Buscar

CAMINHA EDUCAÇÃO INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SÍNTESE REFLEXIVA
Como educadores devemos sempre levar o aluno a aprender, e quando incluímos as experiências científicas na educação levamos um aprendizado à nossos alunos. Portanto ele faz a associação dos conceitos abstratos com a realidade e neste momento há uma aprendizagem concreta.
Ás atividades lógico-matemático devem sempre fazer parte do processo ensino-aprendizagem do aluno, pois ela está presente em toda área do conhecimento, assim o raciocínio do aluno será condicionado a buscar a inteligência com maior rapidez.
Melodias, letras e retimos musicais podem facilitar o processo de aprendizagem do aluno, uma vez que a música estimula o raciocínio espaço-temporal, fazendo as crianças lembrarem-se do aprendizado já ensinado, tornando os permanentes.
Levar a criança a contar e a escrever suas próprias histórias e encorajá-la a colocar seus sentimentos para fora e ao mesmo tempo levá-las a buscar seu próprio conhecimento. Neste mesmo âmbito não podemos deixar de falar da expressão corporal que é essencial na educação da criança e que a estimula a lhe dar com o seu próprio corpo e ao mesmo tempo a encoraja a desenvolver sua inteligência artística.
A dramatização orientada e improvisada é uma forma válida de aprendizagem, pois é neste momento em que a criança encontra a sua identificação em nível pessoal. É neste momento em que ela “coloca para fora” aquilo que realmente aprendeu. Entretanto, não se deve deixá-la perceber que está sendo conduzida ou mesmo observada, por que ela se auto-repreenderá e o insight não ocorrerá.
As experiências visuais implicam em uma aprendizagem duradoura, por isto que é importante estar todas as informações, para as crianças, visíveis e bem coloridas para que não corra o risco de esquecimento. Um bom exemplo de se trabalhar com matemática e ciência ao mesmo tempo é a culinária, pois neste momento trabalhamos com matemática e ciência ao mesmo tempo é a culinária, pois neste momento trabalhamos com quantidade (prática e visível) e com os órgãos do sentido, e esta atividade poderá ser realizada na cozinha ou no refeitório da escola; atividade que será explorada extra-classe o que contribui para uma aprendizagem científica e ao mesmo tempo do mundo real. 
Se o professor usar um “velho” conceito como elo para um novo haverá uma conexão mais rápida da aprendizagem, então as crianças podem ser enormemente auxiliadas a estabelecer por si mesmas as relações entre os conhecimentos.
2. RELAÇÃO ENTRE: O TEXTO “UMA ABORDAGEM INTEGRADA DA APRENDIZAGEM” E O LIVRO “AS TRANÇAS DE BINTOU’’
Conhecimento anterior e conhecimento do novo: relaciono o tema no momento em que Bintou precisa salvar Bouba e Yaya em que usa o caminho novo que é escuro e cheio de espinhos diferente do outro, portanto o utiliza por saber que chega mais rápido a aldeia.
Descobrimento do “eu”: quando abre os olhos em frente ao espelho e vê uma garota com um lindo cabelo “olhando para ela”.
Conhecimento visual: onde ela diz que usar tranças é muito bonito e birrotes é sem graça.
Desejo, dramatização e imaginação: quanto ao desejo de usar tranças, que tanto sonha.
Aspecto cultural: enfatiza o batizado, a crendice das crianças não usarem tranças;
Ludicidade: onde ela sonha que os passarinhos fazem ninhos em sua cabeça, e que lá seria um ótimo lugar para eles deixarem seus filhotes.
Usando a história “As tranças de Bintou”, podemos trabalhar com a deixarem seus filhotes.
Usando a história “As tranças de Bintou”, podemos trabalhar com a interdisciplinaridade com os elementos apresentados pelo texto de modo que os conteúdos programáticos possam “abraçar” juntos; o racismo, a cultura, a natureza, a alimentação, a ludicidade, a valorização do eu, a leitura, a interpretação de texto, solução de situação problema e outros em que for necessário trabalhar ao longo do desenvolvimento do livro.
Sendo assim, serão apresentadas atividades a serem desenvolvidas como sugestão a cada conteúdo. 
PLANO DE AULA APARTIR DO LIVRO “AS TRANÇAS DE BINTOU”
3.1 Conteúdo: Natureza e Sociedade
Objetivos: Levar os alunos a identificar os sabores dos alimentos que serão apresentados;
Identificar os alimentos que são encontrados em sua casa no dia-a-dia;
Conduzir os alunos a experimentar alimentos que não fazem parte ao seu cardápio diário;
Descrição: A professora irá montar uma mesa no refeitório da escola, usando o lado visual, onde todos os alunos deverão sentir a vontade de se aproximarem e experimentarem o que estiver oferecido nesta mesa.
Em bandejas coloridas, serão montadas “esculturas” usando arroz, bolinho de peixe e pimenta.
Em pequenas taças serão colocados bolinhos fritos açucarados, enfeitados com balas jujubas. Então os alunos irão ficar em volta da mesa e a professora irá indicar quais alimentos Bintou tem hábito de comer em seu país. Explicar também que a culinária da África é diferente do Brasil.
Em seguida cada aluno irá ter a oportunidade de dizer o que já experimentou o que não experimentou e o que não tem e porque, a respeito dos alimentos que estão sobre a mesa. 
Todos os alunos serão levados a comer dos alimentos e dizer qual mais gostou.
Avaliação: Serão avaliados a aceitação dos alimentos oferecidos aos alunos, a interação na atividade, curiosidade e admiração do trabalho proposto.
3.2 Conteúdo: Ensino das artes e da música 
Objetivos: Desenvolver a coordenação motora fina.
Identificar e separar cores.
Trabalhar a arte visual.
Desenvolvimento: Será afixada a frete da sala de aula a figura colorida de Bintou para desenvolvimento da atividade e observação dos alunos. Será entregue aos alunos em folha A4, o desenho da personagem do livro “Bintou” que os mesmos observem bem a gravura. Também receberão pedaços de papel crepom nas cores: marrom, amarelo, azul claro e branco, para que façam bolinhas e montem um mosaico da personagem. Após a atividade realizada afixaremos elas no mural da escola.
Avaliação: Será avaliado como está à coordenação motora fina das crianças, identificação das cores, percepção visual do mosaico com o desenho original e interação com a atividade.
3.3 Conteúdo: Alfabetização
Objetivos: Identificar letras do alfabeto;
Relacionar as letras do alfabeto com as letras do nome de Bintou;
Relacionar o nome das letras do nome de Bintou com o nome dos colegas de classe; 
Desenvolvimento: A professora escreverá o nome de Bintou no quadro negro e após apresentará o alfabeto a todos os alunos para identificar a primeira letra do nome de Bintou e relacioná-lo com o nome de algum colega. Assim fará com todas as outras letras do nome de Bintou.
Avaliação: Será avaliado o reconhecimento das letras do alfabeto e do nome das crianças.
3.4 Conteúdo: Matemática
Objetivos: Identificar e reconhecer as formas geométricas triangulo, retângulo e quadrado;
Identificar as cores
Desenvolvimento: Cada aluno receberá um triangulo marrom, um quadrado amarelo e um retângulo preto confeccionados em papel cartão.
A professora apresentará a casa de “Bintou” como está no livro. Em seguida os alunos deverão tentar montar a mesma casa usando as figuras geométricas.
A casa montada pelos alunos serão afixadas no mural da escola.
Avaliação: Será avaliado desenvolvimento das crianças na atividade, o reconhecimento das formas geométricas e a identificação das cores.
4. Considerações Finais
Este trabalho me fez refletir sobre como são importantes os conceitos científicos com relação a criança na idade escolar. Trouxe a importância dos conteúdos na construção da identidade e autonomia da criança.
Aprendi a relacionar um texto científico com uma obra literária, encontrando os ingredientes fundamentais para a formação das crianças. Portanto tive a oportunidade de relacionar a literatura com os conteúdos usados na educação infantil, me proporcionando aprendizado mútuo com os alunos.
Contudo tenho ampliado cada vez mais o meu conhecimento e identificando a importância da educação infantil no contexto escolar e é neste momento é que identificamos as dificuldades na vida escolar de nossosalunos, tendo a oportunidade de ensiná-las a serem pessoas de bem, para fazermos um mundo melhor.
REFERÊNCIAS
Steinle, Marlizete Cristina Bonafini, Suzuki, Juliana Telles Faria. Educação da criança de 0 a 5 anos: pedagogia/Marlizete. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.25 e 26 p.
Raizer, Cassiana Magalhâes. Organização e didática na educação infantil: pedagogia/Cassiana Magalhães Rizer.-São Paulo: Person Prentice Hall, 2009.134 p.
Suzuki Juliana Telles Faria... (et al.) Ludicidade e ducação- São Paulo: Person Education do Brasil, 2012.p 71.
Silveira, Ana Paula Pinheiro, fundamentos da alfabetização: pedagogia/ Ana Paula Pinheiro Silveira. - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
DIOUF, Sylviane A. As tranças de Bintou. Ministério da Educação: Cosacnaify, PNBE, 2005.
http://www.buala.org/pt/a-ler/a-africa-na-literatura-para-criancas-por-uma-estetica-do-cabelo Acessado em: 15/09/2012
http://bloguinfo.blogspot.com.br/2009/09/conto-as-trancas-de-bintou.html. acessado em: 15/09/2012

Outros materiais