Buscar

Evolução do conceito da qualidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Sistemas de Gestão e Controle da Qualidade
Engenharia Mecânica
Prof. Roosevelt Bezerra Filho
*
Evolução do conceito da qualidade
O termo Qualidade tem duplo enfoque:
Perspectiva do mercado; e 
Perspectiva da empresa.
*
Evolução do conceito da qualidade
No conceito da perspectiva do mercado, a qualidade é um fator estratégico. 
Desatacam-se os aspectos da orientação para os resultados.
*
Evolução do conceito da qualidade
No conceito da perspectiva da empresa, a qualidade é uma forma de atuação para competir.
Os aspectos destacados são os métodos para competir.
*
A evolução do conceito da qualidade
Fatores que motivaram um papel mais importante da gestão da qualidade.
Mudanças econômicas e sociais ocorridas após a Segunda Guerra Mundial;
Crises; e 
Inovações tecnológicas
*
A Qualidade hoje
A globalização provocou mudanças profundas no modo como as organizações atuam no mercado, exigindo das empresas a busca por maior eficiência e produtividade para superar os desafios que a concorrência global as impõe. Nesse contexto, a Gestão da Qualidade tem sido discutida e difundida no meio organizacional como uma estratégia fundamental para superar os problemas e alcançar os objetivos. 
*
O enriquecimento do conceito da qualidade
Iniciada em meados do século XVIII, aproximadamente, em 1760, provocou mudanças nos processos de manufatura , através da transição dos métodos de produção artesanal para a produção por máquinas. 
 
Nesse contexto, ainda que os artesãos tivessem o cuidado de produzir suas peças com muito capricho, a Revolução Industrial trouxe para os negócios os primeiros passos para a padronização  das peças, uma vez que as prensas das máquinas permitiam a produção de um maior número de produtos, contendo as mesmas características de peso, tamanho e aparência.
 
Essas características também foram responsáveis por gerar novas oportunidades nas grandes indústrias, fazendo com que muitos artesãos passassem a trabalhar em fábricas e, alguns pequenos proprietários como supervisores de produção.  
Revolução Industrial
*
O enriquecimento do conceito da qualidade
A qualidade está diretamente relacionada à eficiência operacional de uma organização. A eficiência é obtida quando desenvolvemos nossas atividades utilizando as técnicas mais adequadas para o alcance dos objetivos organizacionais, gastando menos recursos.
*
O enriquecimento do conceito da qualidade
Dentro dos conceitos de estratégia empresarial, normalmente a vantagem competitiva é entendida como algo que repercute positivamente na percepção de valor dos produtos ou serviços que a empresa fornece aos seus clientes.
Dessa forma, ela possibilita um crescimento acima da média do seu setor. 
Vantagens Competitivas
*
O enriquecimento do conceito da qualidade
Este conceito de qualidade foi enriquecido ao longo do tempo pelas organizações, que foram adaptando-se aos cenários que encontravam, modificando direções.
Cinco estágios podem ser identificados nessa evolução.
*
O enriquecimento do conceito da qualidade
Plan1
		Conceito da Qualidade		Direção		Linhas Mestras
		1. Adequação ao padrão		Definir qualidade como o produto que faz o que os projetistas pretendem que ele faça.		Padronização atendendo aos interesses do produtor e controle do produto.
		2. Adequação ao uso		Defir qualidade como o produto que pode ser usado exatamente como os clientes querem utilizá-lo.		Padronização atendendo aos interesses do consumidor e controle do produto.
		3. Adequação de custo		Acrescentar à adequação do produto sua obtenção a custos competitivos.		Deslocamento do controle do produto através da inspeção para o controle dos processos. Remoção de barreiras funcionais e hierárquicas.
		4. Adequação às necessidades latentes		Atender às necessidades dos clientes antes que eles estejam cônscios dessas necessidades.		Integração com os clientes através de sistemática revisão e análise crítica de suas necessidades.
		5. Adequação ás expectativas dos acionistas e de mercados maduros e saturados.		Satisfazer o cliente através do reconhecimento do valor do produto, com melhor utilização das vantagens competitivas.		Desenvolvimento de planos da qualidade orientados pelo planejamento estratégico e de gestão.
Plan2
		
Plan3
		
*
Enriquecimento: foco e instrumentos
Nos Estados Unidos, na década de 1920, foram desenvolvidos os primeiros passos do movimento da qualidade. Importantes contribuições surgiram como resultado do trabalho de Shewhart, Dodge e Romig que desenvolveram trabalhos na área da qualidade dos produtos.
*
Enriquecimento: foco e instrumentos
Maiores modificações em relação à qualidade começaram a se desenvolver a partir de 1944/1945. O conceito de qualidade sofreu importantes mudanças.
*
Enriquecimento: foco e instrumentos
Plan1
		Conceito da Qualidade		Década		Foco		Razões da Mudança		Principais ferramentas e procedimentos
		Adequação ao padrão		50		Empresa		Produção 
em massa		* Padronização
* Controle estatístico de processos
* Inspeção
		Adequação ao uso		60		Cliente		Revolução do consumidor		* Pesquisa de mercado
* Envolvimento interfuncional
		Adequação de custo		70		Empresa		Crise do 
petróleo		* Círculos da qualidade
* Métodos para melhorias:
- Sete passos do CQ
- Sete ferramentas do CQ (velhas)
- Gerenciamento do cotidiano
		Adequação às 
necessidades latentes 
(produto, flexibilidade, tempo)		80		Cliente		Competição 
com as novas 
nações industrializadas		* Desdobramentos da função qualidade
* Sete ferramentas gerenciais
* gerenciamento por processos
* Gestão à vista
* Sistemas de garantia da qualidade
		Adequação ás 
expectativas dos acionistas
 e de mercados maduros 
e saturados.		90		Empresa		Economia
 global		* Alianças estratégicas
* Parcerias com clientes e fornecedores
* Gerenciamento por políticas
* Rupturas em padrões de resultados
Plan2
		
Plan3
		
*
A QUALIDADE TOTAL
Sem dúvida a gestão pela Qualidade Total tornou-se, nos dias de hoje, foco de atenção e de grandes preocupações para a maioria dos executivos confrontados com a responsabilidade que significa definir, em matéria de escolhas de metodologias ou linhas de atuação, quais devem ser seguidas pelas organizações na tentativa de superar os desafios que a turbulência do momento econômico lhes apresenta.
*
A QUALIDADE TOTAL
A noção de administração da qualidade total foi introduzida por Feigenbaum em 1957. 
Mais recentemente, tem sido desenvolvida por meio de várias abordagens amplamente conhecidas, introduzidas por vários “gurus da qualidade”, como Deming, Juran, Ishikawa e Crosby.
*
Os pioneiros da qualidade
Deming
Ficou conhecido por haver desenvolvido um sistema para controle estatístico da qualidade. Enfatizava o comprometimento e as ações da gerência das organizações mas sustentava que a empresa deveria adotar seu sistema em todos os níveis. Desempenhou um importante papel no aumento da visibilidade dos processos e consciência da necessidade de contínua melhoria.
*
Os pioneiros da qualidade
Deming
14 pontos para a melhoria da qualidade de Deming
Crie constância de propósito.
Adote nova filosofia.
Cesse a dependência de inspeção.
Evite ganhar negócio baseando-se em preço.
Melhore constantemente o sistema de produção e serviço.
Institua treinamento no trabalho.
Institua liderança.
Elimine o medo.
Rompa barreiras interdepartamentais
Elimine slogans e exortações.
*
Os pioneiros da qualidade
Deming
14 pontos para a melhoria da qualidade de Deming
Elimine quotas ou padrões de trabalho.
Faça com que as pessoas sintam orgulho pelo trabalho.
Institua programas de educação e de automelhoria.
Coloque todos para trabalhar pelo alcance das metas.
*
Os pioneiros da qualidade
Juran
Seus ensinamentos cobriam os mecanismos gerenciais de planejar,
organizar e controlar. Enfatizava a responsabilidade da gerência no alcance das metas da qualidade. Definia qualidade como adequação ao uso. Destacava a necessidade de medir resultados alcançados e de aplicar uma metodologia para solução de problemas. Promoveu a integração entre as funções como técnica para o aprimoramento da qualidade. Pregava a necessidade de promover rupturas, melhorias significativas, em padrões de resultados.
*
Os pioneiros da qualidade
Armand Feigenbaum
Usou uma abordagem mais abrangente à qual se atribuiu o nome de Controle Total da Qualidade. Desenvolveu um sistema para integrar os esforços para desenvolver, manter e aprimorar a qualidade. Contemplava principalmente a inibição da propagação de falhas.
*
Os pioneiros da qualidade
Philip Crosby
Foi quem obteve maior sucesso comercial promovendo seus pontos de vista sobre a qualidade. Enfatizou que um sistema para alcance de melhores níveis de qualidade deve ser principalmente preventivo e estabeleceu o “zero defeitos” como uma direção a seguir. Destacou a importância da motivação e do planejamento e não se aprofundou na utilização do controle estatístico de processos e da metodologia de solução de problemas. Trabalhou sistematicamente a idéia de que os custos de prevenção sempre seriam inferiores aos custos de detecção, correção e falhas.
*
Os pioneiros da qualidade
Philip Crosby
Máximas da administração da qualidade de Crosby
Qualidade é conformidade às exigências.
Prevenção, não inspeção.
O padrão de desempenho deve ser “zero defeito”.
Mensure o “preço da não-conformidade”.
Não existe essa figura chamada problema de qualidade.
*
Os pioneiros da qualidade
Kaoru Ishikawa
Pioneiro japonês que ganhou maior destaque em qualidade. Reconhecia que o controle da qualidade havia sido uma invenção americana, porém, chamava a atenção para o fato de que no Japão sua prática, devido a participação de todos, dos chefes até os operários da linha de produção, havia alcançado maior sucesso. Enfatizava que o relativo insucesso do mundo ocidental podia ser atribuído ao fato de que a prática da qualidade havia sido delegada a especialistas e consultores. Pregava que “a paciência é uma virtude” e, por essa razão insistia na prática da qualidade durante todo o tempo, de modo sistemático, sem interrupções.
*
Gerenciamento da Qualidade Total
Para que se entenda melhor o conceito de qualidade total (TQM) é bom conhecer outros programas e sistemas relativos a qualidade.
*
Gerenciamento da Qualidade Total
CQ – Controle da Qualidade (desde 1900)
Consiste no desenvolvimento de sistemas que monitoram o projeto, o processo de fabricação, a assistência técnica de um produto ou de um serviço.
CEP – Controle Estatístico de Processos (1945)
É o controle da qualidade realizado utilizando-se técnicas estatísticas.
*
Gerenciamento da Qualidade Total
Zero Defeito (1960)
Sistema de gestão da qualidade desenvolvido por P. Crosby
CCQ – Círculos de Controle da Qualidade (1962)
Reunião de pessoas que investigam problemas de qualidade existentes ou potenciais. Desenvolvido por K. Ishikawa
*
Gerenciamento da Qualidade Total
Sistema de Qualidade Amplo Empresarial (1980)
Sistema de gestão empresarial baseado na qualidade e desenvolvido por K. Ishikawa e por E. W. Deming.
Qualidade Garantida (1980)
Consiste em oferecer uma garantia ao cliente assegurando que o produto ou o serviço oferecido é confiável.
*
Gerenciamento da Qualidade Total
Qualidade Assegurada (1980)
Está relacionada com aspectos de segurança e de responsabilidade civil quanto ao produto ou ao serviço vendido.
Sistema ISO 9000 (década de 80)
Sistema para a garantia da qualidade de produtos e serviços.
*
Gerenciamento da Qualidade Total
Excelência Empresarial (1980)
Sistema de avaliação de empresa envolvendo múltiplos aspectos. O Prêmio Nacional de Qualidade Malcolm Baldridge foi criado naquele ano. No Brasil existe a Fundação Prêmio Nacional de Qualidade, que realiza esse trabalho visando verificar a excelência empresarial.
*
Gerenciamento da Qualidade Total
TQM Total Quality Management
O conceito de gerenciamento da qualidade total é um conceito abrangente que envolve não somente aspectos de qualidade mas também atividades de benchmarck, projeto de produtos e de processos, suprimentos, logística e solução de problemas, e está fortemente apoiado nas pessoas da empresa.
*
Gerenciamento da Qualidade Total
TQM pode ser vista como a extensão lógica da maneira em que a prática da qualidade tem progredido. Originalmente, a qualidade era atingida por inspeção, separar os defeitos antes de serem percebidos pelos consumidores. O conceito de CQ desenvolveu uma abordagem mais sistemática não apenas para detectar mas também para tratar os problemas de qualidade. 
*
Gerenciamento da Qualidade Total
A GQ ampliou a responsabilidade da qualidade ao incluir outras funções, além das operações diretas. Também tornou crescente o uso de técnicas estatísticas mais sofisticadas para a qualidade. TQM envolve muito do que já existia, mas desenvolveu seus temas exclusivos...
*
Gerenciamento da Qualidade Total
As técnicas da qualidade passaram a ser incorporadas por organizações no mundo inteiro, com a globalização a necessidade de se produzir bens sob o enfoque da qualidade tem sido um caráter principal para que as organizações se mantenham competitivas nos mercados em que atuam. A qualidade então passa a fazer parte do cotidiano organizacional, sendo incorporadas a qualquer tipo ou tamanho de organização.
*
Gerenciamento da Qualidade Total
É imprescindível que a gestão da qualidade seja conduzida de forma estratégica para que a organização possa obter os resultados esperados com a adoção de tais técnicas de gestão.
*
Referências
Material elaborado com base em:
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CB0QFjAAahUKEwj1jtyN8MnHAhVKCpAKHRIGD5o&url=http%3A%2F%2Fwww.fat.uerj.br%2Fintranet%2Fdisciplinas%2FIntroducao%2520a%2520Engenharia%2520de%2520Producao%2FIEP%2520II%252020052%2FEvolu%25E7%25E3o%2520do%2520conceito%2520da%2520qualidade%2520(aula%25203).ppt&ei=q1TfVbWNI8qUwASSjLzQCQ&usg=AFQjCNH0rB6Okikc8oZkQ4zmhFekOUXXYQ
E Material própio

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais