A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
43 pág.
metodologia de pesquisa estudo para v1

Pré-visualização | Página 1 de 8

metodologia de pesquisa
Sobre as características principais do senso comum estão corretas as assertivas abaixo, exceto:
Escolha uma:
a. Superficial - conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas. 
b. Sensitivo - referente a vivências, estados de ânimo e emoções da vida diária. 
c. Subjetivo - é o próprio sujeito que organiza suas experiências e conhecimentos. 
d. Assistemático - a organização da experiência não visa a uma sistematização das idéias, nem da forma de adquiri-las, nem na tentativa de validá-las. 
e. Acrítico - verdadeiros, a pretensão de que esses conhecimentos o sejam e manifesta sempre de uma forma crítica. 
Feedback
A resposta correta é: Acrítico - verdadeiros, a pretensão de que esses conhecimentos o sejam e manifesta sempre de uma forma crítica..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
Marcar questão
Texto da questão
Com base em Ruiz (1988: 124-126), descrevemos de maneira mais sistemática as características da ciência. Todas assertivas abaixo estão corretas, exceto:
Escolha uma:
a. Exatidão: a ciência pode demonstrar ou não , por via de experimentação ou evidência dos fatos objetivos observáveis e controláveis, o mérito de seus enunciados 
b. Conhecimento pelas causas: a ciência se caracteriza por demonstrar as razões dos enunciados, relacionando o fenômeno às suas causas. 
c. Profundidade e generalidade de suas conclusões: a ciência exprime suas conclusões em enunciados gerais que traduzem a relação constante do binômio causa-efeito; generalizando o porquê de atingir a constituição íntima e a causa comum a todos os fenômenos da mesma espécie, conferindo à ciência a prerrogativa de fazer prognósticos seguros. 
d. Finalidade teórica e prática: temos que da pesquisa fundamental e da descoberta da verdade decorrem inúmeras consequências práticas. 
e. Objeto formal: é a maneira peculiar, o aspecto ou o ângulo sob o qual a ciência atinge seu objeto material (realidades físicas), com o controle experimental das causas reais próximas (evidência dos fatos e não das idéias). 
Feedback
A resposta correta é: Exatidão: a ciência pode demonstrar ou não , por via de experimentação ou evidência dos fatos objetivos observáveis e controláveis, o mérito de seus enunciados.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
Marcar questão
Texto da questão
Nas assertivas a seguir, assinale, (V) para verdadeiro ou (F) para falso sobre as principais características do “senso comum’’:
(__) É um conhecimento superficial porque conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar apenas pela proximidade de objetos e situações. 
(__) Os conhecimentos são tratados de forma acrítica, portanto nem sempre são verdadeiros. 
(__) O senso comum é um tipo de conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Por meio da investigação científica o homem reconstitui artificialmente o universo real em sua própria mente
(__) Esse tipo de conhecimento é construído através de experiências vividas em laboratórios e instituições governamentais comprovadas. 
Escolha uma ou mais:
a. F; F; F; V 
b. V; V, F; F 
c. F; V; F; V 
d. V; F; F; F 
e. F; F; V; V 
Feedback
A resposta correta é: V; V, F; F.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
Marcar questão
Texto da questão
Ao ler o texto a seguir,é possível distinguir a metodologia de pesquisa a que se refere o autor: 
[...] são aquelas capazes de incorporar a questão do SIGNIFICADO e da INTENCIONALIDADE como inerentes aos atos, às relações, e às estruturas sociais, sendo essas últimas tomadas tanto no seu advento quanto na sua transformação, como construções humanas significativas (Minayo, 1999, p. 10). 
Assinale a alternativa que se refere essa definição:
Escolha uma:
a. metodologia sóciointeracionista 
b. metodologia estruturalista 
c. metodologia quantitativa 
d. metodologia de pesquisa de dados 
e. metodologia da pesquisa qualitativa 
Feedback
A resposta correta é: metodologia da pesquisa qualitativa.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
Marcar questão
Texto da questão
Em uma sociedade que se transforma tão rapidamente, de tantas informações e conhecimentos gerados pela ciência e pela tecnologia, é necessário que as pessoas aprendam a pensar. E pensar é saber discernir e traçar o seu próprio caminho em meio a tantas perspectivas que o mundo apresenta. 
Sendo assim, ler, analisar, interpretar um texto de forma crítica nos ensina a pensar, e saber pensar nos leva a interpretar uma leitura e, sobretudo, estabelecer relação com uma realidade de forma crítica. Visão crítica mais ação podem transformar a realidade social, política, econômica, cultural de um individuo e de uma sociedade. 
[...] O ato de estudar em si requer uma postura ativa, requer que o indivíduo dê vida ao objeto do estudo, que compreenda, desvende e transforme a realidade, agindo sobre ela. 
BETINI, Geraldo. A. Leitura, análise e interpretação de textos: por que toda essa preocupação? Educ@ação – Rev. Ped. – CREUPI – Esp. Sto do Pinhal – SP, v. 01, n.01, out. 2003. 
Portanto, para o aluno assumir a condição de sujeito do estudo e da leitura é necessário:
Escolha uma:
a. interpretar as informações sem relacioná-las ao contexto sócio-cultural que permite desvendar e transformar a realidade. 
b. adotar uma ação a-crítica frente ao texto objeto de seu estudo, reforçando posições já consolidadas. 
c. imprimir uma ação crítica ao ato de ler e estudar, sendo capaz de integrar e relacionar o que lê a outras formas conhecimentos. 
d. submeter-se rigorosamente ao texto objeto de seu estudo, percorrendo sem questionar os caminhos do autor. 
e. considerar a prática da leitura um ato mecânico e neutro, no qual busca-se recuperar as mensagens do autor. 
Feedback
A resposta correta é: imprimir uma ação crítica ao ato de ler e estudar, sendo capaz de integrar e relacionar o que lê a outras formas conhecimentos..
Questão 6
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
Marcar questão
Texto da questão
A compreensão de um texto não é algo que se recebe de presente. Exige trabalho paciente de quem por ele se sente problematizado. 
FREIRE, Paulo. Considerações sobre o ato de estudar. In: Ação cultural para a liberdade. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p.12. 
O ato de estudar e entender um texto não é tarefa fácil. É um desafio constante, exige trabalho. São três os passos recomendados por Severino (2000) para processar a análise e interpretação de um texto: análise textual, análise temática e análise interpretativa. Com relação a essas formas de análise, marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. a análise textual envolve a compreensão da mensagem do autor, através da identificação da sua idéia central e o raciocínio desenvolvido. 
b. a análise temática consiste em levantar os dados bibliográficos do autor, contextualizar a obra no tempo e no espaço e reconhecer as doutrinas envolvidas. 
c. a identificação e análise do título, tema, problema, assim como a recuperação dos argumentos que fundamentam o estudo são etapas da análise interpretativa. 
d. procurar compreender o vocabulário e outros elementos necessários e importantes para o entendimento do texto é o objetivo da análise temática. 
e. a análise interpretativa é o momento final da leitura que envolve não só o estudo sobre as concepções do autor, para interpretar as suas mensagens e idéias, como também processar um juízo crítico acerca do que se leu. 
Feedback
A resposta correta é: a análise interpretativa é o momento final da leitura que envolve não só o estudo sobre as concepções do autor, para interpretar as suas mensagens e idéias, como também processar um juízo crítico acerca do que se leu..
Questão 7
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
Marcar questão
Texto da questão
Leia o fragmento: 
“O papel que a biblioteca escolar desempenha junto à comunidade educacional tem muito a ver com os seus objetivos, que podem ser sintetizados em duas idéias centrais: dar ao aluno a oportunidade de ampliar seus estudos, proporcionando-lhe