Buscar

Trabalho G1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Trabalho Gestão Tecnológica I
Professora: Angela Ruriko Sakamoto
Alunos: João Paulo, Eduardo, Mariana, Késia
Análise FOFA(SWOT) e cadeia de suprimentos – alternativas para melhorar o desempenho operacional
Empresa utilizada como foco de estudo
MINERATINS – Companhia de mineração do Tocantins 
MINERATINS – Companhia de Mineração do Tocantins
É uma Empresa de economia mista de que o Estado do Tocantins é o acionista majoritário. Seu propósito institucional é apoiar e dinamizar a atividade de mineração, transformando-a num vetor de potencialização do desenvolvimento industrial do Estado.
Na execução desse seu papel, o estímulo à ampliação da pauta e ao crescimento do valor da produção mineral no Estado constitui o foco principal das atenções da Empresa.
E isto, a Mineratins tem consciência, somente poderá ser alcançado com a participação do investimento privado. Tanto maior será o êxito da Empresa nessa sua missão quanto mais expressiva for a atratividade do Estado para tais investimentos.
A par da atratividade intrínseca de sua própria geologia, pródiga em terrenos de alta potencialidade, a exemplo de diversas seqüências vulcano-sedimentares, incluindo greenstone belts arqueanos, a diminuição dos riscos inerentes à pesquisa mineral no território tocantinense impõe-se como elemento determinante para o salto que o Estado pretende promover neste setor.
Ampliar e aprofundar o conhecimento geológico, geofísico e geoquímico do território estadual, trazendo-o para níveis escalares que permitam a tomada de decisões de investimento bem fundamentadas é, portanto, um compromisso institucional inarredável da Mineratins.
Os investidores, os profissionais e os estudiosos da geologia e da mineração são parceiros estratégicos que nós da Mineratins e do Estado do Tocantins queremos ter a nosso lado, para compartilhar a construção de uma história de muito trabalho e grande sucesso conjunto.
Força:
As atividades de mineração da Mineratins se resumiam a extração de minerais de uso imediato na construção civil (areia, argila, rochas britadas e cascalho), água mineral e calcários calcíticos e dolomíticos, e/ou magnesianos, para aplicação como insumo básico na fabricação de cimento e corretivos de solos, respectivamente, além de gemas (esmeralda, granada e quartzo).Sendo esses materiais de fácil comercio. 
Fraqueza:
Depender dos investimentos do governo Estadual.
Oportunidade:
A Mineratins conta com sete oportunidades de negócios para o setor mineral. Sendo duas destas áreas na região de Porto Nacional, uma com 2 mil hectares para exploração de titânio e outra área de 50 hectares de quartzo. Outras duas oportunidades estão em Araguanã, onde são 1600 hectares com potencial para grafita e ouro. Em Jaú do Tocantins, a Companhia está ofertando uma área de 315 hectares para a extração de cromo, e ainda em Jaú e parte em Palmeirópolis há outra área de 400 hectares do mesmo minério, e 474 hectares de zircônio. A sétima área ofertada é de ilmenita, e a área de exploração é de 1322 hectares e se encontra em Brejinho de Nazaré. 
Ameaças:
Entradas de novas empresas na área de mineração no estado do Tocantins.
Quadro analise FOFA(SWOT)
Força:As atividades de mineração daMineratinsse resumiam a extração de minerais de uso imediato na construção civil (areia, argila, rochas britadas e cascalho), água mineral e calcárioscalcíticosedolomíticos, e/ou magnesianos, para aplicação como insumo básico na fabricação de cimento e corretivos de solos, respectivamente, além de gemas (esmeralda, granada e quartzo).Sendo esses materiais de fácil comercio.
Oportunidade:AMineratinsconta com sete oportunidades de negócios para o setor mineral. Sendo duas destas áreas na região de Porto Nacional, uma com 2 mil hectares para exploração de titânio e outra área de 50 hectares de quartzo. Outras duas oportunidades estão emAraguanã, onde são 1600 hectares com potencial para grafita e ouro. Em Jaú do Tocantins, a Companhia está ofertando uma área de 315 hectares para a extração de cromo, e ainda em Jaú e parte em Palmeirópolis há outra área de 400 hectares do mesmo minério, e 474 hectares de zircônio. A sétima área ofertada é deilmenita, e a área de exploração é de 1322 hectares e se encontra em Brejinho de Nazaré.
Fraqueza:Depender dos investimentos do governo Estadual.
Ameaças:Entradas de novas empresas na área de mineração no estado do Tocantins.
Modelo de Cadeia de Suprimentos aplicada a Mineração.
Alternativas para melhorar o desempenho operacional
Interesse das entidades envolvidas(Governo Estadual e iniciativa privada)
Maiores investimentos
Aquisição de bens(equipamentos)
Contratação de mais profissionais
Investimento em pesquisas
Referências bibliográficas
MINERATINS
SITE MINERATINS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais