Buscar

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I - semana 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I - CCJ0035 
Título SEMANA 5 
Descrição 
1. Questão. 
João promove ação de conhecimento em face de Geraldo. Na inicial postula a cobrança de um crédito constante de documento de confissão de dívida, com preenchimento de todos os requisitos legais. No curso do processo, João cede o crédito a Cleber. O cessionário postula o seu ingresso no processo. O juiz determina a oitiva do réu da ação, que não concorda com o pleito do cessionário. Indaga-se: 
a) Pode o réu recusar o ingresso no processo do cessionário? Fundamente e explique a resposta. 
RESPOSTA: Sim o réu pode recusar o ingresso do cessionário no processo, com fundamento no art. 109 §1° do NCPC que diz que o ingresso do cessionário fica condicionado ao consentimento da parte contrária, que no caso é a parte ré. No entanto, aduz o §2° do mesmo dispositivo legal, que o cessionário poderá intervir no processo como assistente litisconsorcial do cedente independente da posição da parte contrária.
b) A sentença que julgar improcedente o pedido do autor vincula o cessionário quanto aos seus efeitos. Fundamente e explique a resposta. 
RESPOSTA: Via de regra, a sentença não afeta terceiros, devido ao limite subjetivo da coisa julgada. No entanto, o caso concreto traz à exceção a regra com fundamento no art. 109, §3° no NCPC, que diz a sentença proferida entre as partes originárias tem seus efeitos estendidos ao cessionário. 
2. Questão. 
42 Exame de Ordem 1 fase Adaptado: O Novo Código de Processo Civil regulamenta como se dará a atuação das partes e dos procuradores em juízo. Além de dispor sobre a capacidade processual e dos deveres de cada um, disciplina sobre a constituição de representante processual e substituição das partes e dos procuradores. A respeito dessa temática, assinale a alternativa correta. 
a) Ao advogado é admitido procurar em juízo sem instrumento de mandato a fim de praticar atos reputados urgentes. Mas, para tanto, deverá prestar caução e exibir o instrumento de mandato no prazo improrrogável de quinze dias. 
xb) O instituto da sucessão processual ocorrerá quando houver a morte de qualquer das partes, que será substituída pelo espólio ou por seus sucessores, suspendendo-se o processo. 
c) O advogado poderá a qualquer tempo renunciar ao mandato, devendo, entretanto, assistir o mandante nos dez dias subsequentes a fim de lhe evitar prejuízo, salvo na hipótese de ter comprovado que cientificou o mandante para que nomeasse substituto. 
d) Caso o advogado deixe de declarar na petição inicial o endereço em que receberá intimação, poderá fazê-lo até a fase de saneamento, mas as intimações somente informarão o nome do advogado quando tal dado estiver regularizado. 
3. Questão. 36º Exame de Ordem - 1ª Fase Adaptado. A respeito da capacidade processual, assinale a opção correta. 
a) A sociedade sem personalidade jurídica será representada em juízo por qualquer dos sócios.
b) Atualmente, não existe hipótese em que um cônjuge precise de autorização do outro para propor ação judicial. 
xc) Toda pessoa que se acha no exercício dos seus direitos tem capacidade para estar em juízo.
d) Se os interesses do incapaz colidirem com os do representante legal, será dispensável a representação, a critério do juiz.

Outros materiais