Buscar

RESENHA PROCEDIMENTOS INVESTIGATIVOS COM BASE EM PRESSUPOSTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA TEORIA DA ATIVIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ministério da Educação
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus Toledo
Curso de Licenciatura em Matemática
	
	Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Educação
Acadêmica: Claudia Borgmann
	Período: 6°
Procedimentos investigativos com base me pressupostos da teoria histórico-cultural e da teoria da atividade
O texto aqui resenhado é obra de Marta Sueli de Faria Sforni e Maria Terezinha Bellanda Galuch. Sforni possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. [1: SFORNI, Sueli de Faria. Currículo do sistema currículo Lattes. Brasilía, 23 ago. 2015. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/9919089239265864 >. Acesso em: 05 out. 2015.]
A segunda autora, Galuch, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, especialização em metodologia do ensino pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. E, além disso, realizou estágio de Pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP.[2: GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. Currículo do sistema currículo Lattes. Brasilía, 01 out. 2015. Disponível em: < http://lattes.cnpq.br/4862416685441579>. Acesso em: 05 out. 2015.]
Neste texto, Sforni e Galuch, analisam e discutem alguns procedimentos investigativos que podem orientar discussões, provenientes dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e, da Teoria da Atividade. Estes, ao decorrer do texto, foram associados ao processo de ensino, como também a aprendizagem e o desenvolvimento humano no ambiente escolar, sendo os próprios objetos desse processo.
Como as próprias autoras citadas mencionaram, temos que os procedimentos adotados por elas em seus projetos de pesquisa em educação estão mais relacionados a atividades planejadas e orientadas para a promoção da aprendizagem. Com o intuito de investigar, como o ensino escolar gera aprendizagens que podem ser promotoras do desenvolvimento das funções complexas do pensamento. Estas sendo aprofundadas e associadas aos três processos: ensino, aprendizagem e desenvolvimento (SFORNI; GALUCH, 2009, p.119).
Sforni e Galuch, em seu texto sintetizam alguns pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade. Tais pressupostos, de acordo com as autoras, procuram identificar as atividades que mais promovem desenvolvimento em cada estágio da vida. Assim, durante o texto, as autoras apresentam a forma com que os pressupostos a seguir orientaram a pesquisa: 
As circunstâncias concretas da vida da criança são o ponto de partida para a análise do seu desenvolvimento;
O desenvolvimento mental da criança ocorre mediante processo de assimilação da experiência do gênero humano;
A assimilação do conhecimento implica a formação de ações mentais;
A atividade interior inclui ações e operações externas e a atividade exterior, por sua vez, inclui ações e operações internas;
Há uma estreita relação entre pensamento e linguagem. (SFORNI; GALUCH, 2009, p.120)
Nesse sentido, as autoras consideram que esses pressupostos escolhidos por elas são reveladores de elementos importantes. Principalmente para aqueles que fazem da sala de aula espaço das suas pesquisas, como também aqueles que tomam como objeto de análise o conteúdo escolar e a relação do estudante com esse saber, e por fim aqueles que selecionam como fonte de pesquisa as interações entre os sujeitos, as atividades escritas ou os materiais didáticos utilizados em sala de aula (SFORNI; GALUCH, 2009, p.132).
Diante do que foi exposto, podemos inferir que os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e, da Teoria da Atividade, constituem-se em uma perspectiva teórica importante para a pesquisa em relação à educação atual. Essas teorias oferecem elementos para a compreensão da prática humana em geral e para a prática educacional em particular, denotando uma maneira de observar o desenvolvimento do ser em cada estágio da vida.
Concordando com as autoras, temos que nem todas as formas de educação são objetos que podem ser considerados de estudo. Em contra partida, temos as formas de estudo que são planejadas e orientadas para a promoção da aprendizagem. Essas sim colaborarão, se forem consideradas as condições históricas concretas do desenvolvimento e aprendizagem, identificando, além da classe social o lugar que cada um ocupa na sala de aula.
Portanto, se a pesquisa for pautada em tais pressupostos já comentados, entende-se que parte-se de uma perspectiva que possa partir do real e a esse retornar, num movimento dialético, onde se possam levar em conta questões históricas, políticas e sociais do determinado objeto de estudo.
Referências
SFORNI, Marta S. de F. e GALUCH, Terezinha B. Procedimentos investigativos com base nos pressupostos da teoria histórico-cultural e da teoria da atividade. In: Pesquisas em Educação: múltiplos olhares. (Org.) MACIEL, Lizete S. B. e MORI, Nerli N. R. Maringá: Eduem, 2009.

Outros materiais