Buscar

PC - Modificação de Comportamento - Cap 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia Comportamental 
Modificação de Comportamento: O que é e como fazer 
Capitulo 2 – Áreas de Aplicação: Visão Geral
As aplicações têm ocorrido em áreas como educação, serviço social, enfermagem, psicologia clinica, psiquiatria, psicologia comunitária, medicina, reabilitação, negócios, indústria e esportes. 
Pais e Filhos
Existem diversas aplicações de modificação de comportamento para ensinar aos pais métodos para melhorar suas praticas de educação dos filhos. 
	Técnicas comportamentais já foram utilizadas para ajudar os pais a ensinarem a seus filhos, de maneira mais eficaz, a andar, a desenvolver habilidades iniciais de linguagem, a adquirir repertorio para o uso do banheiro, e a incentivar os filhos a realizar tarefas domesticas. Além de ensinar a usar estratégias comportamentais para reduzir comportamentos problemáticos.
	Alguns problemas comportamentais de crianças e adolescentes são complexos o bastante para que psicólogos clínicos de orientação comportamental tratem diretamente dos problemas.
Educação: da Pré-escola à Universidade 
Muitas aplicações foram desenvolvidas para modificar comportamentos de disrupção ou incompatíveis com a aprendizagem acadêmica. Outras aplicações se voltaram para a modificação direta do comportamento acadêmico, incluindo leitura oral. Compreensão de leitura, soletrar, caligrafia, matemática, redação... Também se alcançou considerável sucesso em aplicações com indivíduos com problemas especiais.
Problemas Sérios
Desenvolvimento Atípico/Retardo Mental: Ensinar comportamentos como utilização do banheiro, habilidades de autocuidado, habilidades sociais, habilidades de comunicação, vocacionais, atividades de lazer e uma variedade de comportamentos de sobrevivência em comunidade. 
Autismo Infantil: estratégias para ensinar comportamentos sociais, eliminar comportamentos auto estimuladores e desenvolver habilidades de linguagem.
Esquizofrenia: ensino de interações sociais positivas, habilidades de comunicação, habilidades de assertividade e habilidades de busca de emprego. 
Terapia Comportamental Clinica 
Muitos estudos demonstraram que existem classes de problemas nas quais procedimentos específicos da terapia comportamental são comprovadamente superiores as alternativas psicoterapêuticas existentes. Em alguns casos o tratamento de escolha pode ser uma combinação de terapia comportamental e tratamento medico (medicamentoso). 
Autogerenciamento de Problemas Pessoais
	Adquirir/treinar habilidades importantes para organizar o ambiente de forma a aumentar ou reduzir a frequência de comportamentos.
Cuidados Médicos e de Saúde
	Psicólogos comportamentais que praticam a medicina comportamental trabalham em conjunto com médicos, enfermeiros, nutricionistas... O campo da medicina comportamental considera a maneira como fatores psicológicos podem influenciar ou causar doenças. 
Gerontologia
	Desenvolver rotinas novas e talvez seja necessário desenvolver novos relacionamentos com os profissionais cuidadores.
Análise Comportamental Comunitária
1970 – modificação de comportamento: controlar o despejo de lixo em locais públicos, aumentar a reciclagem de vasilhames de refrigerantes, promover economia de energia por meio do incentivo ao uso de ônibus...
1980 – ficou claro que o âmbito da modificação de comportamento se expandira dos problemas individuais para as preocupações comunitárias. 
1990 – identificou cinco tendências nas aplicações
Maior envolvimento das populações-alvo em todos os aspectos do processo de intervenção.
Crescente encorajamento ao controle pessoal por parte do próprio individuo-alvo.
Crescente inclusão de avaliação subjetiva ao avaliar os resultados do tratamento.
Maior ênfase nos eventos antecedentes versos eventos consequentes.
Maior colaboração interdisciplinar entre os profissionais.
Negócios, Indústria e Governo
	Métodos comportamentais ao estudo e controle do comportamento individual e de grupos em ambientes organizacionais, de maneira a aumentar a produtividade, diminuir o atraso e o absenteísmo, aumentar o volume de vendas, melhorar a segurança do trabalhador, reduzir furtos por parte dos funcionários e fregueses e melhorar as relações entre gerentes e funcionários. 
Psicologia do Esporte
	Utilização de conhecimentos psicológicos para promover o desenvolvimento do desempenho esportivo e a satisfação dos atletas.
Modificação de Comportamento em Indivíduos de Diferentes Culturas
	Itens como gênero, raça, etnia e orientação sexual podem influenciar a eficácia de um tratamento.

Outros materiais