Buscar

TGA - QUADRO COMPARATIVO DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plan1
	TEORIA	ÉPOCA	AUTOR(ES)	ASPECTOS MAIS IMPORTANTES
	1- Administração Científica 	1890	Taylor	Foco do estudo: Operários e tarefas Criar método de trabalho produzindo ORT - Organização Racional do Trabalho 9 princípios para se conseguir maior produtividade.
	2- Modelo Norte-Americano de Produção	1910/1920	Ford	Modelo de produção em massa (grande quantidade) 3 princípios (Intensificação; Economicidade; Produtividade) Produto padrão (mesmo modelo, igual) Operário especialista (executa uma unica função) Produção linear.
	3 - Teoria Clássica Administrativa	1916	Fayol	Foco na estrutura da Organização (departamentos) 6 funções (técnicas, comerciais, financeiras, segurança, contabéis e administrativas) Funções universais da organização: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar 14 princípios da organização Cadeia escalar: princípio de comando (linha de autoridade)
	4 - Modelo Japonês de Produção	1950	Taiichi Ono (Toyotismo)	Produzir apenas o necessário, reduzindo os estoques ao mínimo
Automatização – utilizando máquinas que desligavam automaticamente caso ocorresse qualquer problema, um funcionário poderia manusear várias máquinas ao mesmo tempo, diminuindo os gastos com pessoal
Just in time: sem espaço para armazenar matéria-prima e mesmo a produção, criou-se um sistema para detectar a demanda e produzir os bens, que só são produzidos após a venda.
Os trabalhadores passaram a trabalhar em grupos, orientados por uma líder
Controle de qualidade total. 
	5- Teoria das Relações Humanas Motivação Liderança Comunicação Organização Informal Dinâmica de Grupo	1930	Mayo	Pesquisa de Hawthorne O trabalho é uma atividade grupal
O operário reage como um membro de um grupo social
O conflito é o germe da destruição
A formação de uma elite capaz de compreender e de comunicar, dotada de chefes democráticos e simpáticos.
	6- Teoria Comportamentalista	1947	Herbert Simon Chester Barnard	Evidenciou os diferentes estilos com que os administradores dirigiam seu pessoal Valorização do trabalhador em qualquer empreendimento baseado na cooperação Busca de soluções democráticas e flexíveis para aos problemas organizacionais
	7- Teoria das Necessidades Humanas	1943	Maslow	Pirâmide de Maslow (auto-realização, autoestima, necessidades sociais, necessidades de segurança, necessidades fisiológicas básicas)
	8- Teoria dos dois fatores	1959	Herzberg	Fatores Higiênicos: Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Fatores Motivacionais: Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho.
	9- Teoria X e Y	1960	McGregor	Teoria X: O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas. Teoria Y: O trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis
	10- Teoria Z	1982	William Ouchi	Os gestores devem dar o exemplo dos valores que os funcionários devem seguir. Esta teoria afirma que há três fatores críticos de sucesso para qualquer sistema de gestão que são: confiança, solidariedade e intimidade.
	11 - Sistema de administração 	1950	Ludwing Von Bertalanffy	Sistemas físicos ou concretos: São equipamentos, máquinas, objetos, coisas reais, ou seja, “hardware”. Sistemas abstratos ou conceituais: São os planos, as ideias, as hipóteses, são chamadas de “software”. Sistemas fechados: Não recebem influência do ambiente e não influenciam o ambiente. Sistemas abertos: Trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente. São adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente às condições do meio.
	12- Sistema de Cooperação 	2004	Chiavenato	Com o intuito de manter o clima de harmonia e cooperação dentro da organização, os funcionários costumam receber incentivos. Para que estes incentivos realmente ajudem a organização a atingir seus objetivos, é necessário que os funcionários percebam que esses estímulos são vantajosos a ponto de compensar o esforço extra e estão relacionados aos objetivos que devem ser atingidos. Os incentivos podem ou não estar relacionados ao desenvolvimento e crescimento da organização.
	13- Sistema de Decisões	2001	Simon	Toda a decisão envolve seis elementos: 1) Tomador de decisão; 2) Objetivos; 3) Preferências; 4) Estratégias; 5) Situação e 6) Resultado. Decisão racional: ocorre quando na alternativa escolhida, os meios são apropriados para alcançar um determinado fim.
	14- Conflitos nas organizações	2004/2012	Berg Chiavenato 	Abordagem estrutural: o conflito se forma das percepções criadas pelas condições de diferenciação, recursos limitados e escassos e de interdependência. Abordagem de processo: essa abordagem procura reduzir conflitos através da modificação de processos, podendo ser realizada por uma parte do conflito, por pessoas de fora ou uma terceira parte, e pode ser conduzida de três formas: a desativação do conflito; eunião de confrontação entre as partes; ou colaboração.
	15- Teoria do desenvolvimento organizacional	1964	Bradford	Variáveis do Desenvolvimento Organizacional: O meio ambiente, a influência das mudanças no ambiente organizacional, crescimento tecnológico, crescimento das comunicações, crescimento do conhecimento, etc. A organização, falando de assuntos como flexibilidade, dinamismo e proteção contra as consequências geradas por agitação ambiental; Grupo social, que envolve situações relacionadas a conflitos, comunicação e liderança.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais