Buscar

Respostas do HDB_CC5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO – Respostas do CC 5
Título - Período Regencial: o difícil período de estabilização da independência
Descrição 
Resposta da Letra A:
Com o retorno do Imperador para Portugal, que pôs fim ao 1º reinado(1822 – 1831) os regentes que ficaram no poder, eleitos por uma trina de governadores e, enquanto o príncipe herdeiro (5 anos) crescia, não puderam se utilizar das prerrogativas do poder moderador até que o sucessor tivesse idade para assumir o comando. Logo, as recém formadas elites demandaram por transferência de poder político para as províncias de tal quantidade que enfraqueciam o poder do Império, para não sujar ou dissolver o território do império, os regentes aceitaram algumas medidas que efetivaram a transferência de poder político para as províncias.
Resposta da Letra b)
Sim, Embora seguisse sendo um Estado unitário, esta mudança ocorreu com a transferência de poder para as províncias, o que caracterizou a experiência Federativa no Império, com a criação de assembleias legislativas provinciais, com o poder de criar leis e impostos, desde que os mesmos não se confundissem com os mesmo já existentes.
Resposta da Letra C)
Sim, As elites provinciais e municipais demandaram os regentes a oficialização do seu poder de milícia, que garantiam a “ordem” e a “segurança” nos municípios e nas províncias. Essa demanda foi atendida com a criação da guarda nacional e os membros das elites ganharam a patente de “coronel”
Resolva as questões objetivas 1, 2 3 e 4 do capítulo 3 de seu Livro Didático. 
Questão 1) Letra C
Questão 2) Letra D
Questão 3) Letra A
Questão 4) Letra D

Outros materiais