Buscar

Tópicos Especiais em Administração- RH

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNESA – CAMPUS NOVA IGUAÇU
DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
ALUNA: ELISAMA LIMA – 7º PERÍODO - MANHÃ
PROFESSOR: ARTHUR ROSAS
*
*
Definição de RH: Conjunto de princípios estratégicos e técnicas que contribuem para atrair, manter, motivar, treinar e desenvolver o patrimônio humano na organização.
RH: Recrutar, selecionar, avaliar, manter, controlar, treinar e desenvolver.
A principal função do RH é alcançar objetivos; cumprir a missão, utilizando os recursos de maneira eficiente e eficaz.
Planejamento estratégico: é o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica. Seu objetivo principal é facilitar a gestão de uma empresa.
RH e Planejamento Estratégico 
*
*
Recrutamento: Processo que visa localizar e atrair o maior número possível de candidatos aptos a ocupar os cargos vagos na organização.
Seleção: Processo de escolha, dentre os candidatos recrutados aqueles mais adequados ao cargos, ao setor, à chefia imediata e à empresa. Escolha da pessoa certa para o lugar certo.
Recrutamento e Seleção
*
*
A Avaliação de desempenho tem por objetivo analisar as melhores práticas dos funcionários, proporcionado um crescimento profissional e pessoal, visando melhor desempenho de suas funções no ambiente organizacional.
Quando aplicada dentro de um sistema normatizado, a "avaliação de desempenho" permite-nos:
padronizar formas de avaliação para toda organização;
auxiliar a chefia na consideração de desempenho de seus subordinados;
identificar a adaptação do funcionário à empresa e ao cargo;
proporcionar "feed-back" aos funcionários sobre seu desempenho;
diagnosticar necessidades de mudança;
detectar formas alternativas para correção de falhas.
Avaliação de desempenho
*
*
Remuneração e Incentivo 
Remuneração: É a soma do salário base, acrescido a outros benefícios recebidos pelo empregado.
Tipos especiais de remuneração: Adicional legal, adicionais compulsórios, adicional por hora extra, adicional por serviços noturnos, adicional de insalubridade, etc. 
Incentivo: É algo que motivo um indivíduo a executar uma ação. É algo que vem de fora, diferentemente da motivação que vem de dentro da pessoa. Este pode ser financeiro ou não.
 
*
 Benefícios
*
Benefício: Pagamentos indiretos feitos pela empresa aos colaboradores. São as vantagens concedidas pelas empresas aos colaboradores além do salário base. Podem ser:
Assistenciais: 
Assistência médico-hospitalar-odontológica;
Assistência financeira através de empréstimos;
Serviço Social
Recreativos:
Grêmio ou Clube
Áreas de lazer nos intervalos de trabalho
Supletivos:
Transporte
Restaurante no local de trabalho
Estacionamento privativo
 
*
*
Treinamento e Desenvolvimento
	
Treinamento é uma ação de recursos humanos pontual , e desenvolvimento é uma ação mais voltada para o futuro do trabalhador dentro da organização.
Segundo Lacombe (2011, p. 381) as empresas que não treinam e desenvolvem seus funcionários, podem enfrentar dificuldades competitivas por falta de gente preparada para seus cargos.
É importante destacar que investir no desenvolvimento das pessoas da organização é investir na qualidade dos produtos e serviços, é atender melhor aos clientes e ampliar o faturamento.
Exemplos de treinamento:
Treinamento presencial, treinamento à distância, treinamento em serviço, rodízio, estágio, visita técnica, reuniões informativas, palestras, workshops, trainee, etc.
*
*
	
Higiene, Segurança e Qualidade de vida no trabalho
	
	
A higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho tem sido muito abordada em várias as empresas, agora veremos alguns métodos, sistemas e sua aplicabilidade nas empresas.
Higiene Do Trabalho
A higiene do trabalho está relacionada com as condições ambientais de trabalho que asseguram a saúde física e mental e com condições de bem-estar das pessoas. Do ponto de vista de saúde física, o local de trabalho constitui a área de ação da higiene do trabalho,envolvendo aspectos ligados à exposição do organismo humano a agentes externos como ruídos, ar, temperatura, umidade, luminosidade e equipamentos de trabalho. Um ambiente saudável de trabalho deve envolver condições ambientais físicas que atuem positivamente sobre todos os órgãos dos sentidos humanos, como visão, audição, tato, olfato, e paladar. Do ponto de vista de saúde mental, o ambiente de trabalho deve envolver condições psicológicas e sociológicas saudáveis e que atuem positivamente sobre o comportamento das pessoas, evitando impactos emocionais como o estresse.
*
*
Segurança No Trabalho
Conceito: é um conjunto de medidas administrativas, técnicas, legais, médicas,educacionais e psicológicas e, portanto, multidisciplinares, empregadas na 
prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais, querem instruindo ou convencendo as pessoas sobre a implantação de práticas preventivas. 
A segurança do trabalho envolve três áreas principais de atividade:
1.Prevenção de acidentes (tem como finalidade antecipar-se para que os riscos de acidentes sejam minimizados);
2.Prevenção de incêndios 
3.Prevenção de roubos
*
*
Qualidade de vida no trabalho
*
*
	
Monitoramento de Pessoas
*
*
	
Futuro da Gestão de Pessoas
	
Nome da área
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais