Buscar

FSS 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENT0S SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
	1a Questão (Ref.: 201102389776)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O Sistema Único de Saúde - SUS - é um dos principais representantes das transformações nas políticas públicas na sociedade brasileira. Os três princípios fundamentais organizadores do SUS são:
		
	 
	integridade; individualidade; participação popular
	
	integralidade; territorialidade; hierarquização
	
	integralidade; universalidade; territorialidade
	 
	universalidade; equidade; integralidade
	
	descentralização; unversalidade; coletividade
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102391726)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia a notícia abaixo:
"Criacionismo ganha fôlego contra Darwin em escolas dos EUA (Pascal Barolier, da France Presse, em Washington - EUA). A teoria da origem das espécies de Charles Darwin, raramente contestada pelos cientistas, tem sido duramente atacada pela direita religiosa norte-americana, que deseja introduzir no ensino o criacionismo, ideia de uma inteligência superior na origem do mundo. A teoria de Darwin, segundo a qual homem e alguns primatas têm um ancestral comum, é questionada pelos membros mais religiosos dos conselhos escolares locais, como o da pequena cidade de Dover, Pensilvânia, onde os professores de biologia têm que ensinar aos alunos de 14 anos que existe uma força criadora superior. A decisão adotada em outubro foi até agora o maior avanço da corrente "criacionista", que defende a teoria de que os animais e plantas foram criados isoladamente, espécie por espécie. No seio deste grupo, uma tendência de aparência mais progressista aceita a ideia de uma evolução, atribuindo-a, entretanto, a uma força inteligente. "Em 2004, houve vários problemas assinalados no ensino da teoria da evolução em 24 Estados, mas felizmente nenhuma das leis antievolucionismos apresentadas em cinco Estados foi aprovada", declarou Eugenie Scott, diretora do Centro Nacional para a Educação Científica, com base em Oakland, na Califórnia." (Retirado dewww.folhaonline.com.br).
Analise as afirmativas abaixo:
I - A discussão entre cientistas e religiosos sobre a explicação da origem das coisas surge no momento em que a ciência, detentora das explicações racionais desde a origem do homem, se vê frente ao caráter técnico e indubitável da religião.
II - A religião vê suas explicações sendo comprometidas com o avanço da ciência. Por isso, formou cientistas para explicar que a teoria criacionista é muito mais científica do que a explicação darwinista.
III - A explicação darwinista, apesar de científica, fundamenta seus estudos em preceitos religiosos do século II a.C.
IV - A explicação criacionista está estritamente vinculada à influência da fé e o afastamento da ciência enquanto explicação viável.
Assinale a opção que contempla as afirmativas corretas:
		
	
	Apenas I está correta
	 
	Apenas III e IV estão corretas
	
	apenas II está correta
	
	I e II estão corretas
	 
	Apenas IV está correta
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102416943)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A promoção da saúde é um conceito multidisciplinar que admite diversas característivas e ações. Assinale a alternativa que NÃO REPRESENTA uma característica ou ação de promoção da sáude.
		
	 
	Devolver poder à comunidade no gerenciamento de seus estados de saúde e doença.
	
	Fornecer meios e oportunidades para autonomia das pessoas.
	
	Traz vantagens econômicas diretas, como menos gastos com a doença.
	
	Capacitar as pessoas para aumentarem o controle sobre sua saúde.
	 
	Permite a melhoria da saúde estimulando a criação de dispositivos como hospitais e clínicas médicas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102393405)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As indagações acerca das condições de existência dos seres humanos começaram a adquirir consistência científica no mundo moderno. Tais indagações são a porção mais fascinante ou importante do objeto da sociologia, que se propõe a observar e a explicar os fenômenos sociais. Acerca da formalização do estudo dos fenômenos sociais na disciplina sociologia, assinale a opção CORRETA.
		
	 
	No plano puramente intelectual, os modos de conceber e de explicar o mundo dos cientistas sociais aliam-se à concepção religiosa para formar as bases objetivas do pensamento sociológico.
	
	Todos os principais autores clássicos da sociologia (Marx, Durkheim, Weber, Simmel) estavam de acordo com a ideia de que era necessário mudar, além da própria natureza humana, também a sociedade em que viviam.
	 
	A explicação sociológica exige, como requisito essencial, um estado de espírito que permita entender que a vida em sociedade está submetida a uma ordem decorrente de condições, fatores e produtos da vida social.
	
	A explicação sociológica exige que o pesquisador tenha que deixar de possuir qualquer filiação religiosa ou partidária, visando a manter a neutralidade científica.
	
	Há estreita vinculação entre a psicologia e a sociologia, pois os estados de consciência individual e coletiva têm a mesma natureza.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102393432)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia atentamente o texto abaixo:
Comem muito e com grande avidez e, apesar de embebidos em sua tarefa, ainda acham tempo para fazer grande bulha. A altura da mesa faz com que o prato chegue ao nível do queixo; cada qual espalha seus cotovelos ao redor e, colocando o pulso junto à beirada do prato, faz com que, por meio de um movimento hábil, o conteúdo todo se lhe despeje na boca. Por outros motivos além deste, não há grande limpeza nem boas maneiras, durante a refeição; os pratos não são trocados, sendo entregues ao copeiro segurando-se o garfo e a faca numa mesma mão; por outro lado, os dedos são usados com tanta frequência como o próprio garfo. Extraído de LUCCOCK, J. As refeições no Rio de Janeiro, princípio do século XIX. In CÂMARA CASCUDO, L. Antologia da Alimentação no Brasil. Rio de Janeiro: Livros Técnico e Científicos, 1977. p. 163.
Neste trecho da descrição de uma refeição no Rio de Janeiro feita por Luccock, o conceito que se aplica é:
		
	
	Etnocentrismo
	 
	Identidade Cultural
	
	Positivismo
	 
	Diversidade Cultural
	
	Relativismo Cultural

Outros materiais