A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
43 pág.
metodologia de pesquisa estudo para v1

Pré-visualização | Página 7 de 8

acompanhada do filme (mudo e sonoro) e do vídeo. Essa orientação se manifesta desde sua estruturação como uma disciplina científica e quase coincide com os inícios da fotografia (em 1840 o Muséum d'Histoire Naturelle, em Paris, a incorpora como técnica de registro). As vinculações do novo recurso com as ciências biológicas (Antropometria) e médicas é muito íntima, assim como com a Geografia e as narrativas de viagens, que vão preocupar-se com a definição de "tipos humanos" e sua distribuição espacial. A premissa deste interesse tinha um conteúdo marcadamente positivista: a observação rigorosa e neutra, evitando contaminar o objeto observado com as idiossincrasias de seu observador, era o caminho seguro para o conhecimento. O filme etnográfico também surge cedo: a referência mais antiga é a da expedição da Universidade de Cambridge ao Estreito de Torres, capitaneada por A. C. Haddon em 1898. Hoje, as atividades relacionadas ao cinema etnográfico são de alta relevância. (MENESES, Ulpiano T. B. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Rev. Bras. Hist. vol.23 no.45 São Paulo July 2003)
Pinturas, desenhos, fotografias, postais ilustrados, gravuras, filmes e outras documentações visuais constituem fontes: 
Escolha uma:
a. materiais. 
b. bibliográficas. 
c. artísticas. 
d. eruditas. 
e. iconográficas. 
Feedback
A resposta correta é: iconográficas..
Questão 2
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
Fomento à leitura, à criatividade, à formação de uma atitude científica, à preparação do indivíduo para a aprendizagem permanente e ao desenvolvimento das potencialidades do educando, são objetivos de uma instituição essencial para que o sistema educacional efetive o conceito de educar. Trata-se da (o):
Escolha uma:
a. biblioteca. 
b. educador. 
c. internet. 
d. família. 
e. cultura. 
Feedback
A resposta correta é: biblioteca..
Questão 3
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
Leia o texto e responda a questão:
Um bom pesquisador experimentalista não começa a observar as reações do seu objeto de estudo se antes não fez pelo menos um levantamento bibliográfico panorâmico (exame dos estudos já feitos), porque senão se arriscaria a "descobrir o guarda-chuva" demonstrar algo que já foi amplamente demonstrado, ou de aplicar métodos experimentais que já se demonstrou serem inválidos (também pode ser objeto de pesquisa o desenvolvimento de um método que ainda não havia dado resultados satisfatórios). Assim, uma tese de caráter experimental não pode ser feita à causa própria, nem o método pode ser inventado. Aqui também deve se partir do princípio que, se és um anão inteligente é melhor saltar sobre os ombros de qualquer gigante, mesmo de altura modesta, ou mesmo de um outro anão. Há sempre a hora certa de prosseguir por conta própria. (ECO, Humberto. Como se faz uma tese. 13ed.São Paulo: Ed Perspectiva, 1996)
De acordo com o texto, a relevância de executar um levantamento bibliográfico extenso e global se justifica porque:
Escolha uma:
a. é fundamental para o pesquisador fazer um levantamento de tudo o que já foi publicado sobre o assunto de seu interesse, para que ele possa identificar e selecionar os autores e as publicações mais relevantes para elaborar o estudo pretendido. 
b. é necessário que o pesquisador percorra os mesmos caminhos metodológicos que outros pesquisadores já percorreram, para reproduzir em parte ou no todo as conclusões já sedimentadas como “verdades científicas”. 
c. o pesquisador deve ler todas as publicações sobre o assunto desejado, para que possa afastar qualquer contribuição apontada por outros autores, visto que a pesquisa científica deve orientar-se pelo critério primeiro e único do ineditismo das questões propostas. 
d. é necessário que o pesquisador se limite ao banco de dados existente na própria instituição onde será elaborada a pesquisa, utilizando-se apenas do acervo bibliográfico ali depositado. 
e. é recomendado reproduzir, enquanto cópia fiel, as teorias dos principais estudiosos do assunto, tratando de afastar, tanto quanto possível, os trabalhos da área realizados por pesquisadores brasileiros. 
Feedback
A resposta correta é: é fundamental para o pesquisador fazer um levantamento de tudo o que já foi publicado sobre o assunto de seu interesse, para que ele possa identificar e selecionar os autores e as publicações mais relevantes para elaborar o estudo pretendido..
Questão 4
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
Observe o exemplo e responda:
O tipo de ficha que serve para registrar e organizar os dados da fonte utilizada (seja um livro, uma revista, um jornal, um artigo ou um texto de qualquer outro estilo literário) é denominado de:
Escolha uma:
a. ficha catalográfica. 
b. ficha de conteúdo. 
c. ficha bibliográfica. 
d. fichamento de idéias. 
e. ficha-resumo. 
Feedback
A resposta correta é: ficha bibliográfica..
Questão 5
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
Quando se pretende elaborar um trabalho científico é necessário partir de uma etapa inicial, quer dizer, após a escolha do assunto é necessário fazer um (a):
Escolha uma:
a. entrevista aberta. 
b. resenha das fontes. 
c. levantamento de dados empíricos. 
d. pesquisa bibliográfica. 
e. análise temática. 
Feedback
A resposta correta é: pesquisa bibliográfica..
Questão 6
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
Fazendo um trabalho sobre a qualidade dos programas televisivos, um aluno citou dois trechos pesquisados sobre o assunto, leia-os:
Os programas sensacionalistas do rádio e os programas policiais de final da tarde em televisão saciam curiosidades perversas e até mórbidas tirando sua matéria-prima do drama de cidadãos humildes que aparecem nas delegacias como suspeitos de pequenos crimes. Ali, são entrevistados por intimidação. As câmeras invadem barracos e cortiços, e gravam sem pedir licença à estupefação de famílias de baixíssima renda que não sabem direito o que se passa: um parente é suspeito de estupro, ou o vizinho acaba de ser preso por tráfico, ou o primo morreu no massacre de fim de semana no bar da esquina. A polícia chega atirando; a mídia chega filmando. 
Eugênio Bucci. Sobre ética e imprensa. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
Quem fiscaliza [a imprensa]? Trata-se de tema complexo porque remete para a questão da responsabilidade não só das empresas de comunicação como também dos jornalistas. Alguns países, como a Suécia e a Grã-Bretanha, vêm há anos tentando resolver o problema da responsabilidade do jornalismo por meio de mecanismos que incentivam a auto-regulação da mídia.
http://www.eticanatv.org.br. Acesso em 30/05/2004.
Sobre as citações, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. o aluno buscou diferentes fontes de pesquisa, tanto o livro escrito, quanto a internet para compor os recursos utilizados. 
b. não podemos contar a internet como fonte de pesquisa. 
c. o trecho retirado do livro não pode contar como fonte de pesquisa, pois ele deveria ter usado todo o livro. 
d. o aluno-pesquisador deveria ter se limitado apenas à internet, por ser um meio midiático tal qual a televisão. 
e. no trabalho acadêmico, a banca examinadora valoriza somente as pesquisas realizadas em livros. 
Feedback
A resposta correta é: o aluno buscou diferentes fontes de pesquisa, tanto o livro escrito, quanto a internet para compor os recursos utilizados..
Questão 7
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
Leia atentamente o texto e responda:
A literatura disponível sobre a constituição e a natureza da biblioteca pública e os serviços dela esperados revelam-na como instituição básica na estrutura de apoio ao desenvolvimento e sustentação de uma sociedade. Essa revelação é encontrada em textos oriundos das entidades profissionais bibliotecárias, em textos acadêmicos e, de forma pouco expressiva, encontra reflexo nos textos da imprensa jornalística, tanto no Brasil quanto em outros