Buscar

SEMANA 3 NCPC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SEMANA 03
Questão Discursiva.
Juan é advogado e está terminando seus estudos complementares de pós-graduação fora do Brasil, razão pela qual resolveu contratar um advogado para a defesa de seus interesses em processo judicial no qual fora citado dias antes da viagem, de forma inesperada e, segundo ele, sem qualquer nexo de causalidade com as pessoas, fatos narrados na petição inicial. Segundo Juan, trata-se de pedido de reintegração de posse realizado por Jurema, tendo por objeto um sítio em Maricá, município do Rio de Janeiro, onde Juan afirma apenas frequentar em propriedades de seus primos e tios. O advogado contratado, Dr. Rafael, tranquiliza Juan e afirma ter descoberto em documentos cartorários na municipalidade o verdadeiro possuidor (ao menos de fato) do referido sítio e que irá realizar a resposta do réu, na modalidade de Contestação, tudo nos termos do CPC.
a) Está correta a modalidade de defesa (resposta) indicada pelo Dr. Rafael ? Caso o Juiz entenda pela ilegitimidade passiva de Juan, o processo será extinto sem resolução do mérito?
R: ESTÁ CORRETA A CONTESTAÇÃO, ONDE SERÁ EXPOSTA A MATÉRIA DE DEFESA, CONFORME ART. 336 NCPC. SE FOR O RÉU LEGÍTIMO, PODERÁ O JUIZ SENTENCIAR COMO RESOLVIDO O MÉRITO, CONFORME ART. 485 NCPC.
 b)Quais os significados dos Princípios da Eventualidade e Ônus da Impugnação Específica para fins do momento processual dos artigos 335 e seguintes do CPC? 
R: PELO PRINCÍPIO DA EVENTUALIDADE, O RÉU DEVE ALEGAR TODA MATÉIRA DE DEFESA, EXPONDO AS RAZÕES DE FATO E DE DIREITO, DE UMA SÓ VEZ, NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE; O ÔNUS DA DA IMPUGNAÇÃO ESPECÍFICA IMPLICA NA RESPONSABILIDADE DO RÉU MANIFESTAR-SE EM SUA DEFESA, SOB PENA DE , EM ÃO O FAZENDO CONSUMAR-SE À PRECLUSÃO.
Questões Objetivas
1ª Questão 
Marque a alternativa correta dentre as opções abaixo.
a) O NCPC eliminou a reconvenção, não sendo mais possível ao réu demandar o autor no mesmo processo. 
 X) A impugnação ao benefício da gratuidade de justiça agora é tema de contestação. RESPOSTA CORRETA, ART. 337, XIII NCPC
 c) A contestação no NCPC pode ser oral em qualquer procedimento. 
d) O revés não pode mais praticar atos processuais antes da sentença, salvo com anuência da outra parte.
2ª Questão
Quando houver caso de incompetência relativa do juízo e impedimento do juiz, a defesa do réu dever ser por:
a) contestação e exceção respectivamente
b) apenas contestação.
c) apenas uma única exceção de incompetência.
X) duas exceções autônomas.RESPOSTA CORRETA

Outros materiais