Buscar

RESPONSABILIDADE CIVIL SEMANA 3 respondida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SEMANA 3
Augusto, comerciante de bois, vende a Gustavo, lavrador, um boi doente, que, por sua vez, contagia os outros bois do comprador, que morrem. Privado desses elementos de trabalho, o lavrador vê-se impedido de cultivar suas terras. Passa a carecer de rendimentos que as terras poderiam produzir, deixa de pagar seus credores e vê seus bens penhorados, os quais são vendidos por preço abaixo de seu valor. Arruinado, o lavrador suicida-se. Seus filhos e viúva ingressam com ação de indenização em face do comerciante. Pergunta-se: quais são os danos ressarcíveis e quem terá de repará-los? Resposta fundamentada.
Resposta: O Código Civil Brasileiro adotou a Teoria da Causalidade Adequada, positivada em seu art. 403. Assim, em sede de responsabilidade civil, nem todas as condições que concorrem para o resultado são equivalentes, mas somente aquela que foi a mais adequada a produzir concretamente o resultado. 
 Aplicando o exposto ao caso em tela, conclui-se que os danos ressarcíveis terão de ser reparados por Augusto e limitam-se aos bois de Gustavo que morreram em decorrência da doença transmitida pelo boi doente do vendedor. 
Diante das excludentes de nexo causal não é correto afirmar:
I – Havendo uma excludente de nexo causal o dever de indenizar será afastado mesmo nos casos de risco integral. 
II – O fortuito interno afasta o dever de indenizar. 
III – O dever de indenizar é afastado tanto nos casos de responsabilidade civil subjetiva quanto objetiva, diante de alguma excludente de nexo causal.
A) Somente I e II estão incorretas. RESPOSTA CORRETA
B) Somente I e III estão incorretas. 
C) Somente II e III estão incorretas. 
D) Todas estão incorretas

Outros materiais