Buscar

Aula 12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 12 – Resumo
Introdução a Biogeografia
A Biogeografia é a ciência que estuda a distribuição dos seres vivos no espaço e no tempo, procurando compreender por que a biota se diferencia de uma região para outra. A Biogeografia estuda a história evolutiva e os fatores determinantes da disposição dos organismos em uma ou mais regiões.
As histórias dos seres vivos seguem os seguintes passos: origem, expansão, redução e extinção. Para se compreender a distribuição de um táxon, é necessário conhecer:
Sua história;
Sua relação com os demais seres vivos;
Os fatores climáticos atuais;
A composição química do solo onde vivem;
Os eventos geológicos que determinaram a sua área atual de distribuição;
Os registros fósseis de seus antecedentes, se houver;
O tipo de região que ele ocupa e;
Seus predadores, parasitas etc.
O número total de espécies, segundo alguns pesquisadores, é estimado em 5 milhões, e, segundo outros, em 30, 50 ou até 80 milhões. Cada táxon ocupa uma região geográfica determinada. É muito importante conhecer as localizações dos continentes, das montanhas, dos desertos, lagos, das grandes ilhas e dos mares, pois a distribuição dos seres vivos pode estar relacionada a fatores ecológicos ou históricos. Também informações geológicas acerca da formação e da localização dos continentes e das ligações terrestres no passado. O estudo das distribuições geográficas são separados em três ramos: Biogeográfica Descritiva, Ecológica e Histórica.
Biogeografia Descritiva
O interesse principal é a documentação das localidades de ocorrência e das áreas de distribuição dos táxons, o estudo e a formação de um banco de dados acerca da composição taxonômica para as regiões geográficas e a formulação de Regiões Zoogeográficas, regiões ou reinos de animais, e de Regiões Fitogeográficas, regiões ou reinos de plantas. A área de distribuição da grande maioria das espécies é restrita a uma determinada região. As espécies que ocorrem em cada um deles são mais intimamente relacionados com espécies que ocupam outros habitats do que com espécies que ocorrem em habitats semelhantes em regiões geográficas diferentes. Muito táxons apresentavam padrões de distribuição mais ou menos semelhantes. Isto permitiu a delimitação das diferentes regiões geográficas.
P.S: geralmente, habitats correspondentes apresentam espécies que são, por convergência semelhantes em suas adaptações.
Biogeografia Ecológica
É o estudo dos fatores atuais que influenciam a distribuição dos organismos como:
As condições físicas do ambiente e suas interações bióticas;
A dispersão dos organismos e os mecanismos que mantêm ou modificam essa dispersão;
A dinâmica da biota como unidade ecológica.
Quando se fala em distribuição ecológica, tem-se em vista o comportamento de alguma variável abiótica, como temperatura, pH, salinidade e etc, ou biótica, como disponibilidade de alimento, de refúgio, de sítios para reprodução etc.
Ela interpreta a distribuição dos seres vivos como conseqüência de eventos contemporâneos. Esse ramo da Biogeografia tenta responder à seguinte questão: por que um determinado local pode apresentar mais ou menos espécies ou formas de vida que outros lugares?
Biogeografia Histórica
É o estudo da distribuição espacial e temporal dos organismos. A Biogeografia Histórica interessa-se pela origem e relacionamento entre biotas. Ela baseia-se em causas históricas, para explicar a distribuição atual dos organismos.
A distribuição, em Biogeografia tem um sentido mais amplo. Ela é a gama de locais na qual a espécie ou táxon encontra sua delimitação de área. A biogeografia tenta responder a várias questões como:
Por que existe tanta diversidade e quais as reações para a variação dos padrões de ocorrência de diferentes espécies?
Por que existem tantas espécies de besouros?
Por que as diferentes espécies de besouros apresentam diferentes padrões de distribuição geográfica?
Sobre a distribuição da biota sobre a superfície terrestre surgiram vários mitos para explica-los. Alguns relatos bíblicos como o Jardim do Éden, o Dilúvio de Noé e a Torre de Babel são alguns relacionados a explicação sobre a expansão da biota. Nela encontramos algumas características em comum. Eles explicam a dispersão dos organismos a partir de centros de origem.

Outros materiais