Buscar

Estudo Dirigido sobre Núcleo - Biologia Celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio Ponta Negra
Curso: Fisioterapia 2015.1 / Turma B
Disciplina: Biologia Celular / Estudo dirigido: Núcleo
Aluna: Hosana dos Santos Beserra / Professora: Daniela Cabral
O que é núcleo interfásico?
É o núcleo da célula que está em intérfase.
INTÉRFASE: período de intervalo entre uma mitose e outra, onde a célula aumenta o seu volume, tamanho e número de organelas, reunindo condições para se dividir e originar células filhas.
Quais os componentes que podemos observar no núcleo interfásico?
O núcleo interfásico é composto pelo envoltório nuclear, nucleoplasma, pela cromatina e nucléolos. 
Escreva sobre cada componente da questão anterior.
ENVOLTÓRIO NUCLEAR: separa o núcleo do citoplasma, sendo responsável pela manutenção do núcleo como um compartimento distinto e permitindo que a célula controle o acesso ao material genético. 
NUCLEOPLASMA: é constituído por uma solução aquosa de proteínas, RNA, nucleosídeos, nucleotídeos e íons, onde estão mergulhados os nucléolos e a cromatina.
CROMATINA: designa, com exceção dos nucléolos, toda a porção do núcleo que se cora e é visível ao microscópio de luz. Sua organização é dinâmica, pois se altera de acordo com a fase do ciclo celular e com o grau de atividade. No núcleo em divisão (mitose ou meiose), a cromatina está altamente compactada, constituindo os cromossomos.
NUCLÉOLOS: são estruturas nucleares esféricas não envolvidas por membrana. São facilmente vistos ao microscópio de luz, devido ao seu tamanho. A forma e estrutura dos nucléolos variam bastante entre os diferentes tipos celulares e dependem de sua atividade funcional. Em células que apresentam alta atividade de produção de ribossomos, os nucléolos são geralmente grandes e complexos.
Fale sobre o núcleo numa célula em divisão.
Durante o processo de mitose, o núcleo se desmonta e se forma novamente a cada vez que a célula se divide. Essa divisão ocorre geralmente por mitose fechada ou aberta.
Na mitose fechada, o envelope nuclear permanece intacto e os cromossomos migram para polos opostos de um fuso formado dentro do núcleo.
Na mitose aberta, o envelope nuclear rompe-se e forma-se novamente ao redor de dois conjuntos de cromossomos separados.
Há também eucariotos inferiores que empregam outro tipo de mitose: a semiaberta. Nesta, o envelope nuclear permanece parcialmente intacto.
Como os fatores de crescimento influenciam o ciclo celular?
A célula precisa crescer até alcançar um tamanho adequado e constante, antes de dividir-se. Grande parte do ciclo é gasto em intérfase, porém varia de acordo com cada tipo celular. A duração do ciclo varia também com as condições fisiológicas, como idade celular, disponibilidade de hormônios, temperatura, pressão osmótica, pressão hidrostática e pressão de oxigênio externas. Também há diferenças notáveis na duração do ciclo de indivíduo para indivíduo. Em geral, o ciclo dura 12h, em tecidos de mamíferos, com crescimento muito rápido, e 24h, em outros, com crescimento mais lento. Por sua vez, em organismos unicelulares o tempo de geração é bem mais curto e o período de 1 hora e meia, aproximadamente, é suficiente para a formação de duas novas células. 
Fale sobre meiose.
Enquanto que a mitose resulta na produção de duas células-filhas geneticamente idênticas e que apresentam o mesmo número de cromossomos que lhes deu origem (células diploides: 2n), na meiose as células recebem apenas um cromossomo (células haploides: n) de cada par de homólogos e que apresentam, portanto, só a metade do número de cromossomos encontrado nas células somáticas da espécie. Além disso, a meiose resulta, por características próprias, na formação de quatro células diferentes entre si e diferentes da célula-mãe.

Outros materiais