Buscar

Projeto de Pesquisa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Projeto de Pesquisa - Pensamento e Linguagem 05.10.15.doc
 
Disciplina: Psicologia do Pensamento e da Linguagem 
Profa. Emmanuelle Tavares
Turma: 3001 Noite
PROJETO DE PESQUISA: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA AFASIA ADQUIRIDA COM EPILEPSIA.
Ananda Alcântara Gonzaga Fernandes
Francisca Nádia da Silva Lima
Hada Suellen Albuquerque Figueiredo
Helga Kalynna Barbosa Moreira
João Paulo Alexandre da Silva
José Joel Gomes de Souza
Laurilene Rebouças Cabral
Fortaleza
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .......................................................................... 3
Epilepsia ................................................................... 3
As alterações de linguagem nas epilepsias................................................................... 3
Causas e Consequências da Afasia Adquirida com Epilepsia.................................................................... 4
JUSTIFICATIVA......................................................................... 5
OBJETIVOS ................................................................................ 6
METODOLOGIA ........................................................................ 6
DEFINIÇÃO DA AMOSTRAGEM ........................................... 7
CRONOGRAMA ........................................................................ 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................ 10
INTRODUÇÃO 
Epilepsia 
Trata – se de uma disfunção cerebral recorrente. Correntes elétricas geradas pela movimentação iônica a membrana celular fazem com que um grupo de neurônios se comporte de maneira hiperexcitável e geram descargas elétricas anormais excessivas e transitóriais das células nervosas. Muitas pessoas viveram a experiência de sua primeira crise num período critico para aquisição e desenvolvimento de competências cognitivas e sociais, causando prejuízos escolares, interpessoais e vocacionais ao longo do tempo.
Estão envolvidos fatores: orgânicos, psicológicos, sociais e educacionais, são altas as crises de epilepsia na idade escolar. 
Os indivíduos com epilepsia são mais propensos a ter problemas de aprendizagem, a necessidade de educação especial é um ponto de destaque.
Entre as alterações que podem ter relação com a epilepsia, destacam-se as de linguagem, que se manifestam em diferentes momentos, na ausência da crise, na aura (ou crise parcial), ou nas crises convulsivas.
Os distúrbios mais relatados englobam as disfasias do desenvolvimento, a afasia critica com alteração transitória da função cognitiva e a afasia epilética adquirida (Síndrome de Landau-Kleffner), caracterizada pela deterioração da linguagem na infância.
As afasias transitórias presentes na ocasião da aura (ou crise parcial) apresentam diferentes graus, as disartrias são crônicas, sendo possível outros sintomas, como balbismo, gagueira crônica, paralisia bilateral de língua na aura (ou crise parcial), gerando mutismo ou uma fala ininteligível, sendo que as logopatias desencadeadas pela epilepsia podem ser crônicas ou transitórias, justificando o comentário de Tidman de que as crianças com epilepsia constituem um grupo educacional vulnerável. O individuo pode apresentar dificuldades na compreensão de palavras e da escrita, fala inadequada e ininteligível. 
1.2 - As alterações de linguagem nas epilepsias
Os “distúrbios da fala” desencadeados pelas epilepsias (que são geralmente caracterizados como “afasias”) podem ser classificados em transitórios e crônicos. As afasias transitórias, que ocorrem no momento da “aura” podem apresentar vários graus, desde uma pequena dificuldade para “selecionar palavras” até o mutismo completo e manifestações mais escassas como a disartria e a gagueira, por exemplo. Já nas manifestações crônicas, emergem a disartria e uma fala arrastada, monótona e “cansada” (PERELLÓ & VERGÉ-PONCE, 1995). Relatos de alterações linguísticas durante e após as crises epiléticas são explicadas pelo fato de que as descargas elétricas excessivas interferem no funcionamento normal do córtex (TOSCHI, 1989).
Os efeitos da epilepsia sobre a linguagem, que vão além do momento da crise ou de sua aura, têm sido discutidos em diversos estudos. Os relatos dizem respeito às disfasias do desenvolvimento, afasias críticas (agudas) com alteração transitória das funções cognitivas e a afasia epiléptica adquirida (Síndrome de Landau-Kleffner), caracterizada pela alteração da linguagem já na infância. Outros sinais são relatados, como a uniformidade na voz, perseveração, a afasia “assemântica”, parafasias em diferentes graus de manifestação, formulação imprecisa, dislexias, disortografias e alterações na estrutura espacial. Nota-se que a semiologia das epilepsias é a mesma que busca caracterizar as afasias.
1.3 - Causas e Consequências da Afasia Adquirida com Epilepsia
Transtorno no qual a criança, tendo feito anteriormente progresso normal no desenvolvimento da linguagem, perde tanto a habilidade de linguagem receptiva quanto expressiva, mas mantém uma inteligência normal; a ocorrência do transtorno é acompanhada de anormalidades paroxísticas no eletroencefalograma (EEG), e na maioria dos casos há também convulsões epilépticas. O início se dá entre os três e os sete anos, sendo que as habilidades são perdidas no espaço de dias ou de semanas. A associação temporal entre o início das convulsões e a perda de linguagem é variável com uma precedendo a outra (ou inversamente) por alguns meses ou até dois anos. 
Tem sido sugerido como possível causa deste transtorno um processo inflamatório encefalítico. Cerca de dois terços dos pacientes permanecem com um déficit mais ou menos grave da linguagem receptiva.
Soprano et al. (1994) relatam em seu estudo a possibilidade de simultaneamente à afasia, surgirem distúrbios de linguagem escrita, como a dislexia, disgrafia e discalculia, vindo a dificultar a aquisição da aprendizagem.
Além disso, tem ocorrido em um número expressivo dos casos, a presença de déficit de atenção e hiperatividade. Em contrapartida, são poucos os casos onde ocorrem agressividade e condutas psicóticas (NAVARRO; ESPERT, 1996).
Gonzáles e Fernándes (2000) descrevem em seu trabalho, um estudo de caso clínico, a dificuldade em seu paciente organizar, entender/processar os estímulos verbais e expressar verbalmente seus pensamentos. Constataram que não há uma associação entre os aspectos verbais receptivos e a compreensão auditiva das palavras. 
JUSTIFICATIVA
O presente projeto tem uma importância vital tendo em vista que existem doenças neurológicas que podem apresentar sinais e sintomas psiquiátricos em que a exploração do diagnostico etiológico é crucial.
Na afasia adquirida com epilepsia é perceptível anormalidades eletroencefalográficas e distúrbios de comportamento, e inclui traços autísticos. Nessa afasia, há uma regressão grande ou súbita na habilidade de entender e usar a linguagem falada, em alguns casos, elas não conseguem entender nem mesmo o próprio nome, alguns acabam apresentando dificuldades de comunicação, e essa deterioração da linguagem e comprometimento das interações sociais pode levar a criança a uma regressão de suas capacidades e um estado de extrema apatia que, frequentemente, se alterna com períodos de comportamento hiperativo. A presente temática é importante porque um diagnóstico errôneo adia a intervenção precoce e os benefícios que podem ser adquiridos.
É importante estudar essa temática justamente porque possui particularidades em crianças entre 3 e 7 anos, especialmente na infância, e o diagnóstico precoce pode influenciar consideravelmente o prognóstico. Os pacientes com essa afasia apresentam uma qualidade de vida comprometida, principalmente devido a afasia/agnosia
auditiva verbal.
A diferenciação entre doenças neurológicas que podem mimetizar distúrbios psiquiátricos e vice-versa, é crucial. É também necessário estar atento para o fato de que algumas doenças físicas apresentam sinais e sintomas psiquiátricos e, portanto, a procura por um diagnóstico etiológico é mandatória.
O problema citado é relevante tendo em vista que, tal afasia, afeta crianças previamente normais e é concebida como uma síndrome epilética, caracterizando-se pela afasia adquirida, anormalidades eletroencefalográficas e epilepsia. Há alterações de comportamento que podem mimetizar o quadro autístico, em especial nos pacientes que apresentam regressão autística (RA), visto que, em ambas há comprometimento da linguagem e do comportamento.
Sabe-se que as causas de alteração de linguagem podem ser variadas, apesar de existirem muitos estudos indicando fatores neurológicos para tais problemas. Por isso, devemos estar atentos a qualquer criança que apresenta regressão de linguagem, devendo esta ser avaliada cuidadosamente, para que seja feito um diagnóstico diferencial, e encaminhada para um tratamento adequado. A sistemática da investigação em busca do diagnóstico preciso pode direcionar o profissional de saúde na escolha do melhor tratamento indicado para cada caso.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Analisar as consequências da afasia adquirida com epilepsia em crianças de 03 a 7 anos.
Objetivos Específicos
- Verificar a relação entre transtornos adquiridos pela epilepsia e a perda da habilidade de linguagem receptiva e expressiva das crianças;
- Compreender o desenvolvimento da linguagem em casos de Afasia adquirida com epilepsia.
METODOLOGIA
De acordo com o propósito da equipe, o método de coleta de dados a ser empregado, como também os instrumentos de medida a serem utilizados na pesquisa serão a pesquisa bibliográfica. Que nos fornecerá os conhecimentos teórico-empíricos os quais nortearão o trabalho desenvolvido. Assim, ao mesclar as ideias por nós defendidas juntamente com aquelas inerentes a autores diversos, teremos a oportunidade de compactuar ou não com os posicionamentos firmados.
O levantamento bibliográfico na fase inicial do desenvolvimento será de investigação e а pesquisa em bases de dados distintas, feitas nos últimos quinze anos, utilizando-se os descritores: “afasia adquirida com epilepsia”, “afasia”, “epilepsia” e “transtornos de linguagem”, encontrados nas referências citadas a baixo.
A pesquisa será com o intuito de saber: se alguém já publicou as respostas às questões propostas, decidir se é interessante repetir а investigação com os mesmos objetivos, saber quais os métodos utilizados em investigações similares, averiguar o melhor a ser aplicado, enquadrar o nosso estudo em um modelo de cаsuаlidаde.
Utilizaremos a pesquisa na internet em sites de busca em geral e sites de busca no campo acadêmico/científico mais avançado, em sites de universidades públicas e também em fontes secundárias como: documento ou documentação, e toda a base de conhecimento fixаdа materialmente e capaz de ser utilizado para consulta, estudo ou prova, livros, periódicos (jornais, revistas etc.), artigos, documentos monográficos, entre outros. Sites de busca em geral (alta vista; Brasil online, google, guby network, lycos, microsoft), acadêmico/científico (dados em educação, artigos, monografias, pesquisas, MEDlars online - base de dados em ciências médicas, saúde pública EUA, biblioteca pública na internet EUA, enciclopédias, dicionários, atlas, em todas as áreas, web of Science - produção científica indexada, desde 1974, todas as áreas BR), biblioteca nacional (catálogo de revistas científicas BR, acesso a CCN, COMUT, ISSN, teses BR, bibliotecas com catálogos on-line, bibliotecas virtuais em várias áreas BR, ciência e tecnologia, nacional e internacional, busca Internacional em medicina, metabuscador responde perguntas, metabuscador internacional - todas as áreas) e sites de universidades públicas em geral.
DEFINIÇÃO DA AMOSTRAGEM
Procurar pesquisas que realizaram estudos com crianças na faixa etária de 3 a 10 anos que sofreram lesões na área da broca devido a epilepsia e que realizaram algum tipo de tratamento. O termo de Consentimento livre e esclarecido não será usado, pois o trabalho só irá citar amostras de pacientes de outras pesquisas já realizadas.
Não haverá preocupação em projetar resultados da pesquisa, e sim sobre o assunto a ser estudado. 
A amostra é dívida e descrita em quatro partes: critérios de inclusão, critérios de exclusão, amostragem e consentimento livre e esclarecido.
CRONOGRAMA
As atividades a serem desenvolvidas, durante a realização deste estudo ora apresentado, seguirão o cronograma a seguir:
		2015
		
		ATIVIDADES/ PERÍODOS
		1ª Quinzena de Setembro
		2ª Quinzena de Setembro
		1ª Quinzena de Outubro
		2ª Quinzena de Outubro
		1ª Quinzena de Novembro
		2ª Quinzena de Novembro
		1
		Levantamento de literatura
		 
		 
		 
		 
		
		
		2
		Montagem do projeto
		 
		 
		 
		 
		
		
		3
		Entrega do projeto
		 
		 
		 
		 
		
		
		4
		Coleta de dados
		 
		 
		 
		 
		
		
		5
		Tratamento de dados
		 
		 
		 
		 
		
		
		6
		Elaboração do relatório final e Revisão do Texto
		 
		 
		 
		 
		
		
		7
		Entrega do trabalho
		 
		 
		 
		 
		
		
		
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Afasia Adquirida (F80. 3). Disponível em: http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerClassificacoes&idZClassificacoes=18. Acesso em: 20 de setembro de 2015.
GONZÁLEZ, L. L.; FERNÁNDEZ, L. M. L. El síndrome de Landau-Kleffner: descripción psicológica de um caso. Psicothema, v. 12, n. 4, p. 543-547, 2000.
NAVARRO, J. F.; ESPERT, R. Síndrome de Landau-Kleffner (Afasia Epiléptica Adquirida). Psicologia Conductual, v. 4, n. 3, p. 393-400, 1996.
PERELLÓ, J; VERGÉ-PONCE J. “Disartrias”. In: PERELLÓ, J. Transtornos da fala. Rio de Janeiro. Medsi; 1995. p: 1-107.
PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online: Mais de 1000 cursos online com certificado. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/fonoaudiologia/artigos/53733/a-sindrome-de-landau-kleffner#ixzz3mFLVM3AD. Acesso em: 19 de setembro de 2015.
DURAN, Marcos Henrique Coelho. Síndrome de Landau-Kleffner aspectos clinicos, eletrencefalograficos e psicossociais: estudo de seguimento a longo prazo. Disponível em: www.bibliotecadigital.unicamp.br. Acesso em: 19 de setembro de 2015.
Síndrome de Landau-kleffner e Regressão Autística: A Importância do Diagnostico Diferencial. Karla M. N Ribeiro, Francisco B. Assumpção Jr.; Kelte D. R. Valente. São Paulo, 2002. Disponível em: http//www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0004-282x2002000500027. Acesso em: 19 de setembro de 2015.
Síndrome de Landau-Kliffner iniciando como gagueira aos 3 anos de idade. Jornal of Child Neurology. 2002 Oct; 17 (10): 785-8 Disponível em: https//pt.m.wikipedia.org/wiki/s%c3%ADndrome_de_landau-kleffner. Acesso em: 21 de setembro de 2015. 
SOPRANO, A. M. et al. Acquired epileptic aphasia: neuropsychologic follow-up of 12 patients. Pediatric Neurology, v. 11, p. 230-235, 1994.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais