Buscar

APARCIAL 2

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
	
	Simulado: CEL0242_SM_201504130073 V.2 
	 Fechar
	Aluno(a): JORGE LEANDRO GUIMARÃES DANTAS
	Matrícula: 201504130073
	Desempenho: 9,0 de 10,0
	Data: 03/10/2015 19:38:50 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201504717308)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Quando chega a época do amanho da terra e da sementeira, (...) o padre dá a cada índio duas ou três juntas de boi para o amanho da roça (...). Pois o padre chegou a um índio, que lhe parecia ser o mais aplicado. Que tinha ele feito dos bois, que o padre tinha lhe emprestado? (...) o coitado está com fome, desatrela o zebruno e o abate. (...) Desta maneira, o pobre boi do arado virou fumaça num único almoço (...) Aos europeus isto parecerá incrível, mas aqui entre nós é a pura verdade, que os índios deixam estragar as espigas de milho maduras e amarelas, se os padres não os ameaçam expressamente com 24 pancadas de sova como castigo. Castigar desta maneira paternal tem resultado extraordinário, também entre os bárbaros mais selvagens, de sorte que nos amam de verdade, como os filhos aos pais."
 (SEPP, Anton. (1655-1733). Viagem às missões jesuíticas e trabalhos apostólicos. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 1972, p. 87.)
A passagem acima se refere ao trabalho que os jesuítas desenvolviam junto aos índios do Brasil, nos séculos XVI e XVII. Sobre esse contexto histórico, aponte a alternativa correta:
		
	
	Os jesuítas pregavam que os índios selvagens não tinham alma e que, portanto, era necessário convertê-los ao catolicismo, como forma de torná-los mais dóceis para serem escravizados pelos senhores de terras;
	
	Apesar de conseguirem muitos resultados positivos nas atividades econômicas, pois castigavam os índios preguiçosos, no campo religioso não alcançaram resultados, sendo baixo o número de índios que se converteram ao cristianismo.
	 
	As missões tinham como orientação integrar os índios nos princípios da civilização cristã, promovendo a educação religiosa e para o trabalho;
	
	Os jesuítas desenvolveram a catequese junto aos índios, como forma de escravizá-los, aplicando constantes castigos físicos a quem não trabalhasse;
	
	O trabalho das missões foi interrompido, pois não alcançava resultados práticos e muitos padres acabavam adquirindo hábitos próprios dos índios, o que contrariava os interesses da Igreja;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504384220)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma das consequências imediatas da disseminação das ideias de Lutero em toda a Europa foi:
		
	
	a criação da lista de livros proibidos (Index).
	 
	a perda de fiéis por parte da Igreja Católica.
	
	a reafirmação da supremacia papal.
	
	o retorno da interpretação das escrituras sagradas.
	
	o fortalecimento da atuação do Tribunal de Inquisição.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504819848)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre o Ratio studiorum marque verdadeiro (V) ou falso (F)
		
	 
	A educação indígena continuou sendo prioridade, pois havia a intenção de tornar os índios representantes da elite colonial, bem como orientá-los a assumir altos cargos na corte, por isso a necessidade de fazê-los estudar o plano.
	 
	Tinha por objetivo educar os filhos dos colonos em detrimento dos índios e futuros sacerdotes em detrimento do leigo. Foi adotado em todos os colégios da ordem.
	 
	Plano de estudos da companhia de Jesus concentrado nos elementos da cultura europeia. Continha 467 regras.
	 
	Era um livro no qual continha as doutrinas católicas que precisavam ser ensinadas aos índios.
	 
	Era um plano universalista e elitista.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504160613)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Todos os dias da semana, acabada a oração, se dirá logo uma missa que a possam ouvir os índios antes de irem às suas lavouras [...] a qual acabada se ensinarão aos índios em voz alta as orações ordinárias: a saber, Padre Nosso, Ave-Maria, Credo, Mandamentos da Lei de Deus, e da Santa Madre Igreja; e os Sacramentos, acto de contrição, e confissão, geralmente os diálogos do catecismo breve, em que se contêm os mistérios da fé. Acabada esta doutrina irão todos os nossos para a Escola [...] aonde aos mais hábeis, se ensinarão a ler e escrever, e havendo muitos se ensinarão também a cantar, e tanger instrumentos para beneficiar os ofícios divinos."
(Padre Antônio Vieira, Regulamento de aldeias e de missões, séc. XVII, apud Beozzo, 1983, p. 196) 
Identifique a opção que retrata de forma pertinente o modelo de Educação Jesuítica que se desenvolveu no Brasil a partir do processo de colonização portuguesa iniciado no século XVI:
		
	 
	Um modelo de educação que articula escola e catequese.
	
	Era considerado prioritário pelo Estado Português no processo de colonização.
	
	Considerava como elemento formativo o lugar da mulher indígena no processo de convencimento e contato entre brancos e indígenas.
	
	Contribuiu para o fortalecimento da cultura indígena na Colônia.
	
	Tinha um caráter de alteridade e inclusão.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504835358)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal (Primeiro-Ministro de Portugal), pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências europeias da época. Para tanto expulsou os padres jesuítas e tentou organizar a educação no Brasil sob a supervisão do seu governo, promovendo o início da educação pública brasileira. Podemos avaliar que o objetivo do Marquês de Pombal era:
		
	
	Levar a educação não só para os meninos, que era o que faziam os jesuítas, mas também para as meninas.
	
	Melhorar a educação no território brasileiro.
	
	Iniciar um projeto de erradicação do analfabetismo no Brasil, mas que devido às mudanças na Coroa Portuguesa e à chegada da Família Real ao Brasil, nunca se concretizou.
	
	Levar a educação não somente aos índios, mas também aos filhos dos colonos portugueses, que eram proibidos de frequentar as escolas pelos padres jesuítas.
	 
	Utilizar a escola para servir aos interesses do Estado, no caso, a Coroa Portuguesa, e não mais da igreja.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504784423)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Após a morte de D. João V, em 1750, ascendeu como ministro Sebastião José de Carvalho Melo, futuro Marquês de Pombal. A administração pombalina destacou-se pela:
		
	 
	redefinição da estrutura do ensino português, implementando o financiamento estatal.
	
	distensão do despotismo esclarecido, afirmando uma administração política e econômica liberal.
	
	aproximação diplomática com o reino espanhol, em nome do interesse comum, contendo os abusos ingleses.
	
	adoção da escolástica, promovendo o desenvolvimento científico.
	
	valorização da gramática normativa portuguesa, resgatando o prestígio do latim.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504849191)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De tudo trouxeram os ingleses desde as primeiras viagens: fazendas de algodão, lã e seda; peças de vestuário, alimentos, artigos de armarinho, móveis, vidros, cristais, louças, porcelanas, panelas de ferro, cutelaria, quinquilharias, carruagens, etc. O mercado brasileiro abria-se no momento em que a maioria dos outros mercados tradicionais estavam fechados para a Grã-Bretanha, de modo que os comerciantes ingleses logo exportaram quantidades enormes de mercadoria, acima da capacidade de absorção do mercado brasileiro. O desejo de solucionar esse problema (...) é responsável pelo aspecto que tomaram as exportações para o Brasil em 1808-1809. Olga Pantaleão, A presença inglesa. As referências presentes no trecho acima permitem relacioná-lo com a seguinte situação histórica:
		
	
	o comércio que piratas ingleses realizavam com os índios, ao longo do litoral brasileiro, nas décadasque se seguiram à descoberta do Brasil;
	 
	a ampliação das relações comerciais entre Inglaterra e Brasil, resultado imediato da assinatura do Alvará de Abertura dos Portos pelo regente D. João;
	
	a necessidade crescente de abastecimento da população das cidades mineiras, ao longo do período de auge da economia mineradora;
	
	a carência brasileira de produtos industrializados, em decorrência da estagnação da produção nacional durante os anos da guerra contra o Paraguai;
	
	o estreitamento das relações entre Inglaterra e Brasil, depois de este romper com a Coroa portuguesa, em virtude do impasse político criado pela Revolução do Porto.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504160795)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Mesmo não havendo um grande sistema educacional no Brasil até o início do século XIX, a chegada da Corte em 1808 trouxe uma ruptura para a educação da colônia em relação à situação anterior pois:
		
	 
	D. João VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e, sua iniciativa mais marcante em termos de mudança, a Imprensa Régia.
	
	D. João VI inaugurou o colégio Pedro II, referência de ensino até hoje no país.
	
	O fim do pacto colonial permitiu a chegada de diversos livros para as escolas infantis e de ensino fundamental inauguradas pelo Marquês de Pombal durante a sua administração.
	
	Com a abertura dos portos houve a chegada de muitos professores franceses para lecionar nas universidades indígenas.
	
	D. João inaugurou a primeira universidade da América, seguindo os moldes do ensino europeu.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201504847736)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em pleno período regencial, ocorreu uma reforma na constituição que deixou marcas na educação. No chamado Ato Adicional, foi definido que o ensino elementar, o secundário e a formação de professores seriam de responsabilidade das províncias, e o ensino superior ficaria sob o encargo do poder central. Com isso, oficializou-se sobre o ensino:
		
	 
	a descentralização;
	
	a mercantilização;
	
	a centralização;
	
	a privatização.
	
	a militarização;
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201504841826)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em pleno período regencial, ocorreu uma reforma na constituição que deixou marcas na educação. No chamado Ato Adicional, foi definido que o ensino elementar, o secundário e a formação de professores seriam de responsabilidade das províncias, e o ensino superior ficaria sob o encargo do poder central. A suposta descentralização foi desrespeitada com a criação:
		
	
	dos cursos normais
	
	das escolas paroquiais com professores régios
	
	da Universidade do Rio de Janeiro
	 
	do Colégio Pedro II
	
	das escolas de primeiras letras

Continue navegando