Buscar

trabalho do 7 semestre portifolio grupo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

trabalho em grupo.doc
1 INTRODUÇÃO
A água é fonte da vida. Não importa quem somos o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.
A falta d’água em períodos de crescimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados.
Na indústria, para se obter diversos produtos, as quantidades de água necessárias são muitas vezes superiores ao volume produzido.
	Observando os dados abaixo, iremos perceber que precisamos utilizar a água de forma prudente e racional, evitando o desperdício e a poluição, orientando também nossos alunos a práticas conscientes de economia, para que em casa os mesmos possam passar seus conhecimentos a diante, pois as crianças e muitos adultos ainda não tem conhecimento que mais de um bilhão de pessoas não têm acesso a água potável, 40% dos habitantes do planeta (2.400 milhões) não tem acesso a serviços de saneamento básico.
2 DESENVOLVIMENTO
	Com 12% a 16% da água doce disponível na Terra, o Brasil é um país rico nesse insumo que a natureza provê de graça à população e à economia. Cada habitante pode contar com mais de 43 mil m³ por ano dos mananciais, mas apenas 0,7% disso terminam utilizados.
	No litoral do país, assim como nas regiões Sudeste e Nordeste (onde se concentram 70% da população), muitos centros urbanos já enfrentam dificuldades de abastecimento – agravados por secas como as que se abateram sobre São Paulo, neste ano, e sobre o seminário nordestino em 2012/13.
	Há dez anos, um morador da Grande São Paulo gastava em média 150 litros de água por dia. Hoje, o consumo é de 175 litros, 65 a mais do que o recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
	Conservar a água é outra solução debaixo do nariz do paulistano para garantir um futuro menos sujeito a crises.
	Também há um papel para o uso consciente de fontes alternativas, como a água subterrânea e de reuso: Captar água da chuva para lavar garagens e carros ou regar o jardim é providência óbvia, mas pouco praticada em São Paulo.
	Segundo Stela Goldenstein, diretora-executiva da ONG Associação Águas Claras do Rio Pinheiros e ex-secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (governo Mário Covas) “Em vez de mais represas, de novas captações, precisamos de uma gestão sustentável dos recursos hídricos”.
	Concordamos com esta afirmação, até porque nós brasileiros para que saibamos reaproveitar água precisamos de ações do governo para ideias inovadoras de como fazer o reuso, e não mais represas e novas captações, pois falta indicação das melhores formas para ações sustentáveis.
	A crise não é mais exclusividade de São Paulo e o problema atinge com gravidade outros estados do Brasil, entre eles Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Paraíba.
 
 
 
 Gráfico 1: Consumo per capta de água em litro por habitante/dia
	O projeto abaixo tem por finalidade propor ações para os alunos, numa visão de que o Planeta Terra vem enfrentando a cada dia grandes problemas em relação à falta de água.
	O projeto será desenvolvido, visando proporcionar aos educando uma grande diversidade de experiências com a participação ativa dos mesmos, para que possam refletir e ampliar a consciência sobre a preservação da água para que de fato possam ter atitudes e valores voltados à proteção e conservação da água.
ITENS DO PROJETO:
a) Identificação: Escola Estadual Pequeno Aprendiz, 2015.
b) Tema e Conteúdo: Água: Estados físicos da água, regiões brasileiras, calculo em m³, elaboração de gráficos, cartografia, experiências, gêneros textuais: entrevista e carta e teatro.
c) Introdução: “A água é um recurso natural necessário para a sobrevivência dos seres vivos”. Todavia, o consumo exaustivo não apenas da população, como das grandes corporações agropecuárias, causa a escassez. Além deste fator a falta de planejamento urbano e gestão pública impedem que toda população de determinado local seja abastecida. Sabe-se que, quando os níveis dos reservatórios de água doce do Brasil alcançarem o mínimo de sua capacidade, uma das soluções é transformar a água salgada em doce. Mas o valor da água será alterado em quase 100% por ser um processo mais elaborado.
Os objetivos são: construir o conhecimento com os alunos a respeito da característica física da água, compreendendo todas as etapas do cuidado com ela até esta água chegar a nossas casas, se posicionar de forma crítica diante de um problema, buscando soluções, conhecer o Brasil por regiões compreendendo as diferenças em relação à forma de vida pensando no consumo dos recursos naturais, reconhecer as formas de utilização da água desde tempos mais antigos, procurando perceber as causas que levaram a esta crise, utilizar a conta de água de cada um para perceber o consumo, comparar valores e estabelecer ideias para diminuir o consumo, bem como pensar em estratégias de conscientização das pessoas para o consumo consciente deste recurso natural, fazer com que os alunos tomem atitude de preservação e cuidado com a água.
d) Desenvolvimento: Este projeto terá a duração de um mês, mas será parte de um trabalho contínuo, sempre abordando este assunto quando houver necessidade.
Para o início dos trabalhos, o mapa do Brasil poderá ser apresentado na lousa digital, sendo levados, os estados ao mapa pelos alunos dos estados que estão sendo mais afetados com o problema da falta de água. Após esta apresentação levantar os conhecimentos prévios dos alunos em relação aos motivos que isso está acontecendo, após esta discussão perguntar aos alunos por que eles acham que o nosso planeta poderia ser chamado de planeta água e mesmo assim as dificuldades que estamos enfrentando.
Questionar os alunos sobre a possibilidade de pesquisarmos sobre este assunto listando as diferentes possibilidades:
- Entrevista com o secretário do meio ambiente da cidade;
- Pesquisa em livros, revistas, jornais, sobre as características de cada região e a utilização da água.
Pedir para que tragam para sala de aula contas de água para que possamos, nas aulas de Matemática, analisa-las, comparando o consumo das famílias, conversando com os alunos que apresentam menor consumo com o número de pessoas que utilizam este recurso em casa, os alunos poderão fazer um gráfico, observando o consumo de água dos meses anteriores e atuais para perceberem a diferença, ou montar um gráfico coletivo com a média dos alunos na sala de aula. Os alunos neste momento serão instigados a montar um plano de ação para ajudar as famílias a diminuir o consumo de água, trazendo a conta para observar se a meta foi alcançada.
Após esta observação questionarei aos alunos se eles sabem como a água chega a nossas casas, de onde ela vem, pedindo para que pesquisem com pessoas mais velhas “avós, vizinhos” com a água chegava a suas casas e para que ela era utilizada, comparando com os dias atuais durante a socialização. Em ciências da natureza, conversar sobre os estados físicos da água, fazendo alguns experimentos, bem como montar um filtro com carvão e pedra para limpar a água, pensando em algumas formas de “limparmos a água” e fazermos uso dela de forma mais consciente (captação da água da chuva, entre outros).
Apresentar aos alunos um vídeo demonstrando o tratamento que a água tem até chegar em nossas casas.
Após as pesquisas, estudos,
discussões e abordagens interdisciplinares mostrar aos alunos vídeos de algumas nascentes da cidade que estão sendo contaminadas pelo lixo deixando que falem a respeito deste assunto, se possível podemos enviar uma carta aos vereadores da cidade questionando sobre as ações do poder público em relação a este problema, podendo até ser convidado para um debate em nossa escola sobre este assunto.
Com os alunos embasados no conhecimento apresentarão formas de divulgação para as pessoas da necessidade de protegermos este recurso hídrico, poderão fazer um teatro (apresentando para outras salas) montar grupos nas redes sociais, escrever paródias, dependendo da classe, do envolvimento do grupo.
e) Recursos: Lousa digital, vídeos e redes sociais.
f) Avaliação: Os alunos serão avaliados durante todo o processo, tendo como instrumento avaliativo os produtos finais: pesquisas, relatórios, textos para entrevista, carta de questionamento aos vereadores, cartazes, teatro, música, entre outros.
g) Bibliografia: ARAGUAIA, Mariana. Construção de Filtro D’água com Garrafa Pet. Equipe Brasil Escola. Disponível em <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/construcao-filtro-dagua-com-garrafa-pet.htm>. Acesso em: 24/05/2015.
Nova Escola. Propriedades Químicas da Água. Disponível em: <http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/propriedades-quimicas-da-agua>. Acesso em: 24/05/2015.
SABESP. Tratamento da água. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=P2ShcHsEGts>. Acesso em: 24/05/2015
	
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
 	Em todas as situações retratadas, com gente demais (São Paulo), água demais (Rondônia) ou água de menos (Nordeste), percebe-se que o Brasil ainda não despertou para a necessidade de adaptar-se a eventos extremos – sejam ou não efeito de transformações globais – que afetam a mais básica necessidade humana: água para beber, plantar, limpar e pescar.
	Com o termino deste projeto, realizado com o auxílio da pesquisa, observou-se que a água é de suma importância para a manutenção da vida na Terra, tendo em vista que ela está presente substancialmente na grande maioria dos seres vivos, sendo assim, esperam conscientes da importância da água, que saibam utiliza-la, sem desperdício e sem polui-la, levando para o seu meio social todos esses aprendizados, pois a presença do ensino e aprendizagem na escola neste quesito é muito importante.
4 REFERÊNCIAS
ASTA, Eduardo. Crise da Água. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/especial/2014/crise-da-agua/>. Acesso em: 20/05/2015.
PINHEIRO, Patrícia. A crise hídrica pelo Brasil. Disponível em: < http://www.climatempo.com.br/destaques/tag/brvidasemagua/>. Acesso em: 24/05/2015.
GARCIA, Rafael; Dimi Amora. Líquido e incerto: o futuro dos recursos hídricos no Brasil. Reportagem Especial da Folha de S. Paulo. Disponível em: < http://www.tratamentodeagua.com.br/novo-portal/noticias/liquido-e-incerto-o-futuro-dos-recursos-hidricos-no-brasil/#.VWO2wlIYFUE>. Acesso em: 25/05/2015.
SOBIOLOGIA. A Água: a água no planeta. Disponível em: < http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/>. Acesso em: 24/05/2015. 
GRAFICOS
Sistema de Ensino Presencial Conectado
pedagogia
ediane aparecida de jesus cardoso
edilene aparecida da silva
Água nossa de cada dia
 
Assis
2015
ediane aparecida de jesus cardoso
edilene aparecida da silva
água nossa de cada dia
 
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Produção Textual interdisciplinar em Grupo.
Orientador: Tut. Eletr.: Angelina A. D. C. Romero
Assis
2015
� EMBED MSGraph.Chart.8 \s ���
_1494043440.xls

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais