Buscar

PETIÇÃO INICIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PETIÇÃO INICIAL
Fatos e fundamentos jurídicos do pedido = Causa de pedir
Fatos: Causa de pedir remota-Fato gerador da controvérsia
Jurídicos: Causa de pedir próxima-Controvérsia
Inciso 3 – Fatos e fundamentos jurídicos
         Os fatos refere-se a causa de pedir
         A causa de pedir remota refere-se aos fatos geradores da controvérsia. É a causa de pedir próxima refere-se aos fundamentos jurídicos, ou seja, a controvérsia. EX- Em uma ação de despejo por falta de pagamento, a relação jurídica instituída com o contrato de locação refere-se aos fatos e o descumprimento do contrato, isto é, o não pagamento dos alugueis refere-se aos fundamentos jurídicos.
TEORIA DA SUBSTANCIAÇÃO
         O brasil adota a teoria da substanciação, em que não basta expor na petição inicial a causa de pedir próxima (fundamentos jurídicos do pedido), é necessário também expor a causa de pedir remota(fatos). Ou seja, não basta dizer que a divida venceu e não paga, é necessário dizer o que deu a causa a isto, por exemplo, contrato de locação.
         Não confundir fundamento jurídico com fundamento legal, sendo este mero dispositivo de lei, artigos. Não sendo exigido como requisitos da petição inicial.
OBS. O CPC não exige que o autor expõe o fundamento legal quem embasa sua pretensão na petição inicial, pois o autor tem a obrigação de expor os fatos e o juiz tem a obrigação de conhecer o direito. “JURA NOVIT” (Dai-me os fatos que eu lhe darei o direito).
INCISO 4
O pedido, com as suas especificações.
PEDIDO IMEDIATO – As tutelas pretendidas pelo poder judiciário.
PEDIDO MEDIATO -  Objeto da ação (bem da vida), obrigação.
         O pedido corresponde a pretensão do autor, é o objeto da ação e deve ser redigido com clareza é precisão, pois ele limita a atuação do juiz. E vedado (proibido) sentença “EXTRA PETITA” (fora do pedido) “ULTRA PETITA(além do pedido), “CITRA OU INFRA PETITA” (abaixo do pedido).
         O Art. 460 e 492 NOVO CPC afirmam que é defeso ao juiz proferir sentença a favor do autor de natureza diversa do pedido, bem como condenar o réu em quantidade superior ou em objeto diverso do que foi pedido e o Art. 322§1 NOVO CPC. Afirmam que os pedidos deve ser interpretado forma restritiva.
         O pedido pode ser elaborado sob 2 extensões:
1-    Pedido IMEDIATO: É de natureza processual. O autor pode determinar providencia jurisdicional, ou seja, uma sentença condenatória. Declaratória constitutiva ou desconstituíva  (teoria trinaria) sentença mandamental ou executiva lato sensu (teoria quinaria).
2-    Pedido MEDIATO – É de natureza material. É o bem da vida pretendida pelo autor. O bem vida. EX- o pagamento; desocupação do imóvel; nulidade do contrato; entrega da coisa.
Estabelece que é possível alterar o pedido até a citação. Depois da citação a alteração dependera da anuência do réu, podendo ser alterado somente ate saneamento do processo.
INCISO 5
VALOR DA CAUSA
Toda causa que trazer um valor, ainda que não tenha conteúdo econômico imediato, pois gera consequências processuais.
1-    Fixação da competência
2-    No procedimento. O CPC 73 estabelece que o procedimento comum pode ser sumario ou ordinário nas ações envolvendo ate 60 salários mínimos será sumario Art. 273 CPC 73.
Entretanto, o novo CPC exclui o procedimento comum sumário de forma que só haverá procedimento comum.
Processo comum
a. Ordinário
b. Sumario (275 I, II, CPC
         Isto porque foi introduzido a possibilidade de conciliação ou mediação após a citação do réu, mais antes da apresentação de sua defesa.
 
3-    No recolhimento das custas processuais. Emprega, deve ser recolhido 1% do valor da causa quando da distribuição da petição inicial.
O réu pode não concordar com o valor atribuído a causa, neste caso poderá impugnar o valor nos termos dos artigos 261 CPC e 293 NOVO CPC. No prazo da contestação.
OBS. O STJ admite a modificação do valor da causa pelo juiz de oficio, pois cabe ao magistrado a regularidade processual.
         Os artigos 259 e 260 CPC é 292 NOVO CPC fornecem critérios para fixação do valor da causa.
6- As provas com que o autor pretende demosntrar a verdade dos fatos alegados.
         Ao autor incube a prova do fato constitutivo do seu direito, assim deve desde logo indicar os meios de prova que pretende produzir, bastando a indicação da natureza da prova, por exemplo testemunhal, não se diz quem são as testemunhas; prova perecial.
7- O recolhimento para citação do réu Artº 282
Opção do autor pela realização ou não de audiência de conciliação.
         A citação refere-se ao chamamento do réu ao processo. A partir do momento que ocorre a citação valida que se tem o processo.
         O novo CPC propõe o uso da mediação e conciliação, determinação, inclusive condenação de qualquer das partes em até 2% valor da causa qualquer dela deixar de comparecer na conciliação. Ressalta-se que compete as partes optar pela conciliação ou mediação.