EXERCICIOS ONLINE ANATOMIA DOS SISTEMAS UNIP
16 pág.

EXERCICIOS ONLINE ANATOMIA DOS SISTEMAS UNIP


DisciplinaAnatomia I27.964 materiais249.410 seguidores
Pré-visualização4 páginas
ANATOMIA DOS SISTEMAS
CONTEUDO 1
Exercício 1: 
 A água, \u201cmatéria-prima\u201d da natação, detém características relaxantes e facilita as funções orgânicas, sendo desprovida de efeitos agressivos. Assim, quaisquer que sejam as circunstâncias, idade, sexo ou profissão, salvo em situações de desaconselhamento médico, toda pessoa pode praticar natação, com grandes benefícios para a saúde entendida como um total bem-estar. A natação diminui o risco de incidência de doença cardiovascular. De fato, as braçadas vão tornando o coração mais forte, favorecendo a formação do músculo, ao mesmo tempo em que elimina a gordura em torno do órgão vital, de modo que este adquire a capacidade de bombear mais sangue para todo o corpo. Paralelamente, esta atividade física reduz a freqüência cardíaca e estimula a circulação sanguínea. Em relação ao texto e ao estudo anatômico cardíaco podemos entender:
 
C -    A natação  diminui o risco de incidência de doença cardiovascular e as primeiras derivações arteriais da aorta são as coronárias.   
Exercício 2: 
 Bia nasceu e apenas 2 dias depois veio a óbito. Todos os familiares chocados com o ocorrido e nada ter sido diagnosticado pelos exames do pré-natal. Para ter o atestado de óbito foi necessária a necrópsia onde se constatou que a menina tinha apenas as estruturas do coração para realização da circulação pulmonar (pequena circulação), ou seja, tinha má formação deste órgão. Diante desta situação, as estruturas que foram identificadas no coração de Bia:
D -   ventrículo direito \u2013 tronco pulmonar - veias pulmonares - átrio esquerdo. 
Exercício 3: 
 Natação: o desporto mais completo que alguém possa praticar, e para a criança também o será. Exige coordenação de braços e pernas e está aconselhado para crianças a partir dos 3 anos, embora ainda antes, por volta dos seis meses o bebe já possa praticá-lo, na vertente mais lúdica. Além de fortalecer o sistema cardiorespiratório, e permite que a criança corrija a sua postura. Ao interpretar o texto, podemos melhorá-lo em função do sistema ao qual ele se refere. Assinale a alternativa mais correta para complementação do mesmo.
C -   Natação: o desporto mais completo que alguém possa praticar, e para a criança também o será. Exige coordenação de braços e pernas e está aconselhado para crianças a partir dos 3 anos, embora ainda antes, por volta dos seis meses o bebe já possa praticá-lo, na vertente mais lúdica. Além de fortalecer o sistema cardiorespiratório, fazendo com que o coração direcione mais sangue para o corpo através da  aorta. 
Exercício 4: 
    Sabemos que o sistema circulatório e o sistema respiratório trabalham em conjunto para que o oxigênio chegue aos tecidos e funcione como combustível para que ocorra as diversas atividades celulares, como a produção de energia (ATP) pelas mitocôndrias. Após ler as afirmações abaixo responda a alternativa mais coerente:
 
I) As artérias pulmonares estão localizadas no átrio direito.
II) As veias pulmonares estão localizadas no átrio esquerdo.
III) A artéria aorta está localizada no ventrículo direito.
IV) As veias cavas sup. e inf. estão localizadas nos átrios direito e esquerdo.
V) As veias cavas estão localizadas ambas no átrio direito.
C -    Apenas estão corretas II; V. 
Exercício 5: 
O sangue para chegar aos tecidos, trafega por vários vasos sanguíneos. A corrente sanguínea é semelhante ao leito de um rio, levando estruturas indispensáveis à vida. Temos artérias e veias por onde circula o sangue. Responda a alternativa incorreta quanto as diferenças entre artérias e veias:
A -    Artérias levam o sangue dos tecidos ao coração. 
Exercício 6: 
  Ao matricular-se nas aulas de alongamento de um projeto social da prefeitura de sua cidade, Ana, de 45 anos, foi submetida a um processo de avaliação inicial, inclusive cardíaca. Sobre o sistema cardiovascular é incorreto afirmar:
C -       As artérias pulsam menos e são superficiais. 
Exercício 7: 
Para o início de uma atividade física é necessário realizar um exame médico para melhor diagnóstico do aluno bem como para elaboração do treino personalizado. Em uma situação hipotética um médico ao auscultar o coração de um aluno notou que o mesmo apresentava dextrocardia. Esta é a anomalia congênita mais freqüente da posição do coração, mas ainda é relativamente incomum, onde o ápice do coração está voltado para a direita em vez de para a esquerda. E o profissional solicitou alguns exames para esclarecer melhor o diagnóstico e então elaborar o laudo que permite a execução das atividades motoras.
Considere as afirmativas, e determine se é V (verdadeira) ou F (falsa)
I. Normalmente, o coração situa-se no mediastino, sendo que a base do coração voltado para a direita e posterior;
II. Normalmente, o coração situa-se no mediastino e o ápice do coração voltado para a esquerda e anterior
III. O coração situa-se obliquamente no mediastino, póstero-anterior e da direita para a esquerda
IV. O septo interatrial separa o átrio do ventrículo direito
V.   O pericárdio é uma membrana fibrosa que recobre coração e pulmão
 A sequência correta é:
E -     I-V;      II- V;       III- V;      IV- F;       V- F. 
CONTEUDO 2
Exercício 1: 
Leia as afirmativas e assinale:
I \u2013 o pulmão esquerdo apresenta fissura oblíqua e lobo superior, médio e inferior.
II \u2013 o pulmão direito apresenta fissura oblíqua e horizontal, lobo superior, médio e inferior.
III \u2013 ambos pulmões apresentam ápice, base e lobo médio.
B -   S e apenas a afirmativa II estiver correta. 
Exercício 2: 
  Por poluição entende-se a introdução pelo homem, direta ou indiretamente de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos a saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ai presente. Os agentes de poluição, normalmente designados por poluentes, podem ser de natureza química, genética, ou sob a forma de energia, como nos casos de luz, calor ou radiação.Mesmo produtos relativamente benignos da atividade humana podem ser considerados poluentes, se eles precipitarem efeitos negativos posteriormente. Como conseqüência deste fato, um dos sistemas mais acometidos no ser humano é o respiratório. Podemos afirmar:
B -   Ao inalarmos os poluentes, estes penetram no sistema respiratório através do: nariz,faringe, laringe, traquéia, pulmões. 
Exercício 3: 
 A seleção brasileira após o término do jogo contra o Equador, partida classificatória para as vagas na Copa de 2010, na África do Sul, estava cansada e com a respiração ofegante. É sabido que um bom desempenho atlético é proporcional à eficiência respiratória. Ao associar o sistema respiratório, é incorreto afirmar:
B -    O dorso do nariz estende-se da raiz até o ápice e formado por esqueleto osteocartilaginoso. 
Exercício 4: 
As drogas baseadas no ópio actuam apenas sintomaticamente. A aplicação médica principal da morfina é diminuir a dor. A morfina não se acumula no organismo. A codeína classificada como um analgésico relativamente suave é aplicada como uma droga antitússica e analgésica.As endorfinas ligam-se aos m-receptores que exercem efeitos analgésicos, repressão respiratória, obstipação e euforia. Em uma ordem anatômica no sentido crânio caudal, temos a divisão do sistema respiratório em:
A - Nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios. 
Exercício 5: 
 Respirar é um ato tão prosaico e habitual que nem nos damos conta que o executamos. Porém, quando falamos de atletas, seja de final de semana ou de alto rendimento, esse ato ganha contornos específicos e merece maior atenção. Na vida de um atleta o ato de respirar está associado ao desempenho, à fadiga e à qualidade da atividade esportiva. A respiração é um parâmetro de como está acontecendo o treino, uma referência dos limites do corpo. Considerando as afirmações abaixo, qual destas complementa o texto para o fator respiratório.
 I) Durante a respiração o individuo realiza a contração