Buscar

ANOTAÇÕES_AULAS_DIP II_P1

Prévia do material em texto

ANOTAÇÕES _AULAS – UERJ/DIP II – Professor: Raphael Vasconcellos	 (EXCETO AS AULAS DOS DIAS 24/09 E 25/09) 
Direito Internacional Público II
AULA 01 20/08/15
Prof. Raphael Carvalho de Vasconcelos
E-mail: raphael_vasconcelos@hotmail.com
Bibliografias:
3 volumes >> PUCEIRO/ ARBUEIRO (edições em Espanhol para quem for fazer prova para o Itamarati);
Livro do Celso de Mello (não está atualizado)
Livro do Casella (mais indicado)
Livro do Maseolli (para concursos)
Avaliações:
P1 08/10 e P2 10/12
DIA 10/09/15 Avaliação em sala de aula (sobre 3 textos que já estão na xerox) 1 texto do Kelsen, 1 do Hart e 1 do Casella
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Compare: Ordem Interna Legal com a Ordem Internacional
Estrutura Hierárquica>> não existe na Ordem Internacional ou ele é muito relativizado
Aspecto Institucional hierárquico:
A OMC estaria acima do MERCOSUL? Em termos institucionais?
Há no máximo compatibilidade.
Conceitos como hierarquia, subordinação...
Não existe uma subordinação do sujeito membro da Organização Internacional, como exemplo, temos a Grécia que pode decidir não se submeter às ordens da União Europeia.
Muitas vezes um Tribunal Internacional quando ele vê o risco de um Estado se retirar de determinada estrutura, ele pode não cobrar tanto daquele Estado.
Comissão Interamericana e a Corte Americana estão tomando decisões que não estão sendo acatadas por alguns membros, e, por isso, estão se retirando da Corte.
Situação:
Mãe vende filho para cafetina/cafetão. Cafetina/cafetão explora a criança sexualmente e a mãe sabia. A criança foge e para chegar a outra margem, ela deve pagar ao balseiro (com sexo) para atravessar o rio. 
Elencar quem foi mais “cruel”:
Mãe;
Balseira
Cafetina/cafetão
Votação em sala:
Mãe
Cafetão
Balseira
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Democracia x Unanimidade (expressa a vontade) /Consenso (você não expressa a vontade assertivamente).
Democracia no contexto interno de um Estado tem os seus limites e tem uma relação muito íntima com a CF. A CF estabelece os limites ao regime democrático. 
Imaginemos que cada um é um sujeito de Direito Internacional e atua na Ordem Internacional construindo um Direito.
Há determinadas Organizações, as Supranacionais, como a UNIÃO EUROPEIA (adoção de decisão por maioria). A EU tem um ânimo de integração muito forte. É a estrutura mais próxima de converter Estados em “super” Estados. 
Ordem Internacional 
- Hierarquia: 	Normativista 
		Institucional 
-Sujeitos: 	Estados
		Organização Internacional
Olhando para o conflito sobre as Malvinas>> do ponto de vista internacionalista >> os Estados devem chegar a um consenso.
O Tribunal Internacional quando decide tem que decidir pelo Direito, dentro dos limites de cumprimento das normas internacionais pelos Estados.
Brasil não atendeu, desobedeceu a Cautelar da Corte Interamericana de Direitos Humanos, sobre a suspensão das obras na hidrelétrica de Belo Monte. A Venezuela se retirou dessa Corte, e não a reconhece mais.
Não existe um acordo internacional que se sobreponha a todos os outros.
Art. 103 da Carta de São Francisco da ONU. 
Tratado Internacional (falar internacional é pleonasmo).
Parte de um Tratado e Membro de uma organização internacional.
UE não é bloco, mas organização internacional, assim como o MERCOSUL.
RACIONALIDES ou VOCAÇÕES
A Racionalidade da OMC é o Comércio. 
A Racionalidade da ONU é política, o ânimo da criação da ONU foi político para garantir a paz. 
DIPUB II – Aula 02 – 21/08/15
ESTADOS > Organização Internacional > IND
OI – CONCEITO {direito/tratado fundacional da Organização Internacional} {PJ} (1949) 	 {Burocracia}
Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada em 1945. Existe na Carta de São Francisco a possibilidade de criação de uma personalidade jurídica, mas não se pensou que a ONU Os presidentes brasileiros são sempre os primeiros a falar na abertura das Assembleias, pois foi o primeiro país a assinar a Carta de São Francisco. 
O Brasil sempre tenta fazer a mediação nas relações internacionais, e, por isso, de certa forma, o país não consegue se impor.
Em 1949, a Corte Internacional de Justiça emite um parecer no sentido de criar Tribunais Consultivos. (????????)
Opiniões consultivas: emitido por um tribunal dizendo de que forma, por exemplo, um Estado deve agir (mesmo que o Estado não cumpra o parecer emitido pela Corte Internacional de Justiça). Assim, a Corte Internacional não perde o seu poder.
Em 1949, houve o reconhecimento da PJ da ONU. 
Característica determinante de uma organização Internacional: possuir personalidade jurídica internacional. 
Na ordem internacional existem os “quase-estados”, como a Palestina. Estados falidos: Líbia, Síria: perderam suas características de Estado (por exemplo, a integridade territorial do Estado).
CONCEITO
As Organizações Internacionais são estruturas que possuem PJ (inserida em tratado fundacional, ou tratado posterior ou reconhecida de forma tácita), tem uma estrutura própria (tratados ou ordem legal, ou sistema de direito próprio) e criam sua própria burocracia. Além, segundo o professor, de possuir um sistema de resolução de controvérsia.
Elemento central para reconhecer uma organização internacional (em concursos): personalidade jurídica (inserida em tratado).
OMC: membros não precisam ser ESTADOS. A União Europeia e os Estados que a compõem participam da OMC.
Para atuar na Ordem Internacional expressando vontade, uma organização internacional (basta ter um tratado que a estabeleça, PJ e burocracia) para celebrar contratos com outras organizações/ou Estados.
As OI possuem um sistema de resolução de controvérsias (pode ser um tribunal), garantindo que a vontade dos membros que a compõem seja cumprida.
Exemplo: MERCOSUL tem esse sistema, ele está inserido na ALADI e os dois estão na OMC > são sistemas que convivem buscando a harmonia entre eles. Existe um descumprimento sistemático das normas da ALADI. Por estar inserido na ALADI, MERCOSUL ao trazer Suriname e Guiana para o MERCOSUL, ele descumpre as normas da ALADI.
AGENTES DAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
Sua ação depende do que está estabelecido nas organizações e como o Estado receptor recebe aquele agente. 
(Pesquisar) Agente diplomático x Agente de legação estrangeira
IMUNIDADES (ver)
Direito de Legação >> direito de estabelecer sedes, missões em determinados países ou permitir que uma missão se estabeleça na sua administração (Brasil estabelece representação diplomática e recebe essa representação de outro Estado). No caso da ONU, ela estabeleceu uma sede em NY e tem um escritório em Genebra, embora uma Organização Internacional não tenha território ela pode receber missões em suas sedes.
ORÇAMENTO >> quem paga são os integrantes daquela organização internacional (não somente os Estados, basta ter PJ internacional, tratado e burocracia própria para ser considerada uma OI). Regra para contribuição: membros sustentam a OI e a forma de repartição do pagamento está definida no tratado que a estabeleceu. 
O Brasil é um dos maiores inadimplentes das OI das quais participa. 
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO II – 03/09/15
AULA 03
- ORÇAMENTO + IMUNIDADES
- CLASSIFICAÇÕES de Organizações Internacionais:
* TEMPO (duração dessa OI): geralmente elas têm tempo indeterminado (ONU, OMC, etc.). Quando tem uma finalidade específica, exemplo, uma OI para tratar da produção de energia na Amazônia, quando estiver regulamentado, a OI acaba. 
 Maior número de organizações internacionais no mundo está na África.
* ABRANGÊNCIA – MULT – REG 
Dificuldade: harmonizar os sistemas (por exemplo: harmonizar entre OTAN e ONU.
Sistema regional deve ser harmonizar, ser compatível com sistema intern.
* OBJETIVO
Econômicos: OMC
Políticos: ONU (tentativa de manutenção; UNASUL (foro paraque os países da América do Sul possam se reunir para deliberar).
* PROCESSO DECISÓRIO
Problemas (questões trabalhistas) entre os funcionários de uma OI deve ser resolvido por um tribunal trabalhista dentro da OI. 
Exemplo: uma OI tem uma representação no Brasil, cria uma regra que reduz os salários. Um dos empregados entra na justiça brasileira para lutar contra a redução. Pergunta: a ação anda?
Os Estados e as OI têm Imunidade basilar: imunidade de jurisdição. Entre pares não há submissão (entre os Estados).
A regra que estabelece a imunidade de jurisdição>> deve ser estabelecida no tratado Marco ou depois no tratado ratificado (?) 
Supranacionalidade: UE – critério de maioria
Consenso --> não é pela maioria, é pelo bem de todos. 
Sociedade das Nações + Corte Permanente de Justiça Internacional 
A Sociedade das Nações não deu certo, então criou-se a ONU. A Corte Internacional de Justiça assume todas as prerrogativas da Corte Permanente de Justiça Internacional. 
Art. 38 do Estatuto da Corte apresenta uma aberração --> nações civilizadas
Carta de São Francisco --> 3 pilares de funcionamento: Assembleia Geral (congrega todos os membros da organização – tem uma perspectiva legislativa), Conselho de Segurança (pode legislar – determinando bombardeios ou não) – e Corte Internacional de Justiça (função Judiciária).
Membros na ONU – Conselho de Segurança propõe os membros e a Assembleia Geral aprova ou não, podendo um dos cinco dizer que não vai participar.
Estado Islâmico --> de tanto repetir cria-se uma personalidade
DIPUB II – 11/09/15
ONU
- Carta e outros
Nasceu em 24 de outubro de 1945
Carta de São Francisco ou Carta da ONU, assinada pelos 51 membros originários (hoje são 193 membros).
- Objetivos: 
	- Direito Fundamental 
	- Paz e segurança internacional
	-Progresso
	- Justiça + Direito Internacional (Binômio que é tratado de forma igual, mas, não é).
- Línguas Oficiais: inglês, francês, russo, árabe, espanhol e mandarim. 
Assembleia Geral [termo em inglês: UNGA]
Primeiro órgão das Nações Unidas, órgão mais representativo, mas não é o órgão que tem mais poder. Ela delibera com seus 193 membros, voto computados em pé de igualdade (há paridade)
Função legislativa
>> Deliberações: 			 Resoluções (Aprovação e Força)
Só delibera sobre as questões abaixo, se estas não estiverem sendo tratadas pelo Conselho de Segurança.
	- Paz + Segurança
O que é decidido na Assembleia Geral sobre esses temas é compreendido pelos membros como recomendações. Quem decide sobre (intervenções militares é o Conselho de Segurança da ONU). 
	- Novos Membros
Aprova o ingresso de novos membros, só dependendo de uma indicação do CONSELHO DE SEGURANÇA (é necessário que o Conselho de Segurança mande uma recomendação > exemplo a aprovação da Palestina ainda depende disso). 
	- Orçamento
Ela aprova o orçamento da ONU, incluindo seus órgãos acessórios, suas agências, como UNICEF, UNESCO.
Aprovação por 2/3 dos Estados-membros (193 membros)
	- Elege: Membros do Conselho de Segurança
15 membros (10 rotativos e 5 permanentes: EUA, REINO UNIDO, FRANÇA, RÚSSIA e CHINA) --> a Assembleia Geral só elege os membros rotativos. Mas, esses também devem ser indicados (previamente) pelo Conselho de Segurança. Rotativos>> só ficam por 2 anos
		Secretário Geral
	- Cooperação
Conselho de Segurança [UNSC]
- Exerce função legislativa e também judiciária
- Membros
- Resoluções (termo usado na Carta de São Francisco>>Decisões):
	-> Missões;
	-> Recomenda (para a Assembleia Geral): Membros / Secretário Geral (Eleito pela Assembleia Geral)
	-> Intervenção Militar
 Tecnicamente os haitianos migram para o Brasil, pois, eles não estão fugindo de guerra. Isso é resultado da Missão de Paz do Brasil no Haiti, criou-se no imaginário dos haitianos a ideia de que esse país que chefia uma missão de paz deve ser um bom país para viver.
**Presidência 
Rotação: dura 1 mês, trocada a cada mês. 
Moral + Bloqueio (Bloqueio de determinadas decisões, o Estado pode atrasar decisões de outros Estados)
Brasil nunca aprovou / nunca internalizou nenhum Acordo de Proteção de Investimentos. O nosso país nunca precisou, pois, a economia é muito fechada. 
A Argentina teve problemas econômicos porque permitem depósitos, em bancos nacionais, em moeda estrangeira.
O grande estímulo atual do Brasil, há aproximadamente 7 anos >> existiu uma pressão para que o país fizesse investimentos no exterior (daí houve também pressão para assinar esses Acordos de Proteção de Investimentos). 
A Petrobras montou uma empresa na Holanda e através dessa empresa, investiu em uma empresa em solo boliviano. Havia um Acordo de Proteção de Investimentos entre Holanda e Bolívia (mas, o Brasil não tem). O Brasil poderia ter acionado um tribunal internacional para resolver a questão da expropriação de terras na Bolívia. No entanto, naquele momento, diplomaticamente, valeria mais a pena abrir mão da empresa. Houve um acordo, e no final a Bolívia pagou alguma quantia para o Brasil no caso da expropriação.
DIPUB II – 17/09/15
ONU
CIJ --> CORTE INTERNACIONAL DE JUSTIÇA
Ela ainda consegue manter a legitimidade de decidir. O tribunal Internacional não tem como garantir o cumprimento das decisões, o grande desafio de uma corte é garantir que a sua decisão tenha eficácia. Isso ocorre porque não há submissão no Direito Internacional. 
Características:
1) Compromisso com a eficácia da sua decisão (visando manter a sua Legitimidade)
2) Não compreensão da linguagem utilizada pelo tribunal internacional
Manutenção da Legitimidade
A CIJ cumpriu bem seu papel a partir de 1945. CPJI --> Corte Permanente de Justiça Internacional, fica em Haia, cidade na Holanda. (é Convenção da Haia) Fica no Palácio da Paz que só tem uma torre, simbolicamente a outra torre que não foi construída representa a paz que precisa ser construída. 
A CIJ NÃO É A SUPREMA CORTE DO DIR INTERNACIONAL POIS NÃO HÁ HIERARQUIA! Não se pode considerar o sistema ONU como hierárquico no mundo, nem com a CIJ. 
Exemplo (de que não há hierarquia): O sistema da OMC termina em si mesmo, nenhuma decisão da OMC pode ser revista, por exemplo, pela CIJ
São 15 juízes, mandatos de 9 anos (ad hoc) renováveis por uma vez. Professor Antonio Augusto Cançado Trindade é o atual presidente.
Juízes ad hoc --> um Estado que não tenha um juiz da sua nacionalidade pode nomear um juiz da sua nacionalidade para decidir questões sobre seu país.
Os 15 juízes, ao ingressarem na CIJ, param de ter compromisso com a sua nacionalidade e passam a ter compromisso com o direito e com as decisões internacionais.
Corte Permanente de Arbitragem (sede em Haia) >> arbitragem é sempre um passo atrás no sistema (informalidade é característico da arbitragem). Árbitros sopesam suas decisões, para que os Estados saiam vencedores das arbitragens. Exemplo a decisão entre o Peru e o Chile. 
Haia --> sede natural de Convenções Internacionais
Listas de arbitragem da CPJI --> os mais votados pelos dois órgãos da ONU.
Estatuto do CIJ (ORIGINÁRIO DA CPJI ela antecede a CIJ) --> FAZ PARTE DA CARTA DE SÃO FRANCISCO
Em 1945, quando se decidiu que a Corte iria continuar com o acervo da CPJI (NÃO SE USA O TERMO JURISPRUDÊNCIA NA ORDEM INTERNACIONAL)
CONTROVÉRSIAS
COMPETÊNCIAS (art. 38 do Estatuto da CIJ - anexo a Carta da ONU) essa competência se vale da submissão dos Estados (decisões que vinculam).
PARTES de uma Controvérsia (perante à Corte Internacional de Justiça): são os Estados (podendo ser o Estado membro ou não das Nações Unidas)
SUBMISSÃO: não há submissão automática à Corte por parte dos Estados, a não ser que esses tenham acordado isso previamente. 
CLÁUSULA FACULTATIVA DE JURISDIÇÃO OBRIGATÓRIA: o Estado poderia facultativamente aderir a jurisdição obrigatória da Corte Internacional de Justiça. (criada por Raul Fernandes)
Uma vez o Estado se submeta à jurisdição da Corte, ele se vincula a essa jurisdição. 
OPINIÕES CONSULTIVAS (11/04/49)
Opiniões consultivas: não têm natureza obrigatória (e nessas situaçõesa CIJ elabora mais suas decisões, e falam mais sobre direito, por não vincular – as decisões não precisam ser cumpridas – a Corte pode falar o que quiser).
PARTES: nem todas são Estados, pois as Nações Unidas (tanto a Assembleia Geral quanto o Conselho de Segurança) poderiam dar opinião consultiva.
A partir da Opinião Consultiva de 11/04/49, reconheceu as Nações Unidas como sujeito de Direito Internacional. Reconhecimento das Organizações Internacionais como Pessoa Jurídica para apresentar de forma legítima uma opinião consultiva. 
COMPETÊNCIA é a mesma das Controvérsias (art. 38 do Estatuto do CIJ)
SUBMISSÃO não é obrigatória 
NOVOS PARADIGMAS: EFETIVIDADE X SOBERANIA 
 O Cançado Trindade busca a efetividade da norma internacional (tangenciando a questão dos Direitos Humanos)
Há uma nova percepção da soberania...
DIPUB II 18/09/15
ONU
SECRETARIADO
Secretariado representa a ONU, é o rosto. O indivíduo (Secretário Geral das Nações Unidas) não tem poder de tomar decisões em nome da Organização, mas tem um papel de representar a Organização. 
Normalmente, o secretário não vai ter a nacionalidade de um dos países com mais peso nas decisões das Nações Unidas, evitando assim que se misturem os interesses nacionais e da ONU.
Guardião da estrutura burocrática, decide em nome da Organização quando tem um mandado dos Estados.
A troca é feita de 3 em 3 anos, a eleição é feita pela Assembleia Geral.
CONSELHO ECONÔMICO SOCIAL
A cada ano 1/3 da composição do Conselho é renovada. Discussões mais técnicas relacionadas a, por exemplo, questão de ajuda aos refugiados. O Conselho vai decidir se há a necessidade da criação de uma estrutura burocrática. Maioria simples dos presentes na reunião fazem a votação. E depois dessa reunião é que vai para a Assembleia Geral da ONU para votação. 
ÓRGÃOS ESPECIALIZADOS (colocam a “mão na massa”, tentam promover o que está expresso na CARTA): UNESCO, UNICEF, OIT, FAO, AIEA, OMS, FMI, BM, OMC
Esses órgãos especializados possuem PJ, são autônomos para executar o orçamento que eles recebem da ONU. Não podem demandar (em resolução de controvérsias, porque quem demanda é ESTADO). Eles consultar a CIJ, desde que a ONU permita (podem pedir Opinião Consultiva). 
UNESCO --> perfil claro de proteção de patrimônio cultural (dentro da UNESCO há um Fundo da Diversidade Cultural), órgão da ONU responsável pela preservação do patrimônio cultural. 
UNICEF --> é um órgão da ONU com estrutura burocrática, é um fundo vinculada à Convenção da Criança. Fundo para promover os desígnios da Convenção.
OIT --> Organização Internacional do Trabalho - é anterior às Nações Unidas
FAO --> Fundo de Alimentação e Agricultura
AIEA --> Organização Internacional de Energia Nuclear: submissão direta ao Conselho de Segurança da ONU e não à Assembleia Geral da ONU.
OMS --> estrutura internacional tem mais autonomia, não tem a ver com a estrutura ONU
FMI, BM, OMC >> TRIPÉ ECONÔMICO 
Bretton Woods (em New Hampshire), uma cidade onde houve uma convenção em 1944, na qual os aliados se reuniram porque a guerra ia acabar e eles precisariam resolver a questão econômica mundial, reconstrução da Europa e a percepção que as questões econômicas levaram ao caos da 2ª Guerra Mundial.
Soluções: construção de um Fundo Mundial, do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (para reconstruir a Europa) e a criação da Organização Internacional do Comércio (atual OMC). 
Os EUA não quiseram participar da OIC, só conseguiram firmar o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) em 1947. 
FMI >> empresta dinheiro para países em crise. Os empréstimos servem para que o país honre seus compromissos no exterior. Assim, o país não poderia pegar um empréstimo para sanar as dívidas internas. 
- CÂMBIO – “Special Drawing Rights”
Ouro > USD 
Padrão ouro >> você estabelecia o quanto a sua moeda valia de acordo com o ouro (currency board). E a partir de Bretton Woods, o dólar foi indexado ao ouro e todas as demais moedas ao dólar. Em 1969, o FMI parou de calcular seus fundos em dólar, mas, em uma cesta de moedas (média do dinheiro que os países têm no FMI). Exemplo: Brasil pede ao FMI empréstimo, recebe o equivalente em Special Drawing Rights – atualmente, equivale a $ 1.20. Os EUA em 1970 abandonaram o padrão ouro. Nenhum país voltou ao padrão ouro e ficaram vinculados ao dólar
O País entrou em moratória, não tem reservas para cobrir o pagamento de exportadores. Você pode vender títulos nas bolsas de outros países, pedir financiamento externo, ou pedir ao FMI. 
Qual é a função de um Banco Central? 
Preservar o valor da moeda (segundo a Escola de Chicago). Instrumentos >> Via Interna: evitar a inflação preservando o valor da moeda. Via Externa: evitar a desvalorização da moeda. Ao aumentar a taxa de juros, as pessoas param de comprar. 
Poderia ser uma terceira via do BC --> Preservação do mercado de trabalho (aceita desvalorização de moeda, mas para preservar empregos). Os EUA adotam a política de preservação do emprego. 
BANCO MUNDIAL (BM) – BIRD >>
- AID
- CIADI/IESID
- SFI
- MIGA (???)
Os BRICS estão criando estruturas paralelas ao FMI e BM. 
Os EUA e a Arábia Saudita têm muito dinheiro no FMI --> a porcentagem do aporte é igual ao peso do voto (estrutura decisória). 
DIPUB II 01/10/15
Curiosidade: A maior parte dos recursos (40%) do FMI fica nos EUA. O país sede do FMI, é o que tem o maior número de cotas do fundo.
COMPATIBILIDADE – MULTILATERAL X REGIONAL 
			(OMC) 		ARC (MERCOSUL)
Há uma busca pela harmonia dos sistemas, não há hierarquia. Todos são sistemas regionais de comércio que fazem parte da OMC: a ALADI (Associação Latino-americana de Integração-> na América do Sul), NAFTA (EUA, Canadá e México) e U.E. (União Europeia) >> as normas de cada sistema devem ser compatíveis com a OMC. 
O MERCOSUL fica dentro da ALADI (que por sua vez fica inserido na OMC).
O sistema ONU originário é o único que tem a pretensão de ser hierárquico, onde os acordos devem ser registrados. 
Bolívia (entrando de fato no MERCOSUL) e Equador (querendo entrar no Sistema MERCOSUL). 
MERCOSUL (essas são normas primárias>> são tratados celebrados entre os membros):
TA – Tratado de Assunção em 1991 (26 de março de 1991): a intenção do Tratado objetivo basilar: criar mercado comum entre os Estados membros do MERCOSUL.
PBSB - 1991 >> Protocolo de Brasília (normatizava como os Estados resolveriam dúvidas acerca do TA e (Estados celebraram e estabelecem o sistema de resolução de controvérsias)
POP 1994 >> Protocolo de Ouro Preto (estabeleceu a institucionalidade do MERCOSUL, deu ensejo a criação órgãos de resolução de regras secundárias: decisões (CMC), resoluções do Grupo de MERCADO COMUM e diretivas (CCM)). O POP estabeleceu a personalidade jurídica.
PO 2002 >> Protocolo de Olivos (criou o Tribunal Permanente de Revisão, ele criou um novo Sistema de Resolução de Controvérsias) Ele substituiu o Protocolo de Brasília. 
INSTITUCIONALIDADE – estabelecida pelo POP:
ÓRGÃOS DECISÓRIOS (regras secundárias que estabeleceram): os órgãos decisórios produzem normas que regulamentam os termos expressos nos tratados. Há hierarquia entre esses órgãos (abaixo):
- CMC (emite DECISÃO) Conselho de Mercado Comum >> Quem representa os Estados aqui são os Ministros das Relações Exteriores. 
-GMC (RESOLUÇÃO) Grupo de Mercado Comum: composto por embaixadores. Esses embaixadores são nomeados como Coordenador Nacional pelo GMC. Qualquer órgão, membro do MERCOSUL que quiser se comunicar com o BRASIL, a comunicação será feita por meio desse Coordenador e não pelo Ministro das Relações Exteriores.
-CCM (DIRETIVA) Conselho de Comércio do Mercosul
-TPR (LAUDOS) TRIBUNAL PERMANENTE DE REVISÃO
-PARLASUL ainda não tem capacidade decisória plena – FAZ RECOMENDAÇÕES AO SISTEMA REGIONAL, MAS AINDA NÃO CRIA NORMAS. DIFERENTEMENTE DO PARLAMENTO EUROPEU QUE JÁ LEGISLA.
 O PARLASUL TEM UM TEMA ATUAL: TEMOS 5 MEMBROS, QUANTOS PARLAMENTARES TEREMOS POR NACIONALIDADE? Os membros do PARLASUL hoje, há identificação do parlamentointerno com o externo. Desde 2007, o Paraguai elege diretamente os parlamentares de representação no MERCOSUL. A Argentina fará isso ano que vem. O Brasil disse que fará isso em 2022. 
Nenhuma regulamentação do Sistema de Controvérsia do MERCOSUL foi feita por meio de RESOLUÇÃO, mas, sim, por DECISÃO, entendendo que essa regulamentação deve ser feita por um órgão hierarquicamente superior.
Geralmente as decisões devem ser internalizadas (???). 
Questão muito sensível vai para o rito de internalização, se não, tenta se aplicar sem internalizar.
4º Órgão decisório do MERCOSUL: TRIBUNAL PERMANTE DE REVISÃO (ele por meio de laudos decide): guarda com ele capacidade decisória
DIPUB II – 02/10/15
MERCOSUL
TRATADOS – PRIMÁRIA
TRATADO DE ASSUNÇÃO – MARÇO DE 1991
PROTOCOLO DE BRASÍLIA – dezembro DE 1991
Houve uma grande institucionalização do Direito na resolução de conflitos, após o término da Guerra Fria (Década de 1990).
Agora, o papel do Conselho de Segurança da ONU na resolução de conflitos é protagonista neste momento, como se estivéssemos vivendo um período antes do fim da Guerra Fria. 
Privatização, redução da inflação, grandes dívidas do Estado... => foi vivido por outros países na América do Sul. 
Em 2001, crise econômica forte nos países da América Latina, Torres do WTC nos EUA.
Modelo neoliberal mudando para governos mais intervencionistas depois de 2001. 
Os 12 primeiros anos do MERCOSUL = base no comércio para a construção da integração regional. Nos últimos 12 anos, houve uma evolução política. 
MERCADO COMUM --> autor chamado (?) falava sobre o processo de construção DE UMA INTEGRAÇÃO REGIONAL.
1ª) ZONA DE LIVRE COMÉRCIO: NO INÍCIO (BR, ARGENTINA, PARAGUAI E URUGUAI) >> QUANDO VOCE BUSCA UMA ZONA DE LIVRE COMERCIO COM A ARGENTINA, O PRODUTO DE UM DESSES ESTADOS DEVE TRANSITAR LIVREMENTE NA ALFANDEGA DOS DEMAIS ESTADOS. EXEMPLO: PRODUTO BRASILEIRO CIRCULARIA NA Argentina, no Uruguai e no Paraguai. 
2ª) UNIÃO ADUANEIRA: Deve-se construir também uma União Aduaneira, ASSIM O PRODUTO IMPORTADO DA CHINA TERÁ A MESMA TARIFA EM QUALQUER ESTADO DO MERCOSUL.
AINDA HÁ UMA UNIÃO ADUANEIRA IMPERFEITA, POR ISSO AINDA HÁ CONTRABANDO.
3ª) MERCADO COMUM (+ liberdade de circulação) = FUSÃO DA ZONA DE LIVRE COMÉRCIO COM A UNIÃO ADUANEIRA. 
O SETOR AUTOMOTIVO NÃO FAZ PARTE DO MERCOSUL. UM CARRO PRODUZIDO NA ARGENTINA, NÃO PODE SER LIVREMENTE IMPORTADO PELO BRASIL, SEM SOFRER TAXAÇÃO.
4ª) UNIÃO: um marco na união europeia foi a criação do Euro. Na União Europeia atual, há um sistema financeiro integrado, os produtos circulam livremente pelos Estados. A EU atingiu esse 4º estágio. 
5ª) POLÍTICA: união política (chegou a se cogitar isso com o Tratado de Lisboa)
Zollverein --> união aduaneira Alemanha no Século XIX
MERCOSUL --> O professor acha que será mais fácil chegarmos a um acordo sobre união aduaneira, quanto iremos cobrar de cada produto “extra” zona. 
Sugestão de filme: (processo de privatização da Argentina, e a privatização do setor de petróleo e gás argentino destruiu cidades inteiras) Memoria del Sagueo (do cineasta: Pino Solanas).
Se uma pessoa trabalhar em dois ou mais Estados do MERCOSUL, ela poderá se aposentar em um dos países e ao se aposentar leva o seu tempo de serviço (trabalhado nos demais países). 
TA – Tratado de Assunção em 1991 (26 de março de 1991): a intenção do Tratado objetivo basilar: criar mercado comum entre os Estados membros do MERCOSUL.
PBSB - 1991 >> Protocolo de Brasília (normatizava como os Estados resolveriam dúvidas acerca do TA e (Estados celebraram e estabelecem o sistema de resolução de controvérsias)
POP 1994 >> Protocolo de Ouro Preto (estabeleceu a institucionalidade do MERCOSUL, deu ensejo a criação órgãos de resolução de regras secundárias: decisões (CMC), resoluções do Grupo de MERCADO COMUM e diretivas (CCM)). O POP estabeleceu a personalidade jurídica.
PO 2002 >> Protocolo de Olivos (criou o Tribunal Permanente de Revisão, ele criou um novo Sistema de Resolução de Controvérsias) Ele substituiu o Protocolo de Brasília. O TPR pode decidir, mas não cria normas.
A SECRETARIA DO MERCOSUL: ÓRGÃO TÉCNICO INSTITUÍDO PELO TRATADO DE OURO PRETO -> cria resoluções internas, não cria normas secundárias, só tem capacidade de normatização interna para o seu próprio funcionamento.
Órgão registral que compila a normativa e faz toda a organização internacional funcionar.
ARGM (Alto Representante Geral do MERCOSUL) -> atual representante é o Dr. Rosinha (sempre engajado em questões ligadas ao MERCOSUL). Todos até hoje foram brasileiros. É o rosto do MERCOSUL, se por exemplo, a Guatemala quiser participar do MERCOSUL é o ARGM que vai fazer o primeiro contato com o país. Em Montevideo, URUGUAI. O coordenador e o diretor da Secretaria do MERCOSUL são cargos indicados. Os demais são concursados (?).
ISM --> Instituto Social do MERCOSUL também tem sede em Assunção (Atualmente o diretor é um Argentino) Função: órgãos criados para coordenar a política social do Mercosul (por exemplo, uma política social local pode ser utilizada regionalmente)
IPPDH --> Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos (quem dirige é brasileiro) --> trabalha com questões ligadas aos Direitos Humanos
UPS --> sede em Montevidéu --> busca trazer a sociedade para participar do MERCOSUL. Reunião para tratar de questões do MERCOSUL, leva instituições para participar das reuniões
UTF --> Unidade Técnica DO FOCEM analisa quem quer os Fundos do FOCEM (FUNDO PARA A CONVERGÊNCIA ESTRUTURAL DO MERCOSUL
FOCEM >> FUNDO DE CEM MILHOES DE DÓLARES. O Brasil entra com 70 milhões, Argentina 27 milhões, Venezuela 27 milhões, Uruguai 2 milhões, Paraguai 1 milhão de dólares. 
A Secretaria do Tribunal pode pedir dinheiro para consertar um prédio. Os projetos dos países devem ser necessariamente estruturais (ex.: preciso melhorar o acesso de Assunção à ponte que vai para a Argentina e pede dinheiro ao FOCEM) O país se quiser fazer essa reforma deverá entrar com 15%, se a reforma custar 20 milhões, o país entraria com 3 e os outros 17 milhões viria do FOCEM.
Isso não é empréstimo, se for aprovado o dinheiro é entregue ao país.

Outros materiais