Buscar

Simbologia do Direito

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1
É de conhecimento da maioria que o Direito vem desde a Grécia antiga, onde a Justiça acreditava-se emanar de Zeus para que os homens pudessem aplicá-la. Foi desta época que surgiram os ícones que hoje são de conhecimento de todos. Entre eles podemos citar como principais:
Deusa Thêmis
Da Deusa Thêmis nascem diversos símbolos, a própria deusa é símbolo da Justiça, a Deusa empunha a balança, com que equilibra a razão e o julgamento, na outra mão empunha uma espada que simboliza o poder da justiça. A Deusa ainda está vendada para simbolizar a imparcialidade da justiça, que não vê lados, mas apenas o que é justo. Ela é a deusa da justiça, da lei, da ordem e protetora dos oprimidos.
É um ícone máximo do Direito, diziam que com a balança Zeus pesava a culpa do indivíduo e decidia seu destino. Portanto, podemos entender como sendo um símbolo místico da justiça, quer dizer, da equivalência e equação entre o castigo e a culpa. Poderíamos ligar à Ulpiano: “suum cuique tribuere” – dar a cada um o que lhe pertence.
Balança
A espada é representada pousada ao colo ou em riste. 
A espada simboliza a capacidade de exercer o poder de decisão da justiça, e o rigor da condenação.Quando representada em riste, simboliza a justiça que se impõe pela força. A espada atualmente pode ser entendida como o poder de polícia, o poder que a justiça tem de fazer valer o seu objetivo.
A Espada 
Thêmis com os olhos vendados
A justiça é representada com os olhos vendados tanto na tradição romana (deusa Iustitia), como na tradição grega (deusa Dice). Os olhos vendados simbolizam a imparcialidade e transmitem a idéia de que, diante da lei, todos são iguais. Numa visão mais moderna, é representada sem as vendas, significando a Justiça Social, para qual o meio em que se insere o indivíduo é tido como agravante ou atenuante de suas responsabilidades.
O Martelo de Madeira do Magistrado 
Também chamado de malhete, é um dos mais importantes símbolos até hoje, por ser ainda utilizado nos tribunais. A origem para seu significado é controversa, alguns autores ligam-no à mitologia grega, para a qual a figura do martelo liga-se à do deus Hefesto, divindade do fogo, dos metais e da metalurgia, conhecido como o ferreiro divino. Outros autores fazem referência ao antigo cajado utilizado pelos sacerdotes judeus e cristãos, que, quando presidindo os cultos ou reuniões públicas, o utilizavam para chamar a atenção da assembléia, função esta que ainda é usada hoje em dia. Desta segunda teoria podemos depreender que trata-se de símbolo de alerta, respeito, ordem ou silêncio
 FESG- FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA
FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA
Direito 1º Período “B”
Docente: Marcia Lúcia
Dicente: Rayssa Nunes e Glicério Junior.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais