Buscar

portfólio individual

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	�
42 PROCESSO COMUNICATIVO	�
53 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL	�
64 TRANSPARÊNCIA E COERÊNCIA ENTRE DISCUSO E PRÁTICA DE EMPRESAS	�
75 CONCLUSÃO	�
8REFERÊNCIAS	�
��
INTRODUÇÃO
 O presente trabalho apresenta a história da empresa BRASKEM, onde se relata a localização, a sua evolução de 1970 a 2013, os princípios e valores, sua história, relações com investidores entre outras características.
 Nessa pesquisa poderá perceber que a companhia estudada ocupa a liderança na produção de resinas termoplásticas nas Américas sendo uma empresa riquíssima e mundialmente conhecida. Possui uma estratégia de crescimento e internacionalização, busca criar valor a partir da eficiência, da sustentabilidade e da inovação. A BRASKEM tem como meta perseguir uma agenda positiva de comunicação em todas as suas frentes.
 Mostra também a sua preocupação com a sustentabilidade, pois mantém e opera uma planta de Etileno Verde que representa um passo importante em sua estratégia, de tornar-se, a líder mundial em química sustentável. A identidade da BRASKEM está baseada nos seguintes Valores: DISPOSIÇÃO PARA UNIR PESSOAS, SUPERAR RESULTADOS, CONQUISTAR OPORTUNIDADES E COMPARTILHAR CONQUISTAS. Esses princípios norteiam o comportamento e as atitudes esperadas por todos os funcionários. 
 Esta empresa conta com 7.600 integrantes atuando em suas 36 unidades industriais (29 no Brasil, 5 nos Estados Unidos e 2 na Alemanha) e nos escritórios e bases comercias nas Américas, Europa e Ásia. A sede da BRASKEM fica em São Paulo, Brasil, controla os três maiores polos petroquímicos do país, localizados nas cidades de Camaçari (BA), Mauá (SP) e Triunfo (RS). Além desses três complexos petroquímicos, controla ainda o polo petroquímico de Duque de Caxias (RJ).
 A BRASKEM acredita no bom relacionamento com clientes, acionistas e investidores, funcionários, distribuidores e fornecedores, na inovação e capacitação de seus integrantes. Ao longo do desenvolvimento deste trabalho abordaremos a importância da gestão democrática e políticas desta empresa.
2 PROCESSO COMUNICATIVO
 A BRASKEM desenvolve relatos sob medida para investidores, colaboradores, imprensa, comunidades locais, governos e associações de classe, a partir da narrativa corporativa e estabelece um contato estreito e constante entre a equipe de comunicação e outros setores envolvidos, como a área de relações de investidores ou de recursos humanos.
 Nesta empresa, o vice-presidente financeiro e os diretores de relações de investidores se reúnem para alinhar as principais mensagens, discutir o que deve ser reforçado entre analistas de mercado e imprensa, avaliar eventuais vulnerabilidades, e o que pode ser feito para responder a questionamentos. Para obter um alinhamento mais preciso, são feitos dois encontros antes do anúncio dos resultados.
 Quando se divulgam os resultados anuais e é publicado o Relatório de Administração a interação também é estreita. A equipe de relações de investidores trabalha nos pontos a serem destacados, enquanto a de comunicação faz observações. A mensagem do presidente é feita pela diretoria de comunicação, que se reúne com o principal executivo da companhia para discutir o conteúdo do texto. Outro exemplo são os boletins gerados.
 Bimestralmente, a BRASKEM publica O Geração BRASKEM, uma revista com notícias sobre a empresa, seus colaboradores e seus negócios, e o Família BRASKEM, com assuntos mais familiares. Esta companhia busca criar valor a partir da eficiência, da sustentabilidade e da inovação, a BRASKEM tem como meta perseguir uma agenda positiva de comunicação em todas as suas frentes. Isso exige que a equipe de comunicação trabalhe como um jornalista de uma publicação, indo atrás de fatos e buscando ser didático quando se depara com um assunto mais técnico. O contato com a imprensa também é estreito. A estratégia petroquímica é estimular a discussão, provocando o surgimento do tema em datas comemorativas como o Dia da Água e o Dia do Meio Ambiente.
 
O alinhamento é uma busca constante para que cada relato possa narrar os princípios que norteiam a empresa. A equipe de comunicação desenvolveu um trabalho de posicionamento de marca que se baseia na missão, na visão e nos princípios da organização que norteiam não somente a condução dos negócios, mas também a maneira de comunicar, o que incluir diretrizes de estética, linguagem e relacionamento.
3 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
 A procura por indivíduos que tenham habilidades para trabalhar em conjunto é cada vez maior, sendo apontada como uma competência essencial. Hoje o processo seletivo nas empresas, está mais voltado para a parte comportamental do que necessariamente para a parte técnica. Isto está acontecendo porque a parte técnica bem trabalhada consegue se aprimorar, mas a questão de relacionamento é muito mais difícil. Existem pessoas que tecnicamente são excelentes, com potencial de crescimento enorme, porém não sabem trabalhar em equipe, não tem um relacionamento satisfatório para as pretensões da empresa, e estes profissionais ficam fora do contexto, causando mais frustração e desmotivação no indivíduo.
 A comunicação transmite a informação e ajuda na relação interpessoal, fazendo com que quando temos bom domínio da mesma, expressando de forma clara o dado ou informação a ser transmitida, facilitamos o processo de geração de confiança e nos tornamos mais sociáveis e aptos tanto para o ambiente de trabalho quanto para a socialização. É importante apresentar qualidade no atendimento ao cliente externo e interno e como por intermédio de uma postura adequada é possível cativar e manter seus clientes satisfeitos minimizar seus conflitos internos atingindo desta forma melhores objetivos empresariais. Quanto melhor for o relacionamento interpessoal, melhor será o rendimento da equipe, e como consequência, mais facilidade para gerenciar e prosperar em metas individuais ou coletivas.
4 TRANSPARÊNCIA E COERÊNCIA ENTRE DISCURSO E PRÁTICA DE EMPRESAS
Nem sempre tudo que se fala é feito no dia a dia, muitas regras são quebradas dentro das empresas, a transparência significa a clareza destas regras para que todos possam entendê-las, já a coerência significa que todas as regras podem ser cumpridas sem prejudicar ninguém. Porque se não há uma transparência e coerência entre discurso e prática não há credibilidade.
 Uma coisa importante é que prática e discurso têm de estar alinhados, o desafio das empresas é manter um discurso coerente, mas não homogêneo adaptado às diferenças de cada público distintamente, para conduzi-los a um mesmo campo de percepções sobre a empresa.
CONCLUSÃO
 Nota-se, claramente o comprometimento da BRASKEM com questões sociais, político ambiental, ético profissional e desenvolvimento de estratégias de bom relacionamento interpessoal entre seus funcionários e toda a comunidade empresarial. 
 A BRASKEM apoia a manutenção de um ambiente corporativo, seguro, ético, transparente e produtivo, se preocupa com a satisfação do cliente, atuação responsável, confiança nas pessoas, autodesenvolvimento do quadro de funcionários, atuação descentralizada, reinvestimentos de resultados e retorno aos acionistas e investidores.
 Sendo assim, podemos dizer que é uma empresa comprometida com o sucesso a partir da valorização da ética e responsabilidade socioambiental, visando não apenas o crescimento da empresa (capital), mas também o bem comum. A importância de sua atuação democrática influi e contribui grandemente para o desenvolvimento do Brasil e dos demais países em que atua.
REFERÊNCIAS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Braskem
http://www.braskem.com.br/
http://www.braskem-ri.com.br/show.aspx?idCanal=YlvXlS7BgoLxL7WvVwvP5A
http://dandichris.blogspot.com.br/2008/12/o-que-braskem.html
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-importancia-do-relacionamento-interpessoal-para-as-organizacoes/63484/http://www.heb.com.br/r-103-cursos-de-marketing-Excelencia-no-Atendimento-ao-Cliente-Interno-e-Externo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas para apresentação de trabalhos. 2. ed. Curitiba: UFPR, 1992. v. 2.
 
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ADMINISTRAÇÃO
GISELLE ALVES FERREIRA
RELATOS DIFERENTES, UMA NARRATIVA
O QUE FAZ O DIFERENCIAL DE UMA EMPRESA DE SUCESSO?
Barreiras
2014
GISELLE ALVES FERREIRA
RELATOS DIFERENTES, UMA NARRATIVA
O QUE FAZ O DIFERENCIAL DE UMA EMPRESA DE SUCESSO?
Trabalho apresentado ao Curso de Administração a Produção Textual Individual do 1º Semestre à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Comportamento Organizacional, Homem, Cultura e Sociedade, Comunicação e Linguagem, Fundamentos e Teorias Organizacional.
Orientadores: Prof. Mônica Maria Silva, Wilson Sanches, Sebastião Oliveira, Karen Manganotti, Márcia Bastos. 
Barreiras
2014

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes