Buscar

Planejamento Governamental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Sociais Aplicadas Ciências Administrativas
Disciplina: Planejamento Governamental
Docente: Yuri de Lima Padilha 
Discente: Karoline do Nascimento Barbosa
Turma: Noite
Atividade individual LRF e CF
1) Quais os pressupostos da LRF?
A responsabilidade, o planejamento e a clareza na gestão fiscal, são normas e diretrizes estabelecidas por lei para serem seguidas pelas esferas do governo, buscando a prevenção de possíveis desvios e riscos no orçamento público, bem como o total cumprimento das dívidas adquiridas até o final do mandato.
2) Que elementos estão contidos na LDO que auxiliam o planejamento
São elementos da LDO compreender metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas subsequentes, orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual, dispor sobre as alterações na legislação tributária e estabelecer a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
3) Quais são as principais recomendações quanto a previsão e arrecadação de receitas públicas?
Planejar e estimar a arrecadação das receitas orçamentárias que constarão na proposta orçamentária.
4) O que são despesas de caráter continuado?
Despesas de caráter continuado são despesas correntes, ou seja, relativas a pessoal ou a custeio, derivadas de lei ou de ato administrativo normativo que criam obrigação legal de pagar e seus impactos têm que ser superiores a dois exercícios, pelo menos. Um exemplo disso é o aluguel de um imóvel com o contrato superior a dois anos.
5) O que são transferências voluntárias e quais os seus critérios?
São recursos financeiros repassados pela União aos estados, Distrito Federal e municípios, cuja a finalidade é a realização de obras ou serviços com um critério técnico e objetivo de interesses comuns.
6) Leia os artigos 165 a 168 da Constituição Federal e responde: quais as principais características apresentadas referentes ao PPA, LOA e LDO (não precisam se ater a números e limites percentuais, mas, sim, às proposições).
O PPA submete-se a organizar e viabilizar a ação pública, com vistas a cumprir os fundamentos e os objetivos da República. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de quatro anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas, na construção de um Brasil melhor.
A LOA é uma lei elaborada pelo Poder Executivo que estabelece as receitas e as despesas que serão elaboradas durante um ano.
A LDO tem como principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do Poder Público, incluindo os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e as empresas públicas e autarquias. Busca sintonizar a Lei Orçamentária Anual com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no Plano Plurianual.

Outros materiais