Buscar

RESPOSTAS - Av1 - Responsabilidade Social e Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - Administração – Responsabilidade Social e Ambiental
1) Por motivos que vão desde cumprir a legislação, garantir a matéria-prima e aumentar os lucros até oportunizar maior qualidade de vida aos funcionários e à comunidade do entorno, as empresas deste século estão cada vez mais preocupadas em efetivar sua responsabilidade socioambiental. E quando refletimos sobre o papel da Responsabilidade Social e Ambiental, não podemos deixar de definir o que é o passivo ambiental. Sendo assim, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas:
a) O passivo ambiental pode ser definido como qualquer obrigação da empresa relativa aos danos ambientais causados por ela, uma vez que a empresa é a responsável pelas consequências destes danos na sociedade e no meio ambiente.
b) O passivo ambiental refere-se à capacidade financeira da empresa em devolver à sociedade, não necessariamente através de medidas ambientais, os danos causados por suas práticas que causaram dano ambiental.
c) Os custos relacionados ao atendimento das normas e certificações, incluindo, segundo algumas definições, a responsabilidade pela preservação de unidades de conservação e o próprio dano físico causado fazem parte das obrigações dispostas no passivo ambiental.
d) Na prática, o passivo ambiental corresponde ao valor referente aos custos com a manipulação e tratamento de áreas contaminadas, resíduos, multas e outros custos advindos da não observância da legislação ambiental e de cuidados com o meio ambiente.
2) A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 224, reforçou a importância da preservação ambiental, cujo objeto é um bem pertencente à coletividade:
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Não se caracteriza como possível efetivação da lei acima descrita:
Alternativas:
a) O passivo ambiental.
b) A responsabilidade socioambiental das empresas.
c) As políticas públicas ambientais.
d) A filantropia empresarial.
3) Segundo a definição do Banco Mundial (2002), a Responsabilidade Socioambiental Empresarial "é o compromisso empresarial de contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável, trabalhando em conjunto com os empregados, suas famílias, a comunidade local e a sociedade em geral para melhorar sua qualidade de vida, de maneiras que sejam boas tanto para as empresas como para o desenvolvimento." Dessa forma, constitui exemplo de irresponsabilidade socioambiental:
Alternativas:
a) Concessão de aumento da verba destinada a melhorias no setor administrativo, como renovação da mobília com descarte da antiga, manutenção dos computadores e compra de materiais diversos, dentre eles, papéis para documentos e impressões, proporcional à elevação progressiva do consumo na empresa.
b) Criação e implantação de um sistema de gestão ambiental na empresa, com fabricação e/ou comercialização de produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental, além da priorização do uso de sistemas de transporte não poluentes ou com baixo índice de poluição, bem como criação de um sistema de reciclagem de resíduos sólidos dentro da empresa.
c) Treinamento dos funcionários e disponibilização constante de informações sobre a importância da preservação ambiental.
d) Preferência para a compra de matérias-primas de empresas que também sigam os princípios da responsabilidade ambiental e, sempre que possível, para o uso de fontes de energia limpas e renováveis no processo produtivo.
4) Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando ao respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem a seu crescimento econômico (sem isso ela não sobrevive) sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade. Contudo, são várias as dimensões da sustentabilidade (não apenas empresarial), sobre as quais é imprescindível saber. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) A sustentabilidade política ocorre quando há anarquia, ou seja, deslocamento do poder do governo para o povo e maior participação da sociedade, sem que haja um líder específico.
b) A sustentabilidade econômica está relacionada à aproximação dos abismos pobreza/riqueza, por meio de um fluxo permanente de investimentos essencialmente privados.
c) A sustentabilidade ecológica diz respeito à qualidade do ambiente empresarial e à preservação das fontes de matérias-primas.
d) A sustentabilidade social trata de assuntos como a criação de postos de trabalho que permitam a obtenção de uma renda individual adequada à melhor condição de vida e maior qualificação profissional e produção de bens dirigida prioritariamente às necessidades básicas sociais.
5) Cada vez mais a sociedade produz e, consequentemente, necessita de consumidores. Neste sentido, percebemos a necessidade e a importância de uma postura ética, transparente e de uma responsabilidade social por parte de todas as instituições. Não se pode falar em Responsabilidade Social sem falar em ética. Os três fatores estão interligados: Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade (WEB AULA, p. 4), por isso cada organização estabelece um sistema de valores, explícito ou não, para homogeneizar a condução de suas atividades. Assim, podemos afirmar que:
Alternativas:
a) O código de ética é um sistema ideal de valores proposto para agradar aos clientes, mas que não é seguido cotidianamente pelos funcionários, uma vez que não oferece praticidade no dia a dia nem benefícios relacionados ao lucro da empresa.
b) Como os stakeholders são os funcionários da empresa, exclusivamente, eles são orientados pelo código de ética estabelecido por ela, o qual serve apenas para seus trabalhadores internos.
c) O código de ética faz parte do sistema de valores que orienta o comportamento das pessoas e grupos ligados à empresa, que são os stakeholders, ou seja, aqueles que, direta ou indiretamente, contribuem para o bom desempenho da organização.
d) Sendo os stakeholders todas as pessoas que colaboram para o bom funcionamento da empresa, eles são obrigados a seguir seu código de ética, o qual é construído em conjunto pelos interessados e imposto pela organização.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes