Buscar

Av1 e av2 homem cultura e sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Av1 - Adm/cco - Homem, Cultura e Sociedade / Sociologia
1)Observe as seguintes proposições:
I. As manifestações culturais portuguesas, as nações indígenas e os diferentes povos africanos produziram uma cultura extremamente sincrética.
II. Três situações que influenciaram a identidade no Brasil: a chegada dos portugueses, o genocídio de povos indígenas e a chegada dos africanos escravos.
III. A marca mais nítida no processo de formação cultural brasileira é a ausência da miscigenação em sua base.
Assinale a alternativa precisamente correta.
c)As proposições I e II estão corretas  
2)Sobre a formação de uma identidade nacional é interessante o exemplo do livro “O guarani” de José de Alencar. Neste romance os personagens Peri e Cecília representam o primeiro casal da nação brasílica. Peri, índio recém convertido ao cristianismo (1995, p. 268-279), e Cecília a portuguesa que assumiu os valores da nova terra (1995, p. 279-280). Outro aspecto importante na formação da nacionalidade presente na obra de Alencar trata-se da língua falada no Brasil. Embora o português fosse o idioma corrente, ele foi modificado pela natureza brasileira.
Tendo em vista o fragmento acima e os conhecimentos sobre a formação da identidade nacional, assinale a alternativa correta.
b)As identidades nacionais são forjadas na construção coletiva de símbolos comuns, no cotidiano da sociedade. 
3)Preconceito - “Trata-se do conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos” (GOMES, 2008 p. 54).
Assinale a alternativa que expressa algum tipo de preconceito
d)Segundo Conde Gabineau  não  existe  nenhuma família  brasileira  que  não  tenha  sangue  negro  e  índio  nas  veias;  o resultado  são  compleições  raquíticas  que,  se  nem  sempre repugnantes,  são  sempre  desagradáveis  aos  olhos.  
4)Assinale a alternativa que traz a melhor definição para a expressão “democracia racial”.
a)É a convivência harmônica entre as diferentes raças e culturas que leva a um modelo de igualdade racial. 
5)A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficial e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”
A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque:
e)impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país. 
Av2 - Adm/cco - Homem, Cultura e Sociedade / Sociologia
1) __________ é mais que um sentimento espontâneo. É uma ideologia. Pois formula racionalmente o ponto de vista específico de um grupo, que busca convencer a todos de que seus argumentos valem universalmente. Com isso, ________ legitima estereótipos e preconceitos. Assinale o conceito que complementa a ideia da frase.
 d)O racismo 
2)Uma educação que valorize a diversidade cultural deve ter por base:
a)A necessidade de desenvolver processos para se compreender os conflitos, no sentido de fortalecer a identidade cultural de cada pessoa e de cada grupo, construindo processos de cooperação entre eles. 
3)Como a sociedade pode auxiliar no processo de desconstrução dos preconceitos existentes na sociedade ?
e)Realizando atividade e discussões que valorizem as diferenças, dando voz a todos os grupos existentes na escola (brancos, negros, índios, homossexuais...) e mostrando que as diferenças são históricas.  
4)Giddens (2001) alegando que o termo “_____________” serve para referir-se coletivamente a grupos que tenham sofrido preconceito nas mãos da sociedade “majoritária”. Esse termo trás a atenção para a difusão da discriminação. Podemos utilizar aqui também, o exemplo das crianças e adolescentes, dos idosos, dos homossexuais, dos negros, índios.... ou seja, que tem menor valor dentro da sociedade. Assinale a alternativa que corresponde a esse conceito:
a)Minoria cultural 
5)Segundo Giddens (2001, p.205) o conceito que refere-se ao conjunto de relações sociais que permitem situar os indivíduos e os grupos e determinar vários atributos ou competência com base em aspectos biologicamente  fundamentados é:
 d)classe social

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes