Buscar

Algoritmo de roteamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Algoritmo de roteamento estático
Em algoritmos de roteamento estático, as rotas mudam muito lentamente o longo do tempo, muitas vezes como resultado de intervenção humana através da configuração manual de uma rota.  Neste tipo de algoritmo, todos os computadores ou roteadores na rede tomam suas próprias decisões de roteamento, seguindo um protocolo formal de roteamento.  Em MANs e WANs, a tabela de roteamento para cada computador é desenvolvida individualmente pelo seu administrador de rede.
 
Algoritmo de roteamento dinâmico
Os algoritmos de roteamento dinâmico mudam os caminhos de roteamento, à medida que mudam as cargas dos tráfegos ou a topologia de rede.  Um algoritmo dinâmico pode ser rodado periodicamente, ou como reação direta à mudança de topologia de rede, ou de custos dos enlaces. Ao mesmo tempo em que são mais sensíveis às mudanças na rede, os algoritmos dinâmicos também são mais suscetíveis a problemas como loops de roteamento e oscilação de rotas.
Algoritmo de roteamento sensível à carga e insensível à carga
Os algoritmos de roteamento sensíveis à carga, os custos de enlace variam, dinamicamente, para refletir o nível corrente de congestionamento no enlace subjacente. Caso haja um alto custo associado ao enlace congestionado, o algoritmo tenderá a escolher rotas que evitem esse enlace congestionado. Já os algoritmos de roteamento insensíveis à carga, atualmente utilizado na internet (RIP, OSPF e BGP), não levam em consideração o custo, pois, o custo de um enlace não reflete explicitamente seu nível de congestionamento corrente.

Outros materiais

Outros materiais