidos na negociação. MIRANDA, M. Saber ouvir: o segredo para uma boa negociação. Disponível em: www.novomilenio.inf.br/ano01/0101a010.htm. Acesso em: 10 jul. 2012 (adaptado). O texto aponta um dos grandes desafios na construção das habilidades de um bom negociador. A esse respeito e a partir do texto, avalie as afirmações abaixo: I. O bom negociador é aquele que lê nas entrelinhas para compreender as necessidades básicas do outro, com o intuito de tirar vantagem, e não de atender o outro, construindo, assim, uma relação de negociação que se pode denominar ganha-perde. II. É importante a postura racional do negociador, para que consiga articular suas habilidades humanas, técnicas e conceituais, tais como, objetividade no equacionamento dos problemas, a interpretação do comportamento das pessoas e a apresentação de propostas concretas. III. Negociação não é uma arte, como se considerou por muito tempo, mas uma habilidade que pode ser construída com treinamento comportamental e / ou técnico. IV. O autor do texto resgata a negociação como processo de comunicação bilateral cujo objetivo é, como anunciado, buscar decisões conjuntas que satisfaçam ambos os lados. É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
	 
	II, III e IV.
	
	
	III e IV.
	
	
	I, II e IV.
	
	
	I e II.
	
	
	I e III.
	
		6.
		Segundo Ferreira, 1986, a palavra Conflito é originária do Latim conflictu, embate dos que lutam, discussão acompanhada de injurias e ameaças, desavença, guerra, luta, combate, colisão, choque, o elemento básico determinante da ação dramática, a qual se desenvolve em função da oposição e luta entre diferentes forças. Assinale a única alternativa que não se refere a causa de um conflito:
	
	
	
	
	
	diferenças de personalidade
	
	
	recursos compartilhados
	
	
	existência de atividades interdependentes no trabalho
	
	 
	metas acordadas entre as áreas
	
	
	metas diferenciadas

Outros materiais