Buscar

resumo slid -Educaçao inclusiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Educaçao inclusiva
Em 1976, surgiu, em caráter experimental, uma nova conceituação, a Classificação Internacional de Deficiências, Incapacidades e Desvantagens:
um manual de classificação das consequências das doenças (CIDID), publicada em 1989 no Brasil”. (AMIRALIAN, 2000
deficiência é descrita como as anormalidades nos órgãos e sistemas e nas estruturas do corpo; incapacidade é caracterizada como as conseqüências da deficiência do ponto de vista do rendimento funcional, ou seja, no desempenho das atividades; desvantagem reflete a adaptação do indivíduo ao meio ambiente resultante da deficiência e incapacidade
“Chamie (1990) identificou três grupos de dificuldades no uso da CIDID: 
isolar e diferenciar os conceitos de deficiência, incapacidade e desvantagem nas descrições dos comportamentos; 
treinar pessoal para utilizar de forma padronizada essa classificação; 
aplicar a classificação para as diversas teorias e modelos de deficiência”.
 (Zola 1993)Sugere como caminho para reverter o estigma contextualizar a relaçãocom o nosso corpo e com nossas deficiências, realizando uma mudança não nos termos, mas na gramática: nomes e adjetivos igualariam o indivíduo à deficiência.
“A deficiência pode estar associada à desvantagem, sem incapacide
Pode-se considerar também a desvantagem sem deficiência ou incapacidade
Exemplos
Pessoas com soropositividade para HIV sem apresentar deficiência ou incapacidade, estão expostas a inúmeras desvantagens em seus relacionamentos interpessoais.
A questão da velhice x deficiência: “embora a velhice seja uma etapa do desenvolvimento do ser humano, a diferença entre uma limitação da idade e uma incapacidade decorrente de danos físicos propiciados pela velhice deve ser mais bem esclarecida”. (AMIRALIAN, 2000)
Segundo a OMS, a CID-10 e a CIF são complementares: a informação sobre o diagnóstico acrescido da funcionalidade fornece um quadro mais amplo sobre a saúde do indivíduo ou populações. Por exemplo,
 Ex:duas pessoas com a mesma doença podem ter diferentes níveis de funcionalidade, e duas pessoas com o mesmo nível de funcionalidade não têm necessariamente a mesma condição de saúde.
A CIF contém uma série de ferramentas e permite várias abordagens. Ela pode ser usada em muitos setores que incluem a saúde, educação, previdência social, medicina do trabalho, estatísticas, políticas públicas. Sua importância pode ser colocada para as práticas clínicas, ensino e pesquisa.
O reconhecimento do papel central do meio ambiente no estado funcional dos indivíduos, agindo como barreiras ou facilitadores no desempenho de suas atividades e na participação social, mudou o foco do problema da natureza biológica individual da redução ou perda de uma função e/ou estrutura do corpo para a interação entre a disfunção apresentada e o contexto ambiental onde as pessoas estão inseridas”.

Outros materiais