Buscar

Aula 16

Prévia do material em texto

Aula 16 – Resumo
Arquitetura animal – Parte II
Após divisões meióticas dos gametas, dá início à fusão dos pró-núcleos masculino e feminino. A união dos dois pró-núcleos haplóides resulta em um ovo ou zigoto, primeira célula de um animal diplóide. Esta única célula dará origem a todo o corpo do animal. A fecundação estimula o ovo a sofrer um processo de divisão celular denominado clivagem. A clivagem divide o ovo em um número progressivamente maior de células menores, cada uma com o mesmo número de cromosssomos.
Todo ovo pode sofrer o processo de divisão de blastômetros. Este tipo de divisão é denominado clivagem total ou holoblástica. Apenas uma pequena porção do ovo sofre clivagem. O resto do ovo permanece como uma massa única que tem a função de nutrir o embrião. Essa massa é denominada vitelo. As células do embrião se restringem apenas uma pequena área em forma de disco no pólo do animal: esta blástula é denominada discoblástula. Na clivagem holoblástica, os blastômetros continuam sofrendo o processo de clivagem. Com isso originam novos blastômetros. A partir deste momento é que começam a ocorrer as principais diferenças entre os grupos de metazoários.
As divisões podem ocorrer de duas maneiras:
Na primeira, ocorre no meio do embrião e denomina-se clivagem radial. Visualizando o embrião por cima, os blastômetros se posicionam formando uma estrutura semelhante a uma cruz.
Na segunda, a clivagem transversal não é equatorial, se originando apenas nas partes mais superiores, originando os micrômeros superiores e os macrômeros inferiores. Eles após originados, se encaixam nos vãos entre os macrômeros inferiores. Tal tipo de clivagem é denominado clivagem espiral. A visualização pelo pólo é de uma espiral de blastômeros.
Os primeiros embriologistas observaram que existia uma relação direta entre clivagem determinada e clivagem espiral, e entre clivagem indeterminada e clivagem radial. Tem sido encontradas formas de clivagem intermediárias entre os tipos radial e espiral. Os protostomados têm clivagem espiral e desenvolvimento determinado. Os deuterostomados apresentam clivagem radial e desenvolvimento inteterminado.
Após uma série de clivagens, geralmente o embrião se torna oco, com uma cavidade interna, preenchida por líquidos denominada blastocele. Se a blástula for realmente oca, ela é denominada celoblástula; se for maciça, sem cavidade, é denominada esteroblástula.
A fase denominada gastrulação é aquela em que surge o segundo folheto do embrião. O embrião agora com dois folhetos, o ectoderma e o endoderma é denominado gástrula. Ela ocorre através de uma invaginação, com algumas células do ectoderma migrando para dentro, em direção a blastocele. A abertura é chamada de blastóporo e a parte interna é chamada arquênteron. A gastrulação por invaginação só ocorrem em animais que possuem uma blástula oca, a celoblástula.
O destino do blastóporo vai se diferenciar nas duas principais linhagens animais:
Nos Protostomados, o blastóporo originará a futura boca;
Nos Deuterostomados, o blastóporo se fechará e o ânus surgirá próximo da região onde antes de localizava o blastóporo.
As demais formas de gastrulação como a involução, a ingressão e a delaminação, são restritas apenas a grupos como alguns vertebrados e certos cnidários hidróides.A gastrulação por ingressão ocorre apenas em blástulas ocas, as celoblástulas. Dessa forma, as células do ectoderma se dividem, produzindo novas células internamente, as quais se soltam no interior das blastocele formando o novo folheto, o ectoderma.

Outros materiais