Buscar

FEDERAÇÃO BRASILEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 – Federação brasileira 
O Federalismo é um sistema de governo que consiste na união política de vários estados numa só Nação. No caso brasileiro, é formado pela união indissolúvel dos Estados e Municípios, e do Distrito Federal, como previsto no art 1º da CF. A Federação brasileira , assim como todas as Federações, possui características que organizam e definem a atuação de cada ente fedarativo, sejam eles : a descentralização político-administrativa, a repartição de competências , a existência de um órgão do PJ para interpretação e proteção da CF e a inexistência do direito de secessão.
Tais princípios garantem a autonomia política e constitucional a todos os entes e concede a capacidade de auto-organização, auto-governo ,auto-administração e ainda o federalismo fiscal – direito de instituir impostos afim de garantir a auto-suficiência financeira para executar suas tarefas . Além disso, estabelece a criação do STF que será órgão de equilíbrio federativo e de segurança da Ordem Constitucional. Tudo issso regido pelo pacto federativo que garante a indissolubidade dessa união política.
2 – Os Entes Federativos
Antes de partimos para a repartição das competências , segue uma breve definição de cada mebro do Estado 
União : Entidade federativa autônoma ;representante do Governo no âmbito interno e da República Federativa do Brasil no âmbito externo
Estados-mebros : São instituições que dão estrutura ao Estado e se auto-organizampor meio do exercício de seu poder constituinte estadual ( que é coerente com a nossa Lei Maior)
 Municípios– Consagrados como entidades federativas indispensáveis a nosso sistema federativo, integram-se na organização político-administrativa cercados de plena autonomia. 
Distrito Federal (DF) : a natureza de ente federativo autônomo ; não é Estado membro nem tampouco Município, tendo, em regra, todas as competências legislativas e tributárias reservadas aos Estados e Municípios, com exceção do art. 22, XVII.
3 A Repartição das Competências 
O príncipio fundamental que orienta o Legislador Constituinte na divisão de competências entre os entes federativos é a predominância do interesse . Neste determina-se que a União cuida do interesse Geral, os Estados do regional, os Municípios do local e por último o Distrito Federal com o interesse regional e local. 
Também é possível dividir as competências em dois grandes sub-grupos : competências administrativas e competências legislativas.
3.1 Competências Administrativas
Podemos apontar como competências administrativas as normas constantes do art. 21 do Texto Constitucional, onde são expostas as competências exclusivas da União, e as normas constantes do art. 30 , art 25 e art 32 onde figuram as competências dos entes federativos. Some-se a isso as competências que são comuns a todos o entes evidenciadas no art 23 da CF .
Tais competências são outorgadas ao ente político e se expressam por verbos que estabelecem atos de fazer, manter, prestar ,executar, explorar, emitir, administrar, e organizar serviços que atendam as demandas de suas unidades de governo.
 3.2 Competências Legislativas
 A competência de legislar pode ser dividida em competência legislativa privativa da União, competência legislativa dos Estados-membros, competência legislativa concorrente e competência legislativa dos Municípios.
A competência legislativa privativa da União está prevista no artigo 22 da CF e engloba os assuntos mais relevantes de interesse comum à vida social no País, que serão exercidas de modo exclusivo pela União, não podendo haver o exercício de qualquer dos outros entes políticos, ou seja, impossível a delegação para eles. 
 As competências dos Estados-membros estão prevista no artigo 25, §1º, da Constituição Federal. Em suma, toda competência que não for vedada pela Constituição está reservada aos Estados-membros. 
A competência concorrente ,previstas no art 24, estabelece a todos os entes federativos a capacidade de legislar sobre determinadas matérias, cabendo à União legislar sobre normas gerais e aos Estados e ao Distrito Federal legislar sobre normas específicas.
As competências legislativas do município se caracterizam pelo interesse local. Compete ao município suplementar as normas federais e legislar sobre assuntos de interesse local de forma a atender às peculiaridades e às necessidades ínsitas à localidade – As competências implícitas decorrem da cláusula do art. 30, I e II.
4 Conclusão
Todo o nosso sistema federativo foi constituído sob o príncipio da subsidiariedade, que justapõe a divisão horizontal de poderes – separação de poderes – a uma divisão vertical capaz de atribuir cada tarefa governamental à menor e mais local unidade de governo.
Dessa maneira, o Estado obtém uma maior governança sob seu território , mesmo com entes políticos distintos convivendo numa mesma base territorial, já que essa divisão o permite administrar melhor todas as suas obrigações perante a sociedade.
Além disso, a repartição de competências entre os entes aumenta a eficácia de todo o processo de produção de serviços públicos. Desde a formulação de políticas públicas a implentação do serviço e a sua fiscalização.

Outros materiais