Buscar

Prova AV1 - Hitória do Direito (Exemplo)

Prévia do material em texto

�
�
	Disciplina:
	História do Direito
	Código:
	
	Professor:
	Aline
	Turma:
	
	Identificação da prova:
	AV1
	Semestre:
	
	Turno:
	
	Aluno(a):
	Phelipe Cinelli
	Matrícula:
	
	Importante: 
A prática de “cola” acarreta na atribuição de nota zero à avaliação. Ao identificar esta prática o(a) professor(a) deverá comunicar o fato à Coordenação, que promoverá a instauração de processo de infração disciplinas, nos termos do Regimento Interno da FESVV.
Durante o período de realização da avaliação os aparelhos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones etc. deverão permanecer desligados.
Todo o material deverá ser guardado, ficando sobre a mesa apenas lápis, caneta, borracha e o material de consulta autorizado.
Tais diretrizes são Institucionais e poderão ser complementadas por outras orientações estabelecidas pelo(a) professor(a).
Instruções para realização da prova: 
A avaliação deverá ser feita à caneta de cor azul ou preta. 
A interpretação faz parte da avaliação.
Durante a avaliação as respostas não serão verificadas pelo professor.
Leia atentamente as questões antes de respondê-las.
	Valor da prova:
	
	
	Pontos Obtidos:
	
	
	Data da Realização: __/__/
1º. Marque com um X a alternativa correta: (0.5 ponto por questão)
01. Observe os fragmentos de lei abaixo e depois responda a questão que se segue:
CÓDIGO CIVIL DE 1916
Art. 229. Criando a família legítima, o casamento legitima os filhos comuns, antes dele nascidos ou concebidos (arts. 352 a 354).
Art. 233. O marido é o chefe da sociedade conjugal, função que exerce com a colaboração da mulher, no interesse comum do casal e dos filhos (arts. 240, 247 e 251). (Redação da Lei nº 4.121, de 27.8.1962)
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado. 
§ 3º - Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento. 
§ 5º - Os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher. 
Art. 227 § 6º - Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação. 
Tendo como referências os fragmentos legais acima e as aulas de História do Direito pode-se afirmar que a mudança no tratamento dado pela legislação brasileira às famílias comprova que:
O Direito não se modifica ao longo do tempo. As poucas mudanças que acontecem na legislação decorrem do fato do Direito e da História sofrerem movimentos cíclicos. 
O Direito é construído por meio da influência de pensamentos abstratos racionais, sem interação com a realidade. Assim, o Direito é visto enquanto resultado do pensamento racional que se dá sem a interação da sociedade, desconsiderando aspectos como a cultura, a religião, a política, visto que a lei sempre estará acima da realidade, com a predominância de permanências na sua construção.
O Direito é construído em sociedade. Assim, podemos dizer que o Direito é visto enquanto resultado da interação humana em sociedade, sendo resultado de seu tempo histórico, podendo sofrer modificações decorrentes de mudanças que acontecem na sociedade, causando rupturas e novos entendimentos na legislação para se adequar ao novo momento histórico e social.
O Direito é construído em sociedade. Assim, podemos dizer que o Direito é visto enquanto resultado da interação humana em sociedade, considerando aspectos como a cultura, a religião, a política, com os quais os homens e mulheres, ao longo do tempo, construíram o Direito, sendo resultado de seu tempo histórico, sem causar rupturas ou modificações na legislação de acordo com as mudanças da sociedade, pois a lei deve ser genérica, abstrata, absoluta e imutável.
A família não mudou através do tempo. Assim, as mudanças apresentadas pela CF de 1988 expressam inadequação em relação à realidade social brasileira.
02. A Constituição Federal de 1988 (CF/88) tem como um dos Princípios expressos pelo Art. 5º o Princípio da Legalidade que determina que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei” (Art. 5º, II). Também decorre do Princípio da Legalidade o texto do Art. 5º, XXXIX que reza “não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal” sendo este último inciso conhecido como Princípio da Reserva Legal. 
Porém, em países como a Inglaterra e Estados Unidos, diferente do que acontece no Brasil, a ênfase maior está na formação e aplicação de precedentes. A realidade de países como Inglaterra e Estados Unidos diz respeito ao Sistema de Direito da(s): 
Common Law, também conhecido como Sistema Anglo-saxão, que fundamenta-se na tradição local e no sistema de precedentes, com decisões emblemáticas que servem de parâmetro para decisões futuras.
Súmulas Vinculantes, também conhecido como Sistema romano-germânico ou continental, que se fundamenta na criação de súmulas que não vinculam os órgãos do poder legislativo.
Sistema de Forais, que estabelece direitos e deveres dos entes da federação.
Sistema da Civil Law, também conhecido como Sistema Continental ou romano-germânico que apresenta um modelo de Direito formado por normas jurídicas gerais e abstratas que são aplicadas ao caso concreto.
Sistema da Civil Law, também conhecido como Sistema Anglo-saxão, que fundamenta-se na tradição local e no sistema de precedentes.
03. Forma que o Império português encontrou para implementar a colonização sem arcar com os altos custos desse processo, consistindo na DELEGAÇÃO da colonização a particulares, por meio de doações em USUFRUTO HEREDITÁRIO de grandes faixas de terra. O texto se refere ao:
Sistema de Capitanias Hereditárias.
Sistema do Governo Geral.
Sistema do Plantation.
Tribunal de Relação.
Pacto Colonial.
04. À medida que as jazidas de ouro foram sendo encontradas em maior número e a produção aurífera aumentava o governo metropolitano interessava-se, cada vez mais, em controlar essa atividade. Por isso há toda uma legislação específica para esse setor no período, dentre as quais podemos citar o Código Mineiro de 1603 e 1618 e o Regimento de 1702 que criou a Intendência das Minas, uma administração subordinada diretamente à Coroa portuguesa . (CASTRO, Flávia Lages de. História do Direito: Geral e Brasil. 10ª ed. Rio de Janeiro: Lume Juris, p. 315).
O texto acima demonstra uma característica presente na História do Direito brasileiro, qual seja: 
A independência entre o Direito e os aspectos políticos e sociais, visto que a construção do Direito sempre esteve acima dos interesses das classes dominantes.
A existência de relação entre a construção do Direito e os fatores sociais e políticos de cada momento histórico, com a predominância dos interesses das camadas populares que desde o início da colonização tinham acesso à política colonial.
A existência de relação entre a construção do Direito e os fatores sociais e políticos de cada momento histórico, com a predominância dos interesses das camadas dominantes da sociedade efetivados por meio do Direito, em vários momentos da História do Direito brasileiro.
A valorização do Direito Ambiental, sendo a proteção do meio ambiente a principal preocupação do governo português ao criar legislação especial para a região mineradora. 
A construção do Direito com a participação ampla das diferentes camadas sociais.
05. Segundo Flávia Lages, em seu livro História do Direito: Geral e Brasil. 10ª ed. Rio de Janeiro: Lume Juris, p. 329, a presença da Corte Portuguesa no Brasil transferiu para a Colônia a herança de dependência econômica de Portugal em relação aos ingleses, principalmente através do Tratado de Aliança e Amizade de 1810 e de Comércio e Navegação do mesmo ano. Marque a afirmativa quedemonstra a dependência da Coroa portuguesa em relação aos produtos ingleses, presente no Tratado de 1810:
Por esse Tratado Portugal se comprometia a estabelecer colônias em terras britânicas.
Por meio desse Tratado as mercadorias inglesas pagariam menos impostos para entrar no Brasil em comparação com os impostos pagos pelos produtos brasileiros, visto que o Alvará que liberou as manufaturas no Brasil era ainda recente.
Por meio desse Tratado as mercadorias inglesas pagariam menos impostos para entrar no Brasil mesmo em comparação com produtos portugueses. Neste sentido os produtos ingleses pagariam 15%, os produtos portugueses 16% e os produtos de outros países 24%.
Por esse Tratado Portugal ganhou um Juiz da Nação Portuguesa com atuação na Inglaterra.
Esse Tratado estabelecia impostos de 26% para todos os países.
06. “A Constituição do Império (1824) assegurou a inviolabilidade dos direitos civis em uma sociedade escravista e em um texto constitucional que, apesar de ter abolido os açoites, a tortura, a marca de ferro quente e demais penas cruéis, as mesmas continuavam a ser aplicadas aos escravos”. O texto de Gilberto Angelozzi, em seu livro História do Direito no Brasil, demonstra a seguinte realidade durante o Primeiro Reinado:
A Constituição de 1824 estabelecia direitos fundamentais em seu texto que devido à realidade da época (escravagismo, elitismo) acabavam por ter pouca efetividade social, não sendo aplicados em relação aos escravos.
A Constituição de 1824 estabelecia direitos fundamentais em seu texto e teve ampla efetividade social.
A Constituição de 1824 não chegou a ser promulgada pois seu projeto foi cancelado na noite conhecida como “Noite da Agonia”.
A Constituição de 1824 estabelecia direitos fundamentais em seu texto que devido à realidade da época (liberalismo, democracia) acabavam por ter pouca efetividade social. 
A Constituição de 1824 foi acompanhada pelo Código Penal de 1830 que foi inovador em relação à proteção dos escravos, ampliando a efetividade dos direitos civis.
2º. Responda as seguintes questões abaixo: 
O que é a Teoria do “Abrasileiramento da Burocracia” de Stuart B. Swart? (1.0 ponto). O que é o patrimonialismo, presente nesta teoria (0.5 ponto). Considerando o momento histórico atual do Brasil (caso dos mensaleiros), a Teoria do Abrasileiramento da Burocracia é um exemplo de ruptura ou uma permanência na história de nosso país? (0.5 ponto)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. A História do Brasil nasce com a “marca da dependência” visto que a relação entre Brasil e Portugal se dava por meio do Pacto colonial. 
a) Explique o que era o Pacto colonial: (1.0 ponto)
b) Em que momento da História do Brasil o Pacto colonial foi quebrado? Fundamente sua resposta: (1.0 ponto) 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CASO CONCRETO:
A divisão e o exercício dos poderes são  temas de grande relevo de que deve tratar a Constituição de um país, que, como já dissemos, é a Lei Maior de um sistema jurídico. É também comum ouvirmos que um regime é tanto mais democrático quanto maior for o número de pessoas que participam das decisões da comunidade política. A Constituição de 1824, nossa primeira Carta Magna, como não poderia deixar de ser, enfrentou o tema em alguns momentos, inclusive quando tratou da divisão e exercício do poder em seu texto. 
Sobre a divisão dos poderes na Constituição de 1824, responda:
A - Quais os poderes consagrados pela nossa primeira Carta? (0.5 ponto)
b – Porque podemos dizer que o Poder Moderador estabelecido na Constituição de 1824 gerou uma “Hipertrofia do Poder Executivo”? (0,5 ponto) 
c- Dê dois exemplos de atribuições do Poder Moderador junto aos outros poderes? (0.5 ponto).
d – Quais os poderes consagrados pela CF de 1988? (0.5 ponto)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Outros materiais

Perguntas Recentes