Buscar

Resumo AV1 APO

Prévia do material em texto

RESUMO AV1
 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
1 – Introdução a Administração da Produção e Operações
*Conceito de APO: A Administração da Produção ou Administração de operações é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. Segundo Slack (1996, p.34) a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.
*Estudo de APO: APO ocupa-se da atividade de gerenciamento estratégico dos recursos escassos (humanos, tecnologicos, informacionais e outros), de sua interação e dos processos que produzem e entregam bens e serviços, visando atender a necessidade e/ou desejos de qualidade, tempo e custos de seus clientes. Além disso, deve também compatibilizar esse objetivo com as necessidades de eficiência no uso dos recursos que os objetivos estratégicos da organização requerem.
*Marcos Históricos: A produção sempre esteve presente, mas foi a partir da Revolução Industrial que ocorreu uma grande transformação nos sistemas de produção “O grau de especialização do trabalho é limitado pela extensão de seu mercado”.
	A Revolução industrial permitiu: padronização de produtos e seus processos de fabricação; treinamento e habilitação da mão de obra direta; desenvolvimento de tecnicas de planejamento e controle financeiro e de produtos; surgimento da figura capitalista.	 No âmbito da administração, é importante destacar a administração cientifica no âmbito da gestão de operação. Taylor e seus seguidores disseminam e reforçam ideias que já vinham da R.I bem como propõe novas abordagens à organização do trabalho.
*Objetivos da APO: Contribuir para que se atinja os objetivos organizacionais a longo prazo; - Traduzir os objetivos organizacionais em objetivos de desempenho de produção (qualidade dos bens e serviços, a velocidade com que são entregues, a confiabilidade, a flexibilidade e o custo de produção); - Gestão eficaz das atividades desenvolvidas por uma empresa, visando atender seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
2 – Produtividade
*Definição de Produtividade: é a razão entre as saídas (bens e serviços) e as entradas (recursos como trabalho e capital). A tarefa do gerente de operações é melhorar essa razão entre saídas e entradas. Melhorar a produtividadesignifica melhorar a eficiência. Essa melhoria pode ser obtida de duas maneiras: uma redução das entradas enquanto a saída permanece constante, ou um aumento da saída enquanto as entradas permanecem constantes. Pode influenciar na produtividade: mão de obra; tecnologia; escassez de algum recurso; restrição legal.
*Medição da Produtividade: 	a medição da produtividade pode ser inteiramente direta. Como no caso da produtividade medida como horas/homem por tonelada de um determinado tipo de aço ou como a energia necessária para gerar quilowatt de eletrecidade. A utilização de apenas um recurso de entrada para medir a produtividade, é conhecida como produtividade de fator unico. Contudo, uma visão mais amplada produtividade é produtividade multifatores, que inclui todas as entradas (isto é, trabalho, material, energia, capital). A produtividade multifatores também é chamada de produtividade de fatores totais. A produtividade multifatores é calculada pela combinação das unidades de entrada. A utilização de medidas de produtividade ajuda os gerentes a determinar como está o seu desempenho.
3 – Planejamento da Capacidade
*Aspectos Gerais: os planos de capacidade são feitos em dois níveis. Os planos de capacidade a longo prazo, por exemplo investimentos em instalações e equipamentos. Esses planos cobrem ao menos dois anos no futuro, porém os prazos de entrega das construções podem, sozinhos, forçar horizontes de tempo mais longo. Os planos de capacidade a curto prazo concentram-se no tamanho da equipe de trabalho, orçamento de horas extras, estoques e outros tipos de decisões.
*Definição de Capacidade: é o ritmo máximo de produção de um processo. O gerente de operações deve tornar disponivel a capacidade para atender à demanda atual e futura; caso contrário, a organização perderá oportunidades de crescimento e lucro. Relaciona-se com o volume da produção possivel em um determinado perído de tempo. O centro de trabalho identificado como sendo o GARGALO. Na gestão de operação busca-se o gargalo e procura-se sanalo. Em situações onde há um desbalanceamento muito grande entre as diversas etapas, o gargalo pode ocasionar elevados indices de ociosidade e prejuizos resultados deste fato, a capacidade depende do mix de produções.
*Expansão da Capacidade: a verdadeira expansão da capacidade de um processo ocorre somente quando a capacidade do gargalo é aumentada. A capacidade a longo prazo das operações com gargalo pode ser ampliada de várias maneiras. Investimentos podem ser feitos em equipamentos novos e na expansão das instalações de “tijolo e cimento”. A capacidade do gargalo também pode ser ampliada operando um maior número de horas por semana, como, por exemplo, passar de uma operação em um turno para turnos múltiplos ou passar de cinco dias de trabalho por semana para seis ou sete. Os gerentes também podem aliviar o gargalo reprojetando o processo, seja por meio da reengenharia do processo ou por intermédio da melhoria do processo

Continue navegando