Buscar

PRINCÍPIOS GERAIS DA FARMACOCINÉTICA

Prévia do material em texto

PRINCÍPIOS GERAIS DA FARMACOCINÉTICA
	O que nosso corpo faz sobre a droga, como a gnt processa a droga, como distribui no corpo...
Definição: A farmacocinética tem por objetivo o estudo descritivo e quantitativo das transformações e distribuição de um determinado medicamento no indivíduo; Visa a compreensão dos efeitos do indivíduo sobre o medicamento; Farmacocinética pode ser extremamente útil durante o processo de tratamento medicamentoso de algumas doenças (ajuste da posologia, etc)
Antibiótico é receita do tipo C -> uma via da receita fica com o farmacêutico e uma via com o paciente.
Paciente que já toma alguma medicação, e o que vc vai receitar potencialmente interage com ela. Tem que entender se tem um mecanismo de ação de um sobre o outro.
Uma vez que a droga é absorvida ela vai pra circulação, na circulação ela pode circular livre ou ligada à proteínas plasmáticas. Ela pode chegar no local de ação, que normalmente é o esperado que ocorra; Ela pode chegar em outros tecidos, que não são alvos primários dessa droga; Ela pode ser metabolizada pelo fígado principalmente, formando metabólitos que são os derivados dessa droga e essa droga vai ser excretada. A tendência natural do organismo é a de eliminar a droga. Td da aula de hoje é relacionado à tentativa do corpo em eliminar essa droga, já que é estranho p ele.
Essa droga é absorvida e que ganha a circulação, ela tem uma infinidade de alvos diretos ou indiretos. Ela pode circular livremente, pode se ligar a proteínas plasmáticas e pode atingir tecidos em maior ou menor intensidade dependendo da natureza da droga. Ex.: Algumas drogas atingem muito tecido adiposo, então drogas que são muito lipossolúveis tendem a se acumular no tecido adiposo. Dependendo do grau de ionização da droga ela vai penetrar melhor e vai atingir mais o alvo farmacológico dela; Algumas drogas chegam ao pulmão, são metabolizadas -> exemplo do álcool -> individuo q bebe, no dia seguinte muito cheiro de álcool, pois o pulmão está processando esse álcool, saindo na respiração. Atinge vários tecidos periféricos que tem função de metabolizar e excretar essa droga. Tudo isso vai acontecer a partir do momento que essa droga cai na circulação.
Não existe fenômeno que ocorre depois do outro, ocorrem todos simultaneamente; Efeito farmacológico é resultado da somatória desses fenômenos. Qualquer coisa que atrapalhe ou altere qualquer um desses fatores perderá o efeito da droga -> Ex.: 2 individuos com 10 kg de diferença (esses 10 kg a mais do segundo individuo são de gordura ); Se eles ingerirem uma droga que é mais lipossolúvel, ela tende a atingir o tec. Adiposo e então se tem a tendência a diminuir seu efeito. -> Outro ex.: Individuo com insuficiência renal, se não consegue eliminar a droga, começa a acumular ou a droga ou os metabólitos tóxicos da mesma. 
A absorção de qlquer droga vai depender do estado de ionização e de como essa droga vai ser absorvida. O estado de ionização vai influenciar diretamente na absorção, pq as drogas no estado não ionizado são mais absorvidas. As ionizadas possuem carga, solubilizam melhor em agua, consequentemente atravessam com mais dificuldade a membrana celular. 
MECANISMOS DE TRANSPORTE:
Processos passivos: Difusão simples e difusão por poros.
Processos especializados: Difusão facilitada, por troca, transporte ativo, pinocitose, fagocitose, exocitose.
Passivos:
Difusão simples: droga atravessa de um lado p outro de acordo com o gradiente de concentração. Como a droga a droga atravessa do local que ta mais concentrado pro local menos, a única coisa que vai influenciar é o grau de ionização da molécula ou ainda o tamanho dessa molécula. Quanto maior a droga, com mais dificuldade ela vai atravessar a membrana. Quanto menor for a ionização, maior a facilidade de atravessar. NA PROVA, COMO PODE SER COBRADO: Se tem duas substancias de peso molecular parecido, qual tem absorção melhor em determinado ph?? Tem que olhar o pkA, ver quem se ioniza mais ou menos e dai se tem a resposta de quem atravessa mais ou menos. E se tiver duas substancias com o peso molecular muito diferente? A de peso menor atravessa com mais facilidade e se ela ioniza menos, ela atravessa com mais facilidade ainda. 
Difusão por poros: Quando se tem poros na membrana celular, começa ter a implicação de transporte do fago ligado a proteínas plasmáticas como no caso da albumina. Entao, qualquer molécula de medicamento são infinitamente menor do que proteínas plasmáticas, como é o caso da albumina. Proteina é uma molécula grande, muito maior que qualquer medicamento. Entao se tem uma molécula pequena de medicamento ligada a uma proteína muito maior p ser transportada no sangue; Se há poros em locais específicos para a absorção dessa droga, essa droga poderia passar pelo poro, mas a proteína não. Para se ter o efeito, essa droga tem de ser desligada da proteína, para que ela consiga atravessar a membrana e ter efeito na célula. Entao é uma vantagem o transporte ligado a uma proteína plasmática? SIM, pq o medicamento passa despercebido por todo sistema de defesa, por todas as enzimas que temos no sangue; por outro lado essa proteína acaba dificultando a absorção, entrada dessa molécula na célula alvo. * Se a albumina está ligada na minha droga, essa droga nunca terá efeito? Não, essa ligação não é permanente, que é fraca e em algum momento essas duas substancias vao se desligar e a droga terá o efeito.
Especializados:
Difusao facilitada: Geralmente tem um carreador, que vai facilitar a entrada da droga na célula, isso é importante p moléculas que são grandes ou são hidrossolúveis. 
Difusão por troca: Acontece em varias situações, Bomba de sódio e potássio; Troca de cada sódio que entra sai potássio ou vice-versa. Ou seja, no caso de drogas a molécula ira entrar as custas da saída de outra molécula ou vice-versa; Consumo de ATP, gasto de energia (não é passivo)
Transporte ativo: é quando se pega uma molécula de fora, entrando na célula utilizando energia p isso.
Transportadores na membrana celular que facilitam a passagem de substratos na membrana. 
Formaçao de vesiculas, muitas vezes a droga atravessa a membrana através das vesículas. Endocita de um lado e exocita de outro, que é onde tem a circulação sanguínea. 
Dependendo do local e do nível de ionização, se tem um ou outro processo ou vários processos acontecendo simultaneamente.
				 ___________________
De acordo com a via de administração, que é a porta de entrada principal e a grande maioria é por via oral. Essa absorção vai ocorrer basicamente às custas do trato gastrintestinal e ainda às custas das paredes capilares -> Os capilares sanguíneos irão absorver as drogas que estão no trato gastrintestinal ou quando se tem aplicação por meio de agulha. Independente da via de adm, o alvo principal é o sangue sempre, que irá distribuir. Ex.: O que faz com que a droga administrada via oral chegue ao SNC? Exatamente o sangue.
Vias de administração: Por via sublingual, sistema de veias linguais que drenam diretamente para a veia cava superior e isso cai no coração;
Metabolismo hepático de primeira passagem: Pela via oral, quando se tem a deglutição do medicamento, passa pelo esôfago, estomago, intestino delgado, intestino grosso. Independente de onde é absorvido, essa região toda do trato gastrintestinal é drenada por um sistema de veias, q drenam p uma veia maior, chamada veia porta e essa veia passa pelo fígado antes de ganhar a circulação. A veia porta leva tudo que é absorvido no trato gastrintestinal pro fígado, depois desse primeiro contato com o fígado esse sangue vai pela veia cava e assim ganha a circulação sistêmica. Entao, qualquer coisa que engolimos irá passar pelo fígado? SIM, por isso o fígado é sempre muito agredido no nosso dia a dia. O fígado acaba sendo um órgão muito importante, agindo como um filtro primário contra qualquer coisa que a gnt faça na digestão -> essa filtragem é um processo de metabolismo, que acontece durante a primeira passada dessas substancias que vem do sangue. Quandoo medicamento é absorvido no trato gastrintestinal e tem de passar pelo fígado, o fígado com suas enzimas degradam em torno de 90 por cento do medicamento, ou seja, só 10 por cento dele será aproveitado.
ABSORÇÃO ORAL: Suco gástrico -> esvaziamento gástrico -> Duodeno -> circulação porta -> Circulação hepática -> Circulação sistêmica.
	Ex.: Amoxicilina é tomada 500mg, não é absorvido tudo! Droga endovenosa é necessária de quantidades bem menores p ingestão quando comparada por via oral. Na droga endovenosa seria necessária 50mg. Efeito mais rápido, aproveitamento melhor e quantidade necessária é melhor. Endovenosa já ganha a circulação sem ter que passar pelo fígado (na primeira passagem). Metabolismo pode variar de 70 a 90 por cento.
Na anamnese é muito importante saber se o paciente tem algum problema hepático.
Taxa de liberação no sangue dos medicamentos por via: Sublingual > retal > oral
Biodisponibilidade: não interessa, no fim das contas, a quantidade q está sendo administrada ao paciente, interessa a quantidade da droga que escapou desse metabolismo de primeira passagem e efetivamente ganhou a circulação e vai chegar no local de ação. Ex.: Amoxicilina tem absorção no fígado de 90 por cento, porem existem outros medicamentos em que o metabolismo é menor. Entao, essa quantidade que chega efetivamente no local de ação é o que se chama de BIODISPONIBILIDADE. 
Fatores que podem alterar a biodisponibilidade do medicamento:
*Metabolismo hepático, qualquer alteração desse metabolismo; Ex.: Cirrose hepática -> fígado funcionando menos, o medicamento não será metabolizado de maneira adequada e consequentemente corre o risco de acumular medicamento no organismo. Albumina absorve agua; Na cirrose a albumina é extravasada na cavidade abdominal e absorve agua e a barriga vai inchando -> problema de se perder albumina: medicamento que circularia ligado a albumina, facilita a eliminação;
*Função renal: Quadro em que o paciente filtra em excesso ou perde a capacidade de filtrar e deixa passar tudo, inclusive proteínas. 
*Insuficiência cardíaca ou condição que altere a frequência cardíaca: Coração não consegue bombear o sangue numa velocidade adequada, alterando o metabolismo e a taxa de excreção.
Quais são os fatores que vão alterar a absorção, a biodisponibilidade?
Concentração da droga: uma dosagem maior absorção maior, dosagem menor absorção menor;
Forma farmacêutica: Forma liquida a absorção será mais fácil que na forma sólida;
Área de absorção: maior a área, maior absorção e vice-versa
Absorção local
Condições patológicas: inflamação e edema. Maior circulação sanguínea na área de inflamação, ou seja, maior absorção.
Distribuição do medicamento
	Através da ligação de proteínas plasmáticas. 58 min e 30 s

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes