Buscar

Resenha Manoel Bonfim

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Espírito Santo
Departamento de Ciências Sociais
Sociologia IV
BOMFIM, Manoel. “A Europa e a América Latina”; “Expressão desses efeitos na vida econômica, política, intelectual e moral”, “Resumo e Conclusão”. In: ______. América Latina. Males de origem. Rio de Janeiro: Toopbooks, 1993; p. 37-50; 127-152; 321-351.
RIBEIRO, Darcy. “Manoel Bonfim, antropólogo”. In: BONFIM, Manoel. América Latina. Males de origem. Rio de Janeiro: Toopbooks, 1993, p. 9-20. 
Parasitismo Social
Darcy Ribeiro fala de Manoel Bomfim como antropólogo da civilização, devido a tarefa árdua que se propôs ao analisar a origem do “parasitismo social” decorrente da exploração da Europa sobre a América Latina. Citando Bomfim, diz que o “parasitismo europeu é a causa real das nossas desgraças”, tendo por base uma economia especulativa que sugou as riquezas minerais, escravizou e humilhou os negros e dizimou milhares de tribos indígenas que aqui viviam. Deixando para todos um legado triste de morte e miséria condenando todos a ignorância parasitária. 
A América Latina, mesmo tendo riquezas a serem exploradas e um vasto território, por um lado é ignorada pelos pensadores europeus (sociólogos) que consideram os latinos como preguiçosos e bárbaros, por outro, a América Latina é vista como um obstáculo ao gozo e a obtenção da riqueza existente no continente. 
A condenação feita pelos sociólogos em relação a América do Sul mostra a completa ignorância dos mesmos em relação a nossa história e as nossas reais condições. Analisam, quantitativamente, por cima, a nossa realidade, concluindo que somos governados por “generais”, militarizados. Enfim, os nossos políticos são vistos como criminosos e antidemocráticos. 
Esta visão condenatória dos europeus em relação a América do Sul traz consequências sérias para todos. Pois somos vistos como ingovernáveis, imprestáveis e quase inferiores. Isso gera atraso, estagnação e retardamento do progresso gera ódio e desconfiança ao estrangeiro que acaba sofrendo junto com a gente. Para combater a causa deste mal o único remédio é a instrução popular, o conhecimento, pois sem conhecimento não há progresso.

Outros materiais