Buscar

Atividade 1 - Libras (EAD Letras/UFPE)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 – Primeiros passos na História 
Aluna: Vanessa da Silva Cavalcante – Polo Recife/PE
1 – Faça um breve resumo do que foi o Congresso de Milão
O I Congresso Internacional de Educadores de Surdos foi realizado entre os dias 6 e 11 de setembro de 1880, em Milão, na Itália, composto em sua grande maioria por educadores da prática do oralismo puro (método alemão). Através da votação de oito resoluções, ficou aprovada à proibição, oficialmente, da língua de sinais e qualquer manifestação da língua gestual na educação dos surdos, sendo substituída pela linguagem falada. 
Após o congresso, muitos países da Europa e da América Latina adotaram o método oral como forma de ensino. No entanto, houve redução na quantidade de alunos surdos nas escolas devido à dificuldade de comunicação, pois como não podiam utilizar sinais, gestos ou mímicas e como não ouvem, não conseguiam falar. 
2 – Explique o que é Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo
Oralismo é um método de ensino que começou a ser praticado principalmente após o Congresso de Milão, ao qual era exigido que o surdo se comunicasse oralmente, proibindo-lhe utilizar sinais, gestos ou mímicas. O aluno teria que aprender a superar suas limitações de surdez e colocar em prática a fala. Essa abordagem tirou do surdo sua cultura da utilização da língua de sinais, e de certa forma, o afastou ainda mais da sociedade ouvinte, que tentava “adaptá-lo” para a nossa realidade e não a dele. 
Comunicação Total é a utilização de sinais, leitura orofacial, leitura labial, alfabeto digital (datilologia), gesticulação e mímica na comunicação do surdo, permitindo-lhe escolher qual melhor maneira dele se comunicar. Mesmo não conhecendo alguns sinais, utilizando a datilologia e expressão facial, é possível ter uma conversa com algum surdo, até porque, se ele conhecer LIBRAS, ele poderá ensinar o sinal respectivo de alguma palavra ou até mesmo uma frase. Este método favoreceu novamente o contato através da língua de sinais que havia sido proibido durante a imposição do oralismo.
Bilinguismo é uma proposta de ensino que defende que a língua de sinais é a língua materna (ou natural) dos surdos. Sugere ensinar duas línguas ao surdo: primeiramente a língua materna, isto é, a língua de sinais, para depois ensinar, gradativamente, a língua oficial do país, no nosso caso, a Língua Portuguesa e suas estruturas gramaticais. A aprendizagem da língua de sinais deve começar na família e a língua falada ser ensinada por outra pessoa. O objetivo do bilinguismo é permitir o desenvolvimento cognitivo-linguístico do surdo, tornando-lhe acessível às duas línguas, pois ele poderá tanto se comunicar em sinais, utilizando a comunicação viso-gestual, como também desenvolver a oralização. Por enquanto, a educação bilíngue ainda é recente e está sendo implantada, aos poucos, em alguns países como Suécia, Estados Unidos, Venezuela e Uruguai.

Outros materiais