Buscar

Estruturalismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estruturalismo
Edwar Titchener
Foi um psicólogo estruturalista britânico. Estudou em Leipzig Alemanha com o mestre Wundt.
Titchener alterou o sistema e Wundt, enquanto jurava ser seu leal seguidor, um discípulo obediente. Mas como ser criativo, ele transgredia com fundamentação, é claro! Seu próprio mestre.
Ele propôs uma nova abordagem que designou estruturalismo.
Afirmou então que o estruturalismos apresentava a forma de psicologia postulada por Wundt. Entretanto os dois sistemas são diferentes e o rotulo de estruturalismo só pode ser aplicado a concepção de Titchener.
Assim o Estruturalismo foi estabelecido por Titchener como a primeira escola de pensamento no campo da psicologia.
Estruturalismo
Objeto de estudo: A consciência. Ganha esse nome por preocupar-se em investigar as estruturas do funcionamento mental consciente, ou seja, em estruturas do sistema nervoso central.
Método: Introspecção e experimento – as teorias eram formuladas através das verificações e conclusões laboratoriais.
3 estados elementares de consciencia
AS sensações: elementos básicos da percepção que ocorrem nos sons, nas visões, cheiros e em outras experiências evocadas por objetos físicos do ambiente.
As imagens: são elementos de ideias e estão no processo que reflete experiências não concretamente presentes no momento, como a lembrança de uma experiência passada.
Os estados afetivos: são elementos de emoção que estão presentes em experiências como amor, ódio e tristeza entre outros.
Titchener acreditava:
Que a observação em psicologia tem de ser não só introspectiva como experimental. Ele observava com diligencia as regras da experimentação cientifica.
O método de estudo usado pelo estruturalismo é o da introspecção, diferente da forma de Wundt que enfatizava o todo,Titchener enfatizava partes.
A introspecção é um relato verbal baseado nas vivencias. Visando descobrir a natureza das experiências conscientes. 
A percepção e o erro de estimulo
Ao estudar a experiência consciente, Titchener alertou com respeito da possibilidade de um erro, o qual ele chamou de erro de estimulo, que gera uma confusão entre o objeto de observação e o processo mental envolvido. 
Neste caso, o observador esta interpretando o objeto e não o analisando segundo Titchener.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais