Buscar

PERGUNTAS 4 BIMESTRE DE DIRETO ADMINISTRATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

D01- Pregão é a modalidade de licitação, no âmbito da União Federal, para: 
a) aquisição de bens e serviços ou contratação de obras, qualquer que seja o valor estimado de contratação. 
b) contratação de obras e serviços, com valor estimado igual ou inferior ao da modalidade convite. 
c) aquisição de quaisquer bens e serviços, independente do valor estimado de contratação. 
d) aquisição de bens e serviços comuns, qualquer que seja o valor estimado de contratação. 
e) aquisição de bens e serviços, com valor estimado igual ou inferior ao da modalidade convite. 
C2- A Constituição Brasileira de 1988 prevê a licitação como processo administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse. Com base na legislação vigente é correto afirmar que 
a) o processo de licitação pode assumir como modalidades o menor preço, a melhor técnica, tomada de preço e concurso. 
b) compete privativamente à Administração Pública direta e indireta ditar normas gerais relativas à licitação e contratos. 
c) a licitação deverá obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 
d) a licitação visa propiciar iguais oportunidades aos contratantes, dentro de padrões previamente estabelecidos. 
e) os objetos de licitação são: concorrências, serviços, compras, alienações, obras e leilões.
D3- As compras, na Administração Pública, sempre que possível deverão a) ser precedidas de licitação, na modalidade de convite, independentemente do valor estimado da contratação.
b) ser precedidas de licitação, sem subdivisão de parcelas ou itens, objetivando o melhor preço.
c) ser precedidas de adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para o seu pagamento.
d) atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas. 
e) atender à quantificação e marca previamente 
A4- São hipóteses de dispensa de licitação, exceto: 
a) Contratação de serviço técnico de profissional de notória especialização 
b) Casos de calamidade pública
c) Contratação de remanescente de obra, desde que observadas a ordem de classificação e as condições do licitante vencedor
d) Locação de imóvel para atender às finalidades da Administração
e) Contratação de instituição brasileira da área da pesquisa científica, sem fins lucrativos
5. vffvf. Suponha que tenha sido realizada licitação pelo INSS para a construção de cem metros quadrados de calçadas para pedestres, conforme especificações constantes no edital. Julgadas as propostas, a licitação foi encaminhada à autoridade competente, que a homologou. Não sendo o objeto da licitação adjudicado, a empresa vencedora apresentou pedido de reconsideração em que alegou ter direito adquirido à celebração do contrato. Tendo sido este pedido aceito, a autoridade competente, antes de assinar o contrato, nele fez incluir cláusula em que impôs ao contratado a obrigação de apresentar garantia sob a modalidade de fiança bancária. Durante a execução do contrato, o INSS, julgando necessário construir dez metros quadrados adicionais de calçadas, fez novamente incluir, unilateralmente, essa alteração no contrato. Em face dessa situação, julgue os itens abaixo. 
a) Foi correta a atitude da comissão de licitação ao encaminhar o processo licitatório à autoridade competente, pois a esta cabe adjudicar o objeto da licitação.
b) Tendo sido realizada a licitação, o INSS estaria obrigado a celebrar o contrato licitado com a empresa vencedora.
c) A atitude do INSS de exigir a apresentação de garantia pela empresa contratada é lícita, ainda que essa previsão não constasse no edital.
d) A empresa contratada está obrigada a aceitar a alteração do contrato relativo ao aumento do objeto do contrato.
e) Em face da situação descrita, é correto concluir que se trata de contrato de concessão de obra pública.
A6. Considere que o GDF, por meio de seus órgãos competentes, realizou licitação para a recuperação de cem metros de asfalto em determinada via indicada no edital. A licitação foi concluída, o contrato foi celebrado e o seu objeto foi adjudicado ao vencedor. Durante a execução da obra, concluiu-se ser necessária a recuperação de mais vinte metros, que não foram objeto da licitação. Em face dessa situação, assinale a opção correta. 
a) A administração poderá celebrar aditivo ao contrato original e nele incluir o novo trecho a ser recuperado. 
b) Deverá ser realizada nova licitação, que deverá adotar a modalidade de concorrência pública. 
c) Deverá ser realizada nova licitação. A administração poderá, no entanto, adotar a modalidade de carta-convite ou de tomada de preços. 
d) Deverá ser celebrado novo contrato. A administração estará, no entanto, dispensada de realizar nova licitação.
e) A celebração de aditivo dependeria do valor a ser acrescido ao contrato original e da anuência do contratado. 
7fvvvv. Acerca da obrigatoriedade e das modalidades de licitação, julgue os itens que se seguem. 
a) A tomada de preços é modalidade de licitação em que somente poderão participar oferecendo propostas as pessoas cadastradas no órgão ou entidade licitante antes da publicação do edital.
b) Ainda que não tenha sido convidada, a empresa previamente cadastrada poderá apresentar proposta na licitação, sob a modalidade convite.
c) A existência de uma primeira fase de habilitação preliminar é uma das características da concorrência pública.
d) Em face de situação de emergência ou de calamidade pública, a licitação é dispensável.
e) Caracteriza situação de inexigibilidade de licitação a existência de fornecedor exclusivo do produto ou serviço.
C8. A Lei n° 8.666/93 (institui normas para Licitações e Contratos da Administração Pública) regula a questão relativa à exigência de prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras, sendo certo, sobre o assunto, afirmar-se que: 
a) tal exigência é obrigatória, desde que prevista no instrumento convocatório, cumprindo ao administrador determinar a modalidade de garantia a ser adotada; 
b) ainda que o omisso o instrumento convocatório, poderá a prestação de garantia ser exigida pelo administrador, em situações envolvendo alta complexidade técnica e riscos financeiros elevados, cumprindo-lhe, em tal caso, indicar a modalidade de garantia a ser adotada;
c) quando for exigida a prestação de garantia, a opção do contratado ficará adstrita a uma das modalidades mencionadas na Lei;
d) as modalidades de garantia mencionadas na Lei têm caráter meramente exemplificativo, podendo o administrador exigir qualquer outra admitida em direito.
9fvfvf. No que tange às licitações promovidas pelo Poder Público, julgue os itens seguintes.
a) O propósito de uma licitação é selecionar as melhores propostas para a Administração Pública e não somente uma delas: por isso, o resultado da licitação não vincula o administrador, que pode, justificadamente, recusar a proposta mais vantajosa e eleger outra.
b) Os atos do procedimento da licitação são públicos e acessíveis ao público, mantendo-se sigiloso apenas o conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.
c) Embora a formalidade seja característica do ato administrativo, a licitação pode excepcionalmente, e apenas em algumas etapas, prescindir deste atributo.
d) Quando há inviabilidade de competição, a licitação é inexigível.
e) A licitação é procedimento obrigatório para a Administração Pública direta e indireta, não sendo necessária para a fundacional, em virtude de sua índole privada.
10vvffv. Acerca das licitações e dos contratos administrativos, julgue os itens a seguir.
a) Considere a seguinte situação: determinada sociedade de economia mista, localizada na cidade de São Paulo, explora o serviço de fornecimento de energia elétrica e não possui quadro de procuradores. Ela necessita de contratar advogado para ajuizar dezenas deações de indenização contra motoristas que, dirigindo culposamente, abalroam e danificam os postes de iluminação colocados nas vias públicas. Para tanto, resolve contratar um dos mais famosos escritórios de advocacia da cidade, invocando a notória especialização dele para não realizar licitação. Na situação descrita, a inexigibilidade de licitação é juridicamente inaplicável.
b) Considere a seguinte situação: Mário é presidente da comissão de licitação de uma unidade do DPF e, certo dia, recebeu a visita de Pedro, cidadão brasileiro, que se identificou como tal e solicitou ao primeiro informar-lhe o cronograma dos atos de todas as licitações em andamento na repartição, pois pretendia acompanhar os atos não-sigilosos da comissão, daquela data em diante. Na situação descrita, Mário está obrigado a atender ao pedido de Pedro.
c) Em razão do princípio da vinculação ao instrumento convocatório, o instrumento, uma vez publicado, não mais pode ser modificado em aspecto algum.
d) Todos os acordos de vontade firmados pela Administração Pública consideram-se contratos administrativos.
e) Mesmo após firmado contrato administrativo para fornecimento de bens por particular à Administração, é possível, em certos casos, a modificação dos preços definidos no instrumento contratual. 
Julgue os seguintes itens (CERTO OU ERRADO). 
1) Constituem tipos de licitação, exceto na modalidade concurso: menor preço; melhor '- técnica; técnica e preço e maior lance ou oferta.
2) É facultado à Administração, quando o convocado não assinar o contrato no prazo estabelecido, convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado.
3) As licitações públicas são informadas, entre outros, pêlos princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da anterioridade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo. 4) As licitações públicas poderão, conforme a modalidade, ter por instrumento convocatório o edital ou a carta-convite.
5) Terminada a fase de julgamento das propostas a Administração procede à adjudicação do objeto da licitação ao vencedor, mediante a qual resta homologado o procedimento, tornando-se definitivo seu resultado na esfera administrativa.
6) É inexigível a realização de licitação nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.
7) É inexigível a realização de licitação para a contratação de profissional de qualquer setor artístico, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
8) É inexigível a realização de licitação quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional.
9) A venda de ações por órgão da Administração Ddireta ou por entidade da Administração Indireta pode ser realizada diretamente em bolsa de valores, dispensada, nestes caso, a licitação.
10) Ocorre situação determinante de inexigibilidade de licitação sempre que se verificar impossibilidade jurídica de competição decorrente da natureza específica do negócio ou dos objetivos visados pela Administração.
11) A lei atribui legitimidade a qualquer cidadão para impugnar edital de licitação, ainda que o impugnante não tenha interesse em participar do certame.
12) Ainda que se consume o prazo decadencial para impugnação do edital do certame perante a administração, subsiste a possibilidade de o concorrente discutir os termos do edital em juízo.
13) Cada um dos concorrentes deve apresentar dois envelopes lacrados à comissão de licitação: um contendo a documentação relativa à habilitação e outro contendo a proposta. Se o concorrente for inabilitado, o envelope contendo a sua proposta não será aberto.
14) Abertas as propostas dos habilitados, a Administração não mais poderá desclassificar algum concorrente por motivo relacionado à habilitação, salvo em razão de fatos supervenientes ou só conhecidos após o julgamento.
15) Será desclassificada a proposta que se limitar a indicar, como preço global da obra ou do serviço, redução percentual sobre a proposta de menor preço entre as apresentadas pêlos demais concorrentes.
16) Uma empresa apresentou documento fiscal falsificado na fase de habilitação de uma licitação, fato que não foi percebido pela Administração. Terminada a fase de classificação e julgamento, veio ao conhecimento da comissão de licitação informação relativa à falsidade do documento. Nessa situação, pode-se afirmar que a modalidade licitatória não pode ser uma concorrência.
17) Uma empresa apresentou documento fiscal falsificado na fase de habilitação de uma licitação, fato que não foi percebido pela Administração. Terminada a fase de classificação e julgamento, veio ao conhecimento da comissão de licitação informação relativa à falsidade do documento. Nessa situação, a Administração não pode agir de ofício, devendo esperar a impugnação do documento pêlos outros licitantes.
18) Uma empresa apresentou documento fiscal falsificado na fase de habilitação de uma licitação, fato que não foi percebido pela Administração. Terminada a fase de classificação e julgamento, veio ao conhecimento da comissão de licitação informação relativa à falsidade do documento. Nessa situação, a Administração só poderá desclassificar a proposta do licitante se, a partir dos dados fiscais falsos, ficar comprovado que os preços oferecidos pelo licitante são inexequíveis.
19) A tomada de preços é modalidade de licitação em que somente poderão participar oferecendo propostas as pessoas cadastradas no órgão ou entidade licitante antes da publicação do edital.
20) Na licitação sob a modalidade convite, a empresa previamente cadastrada, ainda que não tenha sido convidada, poderá apresentar proposta.
21) A existência de uma primeira fase de habilitação preliminar é uma das características da concorrência pública.

Outros materiais