Buscar

REVISÃO PSICOLOGIA DA PARCEPÇÃO AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REVISÃO PSICOLOGIA DA PARCEPÇÃO, 2º PERIODO, 2015.2, AV1
CONCEITOS GERAIS DE NEUROCIÊNCIA
O sistema nervoso é um sistema composto por um conjunto de unidades, altamente interconectados, que permitem uma intensa comunicação química. Além disso, a célula do sistema nervoso central tem a capacidade de alterar as voltagens de suas membranas plasmáticas, características que as distingui das demais células do copo. Essas duas características permitem que o sistema nervoso mapeie o ambiente e o estado fisiológico e metabólico do organismo.
As sinapses podem ser separadas em três elementos:
Membrana pré-sináptica: responsável pela liberação dos neurotransmissores.
Fenda sináptica: local onde os neurotransmissores são liberados.
Membrana pós-sináptica: local onde encontramos uma série de estruturas. proteicas que funcionam como verdadeiros receptores moleculares.
Os neurônios têm dois polos, um negativo e um positivo. Essa polarização de moléculas eletricamente carregados (íons) que se organizam de forma que uma concentração maior de moléculas com carga negativas (ânions) ficam no interior das células e uma concentração maior de cargas positivas (cátions) na face externa da membrana celular. Essa concentração é possível pela existência de canais que permitem a passagem de íons para dentro ou para fora das células, são canais iônicos.
OS CANAIS ÍONICOS podem ser de dois tipos: os abertos, que permitem passagem livre de íons, e o controlador por comportas que só permitem a passagem de íons em determinadas situações.
Quando uma substância da liga neles, são chamados de canais iônicos controlados por comporta dependente de ligante. Receptores inotrópicos,
Alterações de voltagem também abre canais iônicos específicos.
MEMBRANA PLASMÁTICA: membrana semipermeável que envolve a célula, constituída de fosfolipídios que isolam o meio interno do meio externo.
SINTESE PROTEICA: é a produção de proteína celulares organizadas pelo DNA. A síntese proteica ocorre no corpo celular, o lugar onde estão localizadas também muitas organelas celulares.
ORGANELAS CELULARES: são os “pequenos órgãos” de célula, são compartimentos celulares limitados por membranas que desempenham papeis específicos no funcionamento celular.
DENDRITOS: são prolongamentos que ramificam-se profundamente, formando uma estrutura semelhante a uma árvore com seus galhos. Os dendritos são uma região especializada em receber sinais de outros neurônios ou de outros tipos celulares.
AXÔNIO: prolongamento principal de um neurônio, sua função principal é a condução de impulso é a condução do impulso nervoso. O axônio tem como função conduzir o impulso nervoso ou potencial de ação.
POTENCIAL DE AÇÃO: alteração transitória na vantagem da membrana plasmática do neurônio, é conhecida como um pulso nervoso devido a sua característica de percorrer o corpo do axônio dos neurônios.
POTENCIAL DE REPOLSO: ocorre quando as células apresentam uma diferença de potências elétricos entre a face externa e interna da célula.
DESPOLARIZAÇÃO: a entrada de íons positivos na célula ou a saída de íons negativos desta diminuem a diferença de potenciais elétricos entre a face externa e interna.
BOTÕES SINÁPTICOS: no final dos axônios encontramos expansões que formam terminais especializados em comunicação química. Constituintes das sinapses que é região onde ocorrem a comunicação entre os neurônios.
CANAIS IÔNICOS: são estruturas proteicas integradas a membrana plasmática da célula, geralmente possuem quatro subunidades em forma de um poro que permite o trânsito de íons para dentro ou para fora das células.
NEUROTRANSMISSORES: são substâncias química produzidas e liberadas pelo neurônio. Em geral são os peptídeos, aminas, aminoácidos, mas outras substancias também podem agir como neurotransmissores.
OSMOSE: a osmose é um processo onde a água se movimenta entre dois meios conforme a concentração de solutos.
RECEPTORES IONOTRÓPICOS: são canais iônicos controlados por comportas dependentes de ligantes. São receptores que abrem diretamente canais iônicos.
EXPRESSÃO GÉNICA: é quando a informação armazenada nos genes da célula é decodificada para produzir algum produto celular.
SINTESE PROTEICA: é a produção de proteínas a partir da tradução e da transcrição do DNE e RNA da célula.
RECEPTORES METABOTRÓPICOS: é um receptor de membrana celular que produz suas funções pela ativação de um segundo mensageiro intracelular.
PROTEINA G: é uma família de proteínas constituídas por três subunidades que atuam como catalizadores de reações intracelulares.
BASTONETES: bastonetes são células da retina dos vertebrados que respondem a baixos níveis de iluminação e são responsáveis pela visão noturna,
ASPECTOS FUNCIONAIS DO SNC.
REGIÃO DE PROGEÇÕES UNIMODAIS: são regiões do córtex cerebral que recebem projeções de uma modalidade sensorial.
REGIÕES DE PROJEÇÕES TERCIÁRIAS: são áreas de processamento associativo de mais de uma modalidade sensorial envolvida em atividade de processamento cognitivo superior.
PROCESSAMENTO SEQUENCIAL: forma de processamento que estabelece uma rotina de operações em uma sequência de etapas que devem obedecer.
PROCESSAMENTO EM PARALELO: é um sistema de processamento que permite que uma informação seja processada por várias vias ao mesmo tempo.
SENSAÇÃO E AS VIAS SENSORIAIS.
RECEPTORES SENSORIAIS: são estruturas que reconhecem os estímulos externos do ambiente.
QUÍMIORECEPTORES: são responsáveis sensíveis a estímulos químicos (olfativo gustativo).
MECANORECEPTORES: sensíveis a estimulação mecânica (táteis e ouvido interno).
FOTOCEPTORES: sensíveis a luz (visão).
NOCICEPTORES: responsáveis pela sensação de dor.
TERMOCEPTORES: sensíveis a variação da temperatura (tato).
LIMIAR: o mínimo de energia necessária para ativar um receptor.
CONTRALATENTE: ao lado oposto.
LEMNISCO MEDIAL: feixe de fibras sensoriais.
TÁLAMO: região do diencéfalo, localizado acima do hipotálamo e faz parte do sistema límbico (relativo as emoções).
TRANSDUÇÃO: função das células receptoras de transformação da informação sensorial e impulso nervoso.
DESPOLARIZAR: processo pelo qual a diferença de voltagem na face interna da membrana com a face externa diminui.
HIPERPOLARIZAR: nesse caso o contrário da despolarização a diferença da face interna e da face externa aumenta fazendo com que a atividade do neurônio seja inibida.
POTENCIAL DO RECEPTOR: é uma alteração da voltagem na membrana celular como resposta a um estímulo energético.
ZONA DE DISPARO: regiões dos neurônios com grande quantidade de receptores dependente de voltagens, que são ativados quando o neurônio alcança o limiar do disparo.
CAMPO RECEPTOR: região do corpo que estimulo produz uma atividade no receptor sensorial.
ORGANIZAÇÃO TOPOGRÁFICA: é uma correspondência entre a concentração e posição dos receptores.

Outros materiais