Buscar

Termologia: Temperatura e Escalas Termométricas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Física – 2º ano – 2015
temperatura
ENERGIA INTERNA: Todos os corpos são constituídos por moléculas. As moléculas constituintes da matéria estão sempre em movimento. A soma das energias cinéticas decorrentes da agitação dessas moléculas é denominada energia interna.
Dessa forma, tanto maior for a energia dessas moléculas, maior será a energia interna do corpo, ou seja, são diretamente proporcionais.
TEMPERATURA
É a medida associada ao grau de agitação caótica das moléculas que constituem uma substância.
EQUILÍBRIO TÉRMICO: denomina-se equilíbrio térmico o estado em que a temperatura de dois ou mais corpos serem idênticas.
TEMPERATURA
 No dia a dia, quando se quer fazer a distinção entre quente e frio, muitas vezes se usa o tato como instrumento de medida. Mas será esta uma forma eficaz?
Termômetro: instrumento usado para determinar a temperatura de um corpo relacionando a essa temperatura um número de uma escala, a qual recebe o nome de escala termométrica.
TEMPERATURA
TEMPERATURA
 Por volta do século XVIII, havia mais de dezenove escalas termométricas em uso. Em nosso curso veremos as mais importantes: Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
 
Temperatura
ESCALA CELSIUS E FAHRENHEIT 
 A escala Celsius foi construída em 1742 pelo físico e astrônomo sueco Anders Celsius, que adotou o valor 0 (zero) para o ponto de fusão do gelo e 100 para o ponto de ebulição da água.
 A escala Fahrenheit foi criada em 1727 pelo físico Daniel Gabriel Fahrenheit, que adotou o valor 0 (zero) para uma mistura de água, gelo picado e sal, e o valor de 100 para a temperatura do corpo humano.
temperatura
ESCALA KELVIN
 Uma vez que a temperatura de um corpo é a medida do grau de agitação de suas moléculas, as escalas Celsius e Fahrenheit são relativas, já que elas não atribuem o valor 0 (zero) ao estado em que não há agitação molecular.
 Imagine um estado em que todas as moléculas estejam paradas, ou seja, sem nenhuma agitação térmica. Isso corresponde a temperatura zero, que é chamada de zero absoluto.
 O físico irlandês Willian Thompson, que recebeu o título de nobreza Lorde Kelvin, estabeleceu em 1848, uma escala absoluta.
temperatura
ESCALA KELVIN
 Kelvin verificou experimentalmente que a pressão de um gás diminuía 1/273 do valor inicial quando resfriado a um volume constante de 0 °C para – 1°C.
 Desse modo, Kelvin concluiu, a partir do seu resultado experimental que, se a temperatura fosse reduzida até -273 °C, a pressão do gás seria nula, ou seja, não haveria nenhuma agitação térmica.
 Assim, Kelvin atribuiu o valor zero para esse estado térmico e o valor de 1 kelvin ao intervalo igual ao grau Celsius, de modo que o ponto de fusão do gelo corresponde a 273 K, e o ponto de ebulição da água corresponde a 373 K.
TEMPERATURA
ESCALA KELVIN
 O nome “grau kelvin” foi abolido em convenção científica internacional em 1967 e substituído simplesmente por “kelvin”.
 Em vez de 10 °K, por exemplo, escreve-se 10 K e lê-se “dez kelvin”.
 
TEMPERATURA
TEMPERATURA
TEMPERATURA
Exemplo 1 – Um termômetro calibrado na escala Celsius indicou, em um dia de calor, a temperatura de 40 °C. Determine essa temperatura nas escalas Kelvin e Fahrenheit.
Exemplo 2 – (Unifor – CE) A escala Reamur de temperatura, que hoje está em desuso, adotava para o ponto de gelo 0 °R e para o ponto de vapor 80 °R. A indicação que, nessa escala, corresponde a 86 °F é:
16 °R ( ) c) 24 °R ( ) e) 48 °R ( )
20 °R ( ) d) 36 °R ( )
temperatura
Exemplo 3 – (UFPA) Em certo instante, a temperatura de um corpo, medida na escala Kelvin, foi de 300 K. Decorrido certo tempo, mediu-se a temperatura desse mesmo corpo e o termômetro indicou 68 °F. A variação de temperatura sofrida pelo corpo, medida na escala Celsius, foi de:
a) -32 °C ( ) d) 212 °C ( )
b) – 5 ºC ( ) e) 368 °C ( )
c) – 7 °C ( )
temperatura
Exemplo 4: A relação entre duas escalas arbitrárias, A e B, está mostrada no gráfico abaixo. 
 Qual é a temperatura na escala B que corresponde a 30 °A?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais