Buscar

ED - Ciências Biológicas 2

Prévia do material em texto

(enem)Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea. 
Essa teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, a partir dos estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente que
A )seres vivos podem ser criados em laboratório.
B) a vida se originou no planeta a partir de microrganismos.
C) o ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo pré-existente. (x)
D) seres vermiformes e microrganismos são evolutivamente aparentados.
E) vermes e microrganismos são gerados pela matéria existente nos cadáveres e nos caldos nutritivos, respectivamente.
2. (UFBA) O surgimento de organismos com capacidade de utilizar a energia luminosa foi uma inovação importante na história da evolução da vida. Em consequência, houve, na atmosfera, um aumento gradativo na concentração de:
Escolha uma:
a. CH4 
b. NH3 
c. CO2 
d. N2 
e. O2 (x)
3.UFRGS) A coluna da esquerda, a seguir, apresenta o nome de teorias sobre a evolução da vida na Terra; a da direita, afirmações relacionadas a três dessas 
teorias. Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda. 1 - Hipótese autotrófica ( ) Os primeiros seres vivos utilizaram compostos inorgânicos da crosta terrestre para produzir suas substâncias alimentares. 2- Biogênese ( ) A vida na Terra surgiu a partir de matéria proveniente do espaço cósmico. 3- Panspermia ( ) Um ser vivo só se origina de outro ser vivo. 4- Evolução química 5- Abiogênese A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é Escolha uma: a. 1 – 3 – 2. b. 4 – 2 – 1. c. 5 – 1 – 3. d. 5 – 3 – 2. e. 1 – 2 – 4.
R: 5,3 e2
4. (Cesgranrio) Em 1995 - cem anos da morte de Pasteur -, o prédio do antigo correio do Rio de Janeiro abrigou uma exposição comemorativa: vida. Estava lá representada a conhecida experiência dos frascos com pescoço de cisne, contendo líquidos nutritivos que, após fervura, não apresentavam microrganismos. Com essa experiência Pasteur conseguiu
Escolha uma:
a. Derrubar a hipótese heterotrófica. 
b. Incentivar a geração espontânea. 
c. Incentivar a teoria do fixismo. 
d. Derrubar a abiogênese. (x)
e. Destruir a lei do uso e desuso. 
5. (Vunesp) Segundo a teoria de Oparin, a vida na Terra poderia ter sido originada a partir de substâncias orgânicas formadas pela combinação de moléculas, como metano, amônia, hidrogênio e vapor d’água, que compunham a atmosfera primitiva da Terra. A esse processo seguiram-se a síntese proteica nos mares primitivos, a formação dos coacervados e o surgimento das primeiras células. Considerando os processos de formação e as formas de utilização dos gases oxigênio e dióxido de carbono, a sequência mais provável dos primeiros seres vivos na Terra foi:
Escolha uma:
a. heterotróficos anaeróbicos, autotróficos e heterotróficos aeróbicos. (x)
b. autotróficos, heterotróficos anaeróbicos e heterotróficos aeróbicos. 
c. heterotróficos anaeróbicos, heterotróficos aeróbicos e autrotróficos. 
d. autotróficos, heterotróficos aeróbicos e heterotróficos anaeróbicos. 
e. heterotróficos aeróbicos, autotróficos e heterotróficos anaeróbicos. 
6. (Unifor) Em termos evolutivos, um organismo mais adaptado é aquele que:
Escolha uma:
a. copula com maior número de fêmeas. 
b. consome o maior número de presas. 
c. sobrevive por mais tempo. 
d. vence a maioria das disputas em que participa. 
e. deixa o maior número de descendentes. (x)
7. (Fatec) Sobre a origem da vida é correto afirmar: 
Escolha uma:
a. Os primeiros seres eram heterótrofos e obtinham energia por meio da respiração aeróbica.
b. Os primeiros seres vivos eram heterótrofos e obtinham energia por meio da fermentação.(x)
c. A presença de oxigênio na atmosfera primitiva é uma evidência de que o processo de fotossíntese foi utilizado pelas primeiras formas de vida.
d. Moléculas orgânicas complexas existentes nos mares primitivos indicam ter sido a respiração aeróbica o primeiro processo de obtenção de energia utilizado pelos seres vivos.
e. Os primeiros seres vivos eram autótrofos e obtinham energia por meio da fermentação ou da respiração aeróbica.
8. (UNIVASF) Considerando diferentes hipóteses evolucionistas, analise as afirmações abaixo e as respectivas justificativas.
1) O GAFANHOTO É VERDE PORQUE VIVE NA GRAMA! Seguindo esse raciocínio, por viver na grama, o gafanhoto passa a produzir pigmentos verdes que o ajudam a se confundir com o ambiente, passando essa característica para os descendentes.
2) O GAFANHOTO VIVE NA GRAMA PORQUE É VERDE! Segundo esse raciocínio, por ser verde, o gafanhoto fica protegido dos predadores. Consequentemente, pode gerar descendentes, aos quais transfere suas características.
As afirmações 1 e 2 podem ser atribuídas, respectivamente:
Escolha uma:
a. Spallanzani e Hooke. 
b. Oparin e Miller. 
c. Hardy-Weinberg e Lamarck. 
d. Lamarck e Darwin. (x)
e. Pasteur e Redi. 
9. (UFC) “O ambiente afeta a forma e a organização dos animais, isto é, quando o ambiente se torna muito diferente, produz ao longo do tempo modificações correspondentes na forma e organização dos animais... As cobras adotaram o hábito de se arrastar no solo e se esconder na grama; de tal maneira que seus corpos, como resultados de esforços repetidos de se alongar, adquiriram comprimento considerável...”.
O trecho citado foi transcrito da obra Filosofia Zoológica de um famoso cientista evolucionista. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a ideia transmitida pelo texto e o nome do seu autor. 
Escolha uma:
a. Lei do transformismo – Jean Lamarck. (x)
b. Herança das características dominantes – Alfred Wallace. 
c. Seleção artificial – Charles Darwin. 
d. Seleção natural – Charles Darwin. 
e. Herança dos caracteres adquiridos – Jean Lamarck. 
10. UFES) Os pesquisadores Robert Simmons e Lue Scheepers questionaram a visão tradicional de como a girafa desenvolveu o pescoço comprido. Observações feitas na África demonstraram que as girafas que atingem alturas de 4 a 5 metros, geralmente se alimentam de folhas a 3 metros do solo. O pescoço comprido é usado como uma arma nos combates corpo a corpo pelos machos na disputa por fêmeas. As fêmeas também preferem acasalar com machos de pescoço grande. Esses pesquisadores argumentam que o pescoço da girafa ficou grande devido à seleção sexual; machos com pescoços mais compridos deixavam mais descendentes do que machos com pescoços mais curtos.
(Simmons and Scheepers, 1996. American Naturalist,  Vol. 148: pp. 771-786. Adaptado).
Sobre a visão tradicional de como a girafa desenvolve um pescoço comprido, é CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
a. Na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes. (x)
b. Na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole que já nasce com pescoço mais comprido e, cumulativamente, através das gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho. c. Na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido pela lei de uso e desuso. As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole que já nasce com pescoço mais comprido e, cumulativamente, através das gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho. 
d. Na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido pela lei do uso e desuso. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes. 
e. Na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveisàs outras e deixam, portanto, mais descendentes.

Outros materiais